O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.


O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

            > ORAÇÕES AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.





            A Primeira Sexta-feira de cada Mês.
           
           
            INTRODUÇÃO.

         Como conseqüência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.
         Entre os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, “Haurietis aquas”, de 15 de Maio de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz:
            “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)
         Não é por acaso que as aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram àdescristianização da sociedade moderna.

A GRANDE REVELAÇÃO.

         A chamada Grande Revelação foi feita a Margarida Maria durante a oitava da festa do Corpus Domini (Corpus Christi) de 1675.

         Mostrando o seu Coração divino, Jesus confiou à Santa:

         
“Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia. Entretanto, o que Me é mais sensível é que há corações consagrados que agem assim. Por isto te peço que a primeira sexta-feira após a oitava do Santíssimo Sacramento seja dedicada a uma festa particular para  honrar Meu Coração, comungando neste dia, e O reparando pelos insultos que recebeu durante o tempo em que foi exposto sobre os altares”.         “Prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar os influxos de Seu amor divino sobre aqueles que Lhe prestarem esta honra”.

         Jesus apareceu-lhe numerosas vezes de 1673 até 1675. Dos seus colóquios com Nosso Senhor distinguem-se classicamente 12 promessas. Eis alguns extratos da Mensagem do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria. (10)

            “Os fiéis acharão, pelo intermédio desta devoção amável, todos os socorros necessários ao seu estado, ou seja, a paz nas suas família, o alívio nos seus trabalhos, as bênçãos do Céu em todas as suas empresas, a consolação nas suas misérias, e é propriamente neste sagrado Coração que alcançarão um lugar de refúgio durante toda a vida e principalmente na hora da sua morte”.

         “O Meu divino Salvador fez-me compreender que aqueles que trabalham pela salvação das almas encontrarão a arte de comover os corações mais empedernidos e trabalharão com um êxito maravilhoso se eles mesmos estiverem penetrados de uma terna devoção ao divino Coração”.         “Asseverando-Me que Ele recebia um contentamento singular em ser honrado sob a figura deste Coração de carne, cuja imagem desejava fosse exibida em público, com a finalidade – acrescentou – de tocar por seu intermédio o coração insensível dos homens; prometendo-me que derramaria em abundância todos os dons que possui em plenitude sobre todos aqueles que O honrassem; e que em todo lugar em que esta imagem fosse ostentada para ser objeto de especial honra ela atrairia toda sorte de bênçãos”.
         “Sinto-me totalmente imersa neste divino Coração; (...) estou como num abismo sem fundo onde Ele me revela os tesouros de amor e de graça que concede às pessoas que se consagram e sacrificam para lhe render e alcançar toda a honra, amor e glória de que são capazes”.

            “Confirmou-me o contentamento que recebe em ser amado, conhecido e venerado pelas suas criaturas e tão grande que prometeu-me que todos aqueles que Lhe sejam devotados e consagrados não morrerão jamais”.

            “Numa sexta-feira, durante a Sagrada Comunhão, disse estas palavras à sua indigna escrava: “Prometo-te, na excessiva misericórdia do meu Coração, que o seu amor onipotente obterá a todos aqueles que comunguem nove primeiras sextas-feiras do mês seguidas a graça da penitência final, que não morrerão na minha desgraça, sem receber os seus sacramentos e que o Meu divino Coração será o seu refúgio assegurado no último momento”. “Nada temas, Eu reinarei apesar dos meus inimigos e de todos aqueles que procurarão opor-se”.

            “Este amável Coração reinará, apesar de Satanás. Isto me arrebata de alegria.” “Afinal reinará, este amável Coração, apesar de todos os que se quererão opor. Satã e todos os seus seguidores serão confundidos”.



 AS DOZE PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO.

A SANTA MARGARIDA MARIA ALACOQUE.
  1. A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração.
  2. Eu darei aos devotos do meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.
  3. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
  4. Eu os consolarei em todas as suas aflições.
  5. Serei seu refúgio seguro na vida, e principalmente
    na hora da morte.
  6. Lançarei bênçãos abundantes sobre todos os seus trabalhos e empreendimentos.
  7. Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias.
  8. As almas tíbias se tornarão fervorosas pela prática dessa devoção.
  9. As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição.
  10. Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais empedernidos.
  11. As pessoas que propagarem esta devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração.
  12. A todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna.

________________________________________________________________________________

EXERCÍCIO DA HORA SANTA
NAS QUINTAS-FEIRAS

A consagração do dia da primeira sexta-feira de cada mês, deverá ser preparada, de véspera, pelo piedoso exercício da Hora Santa, prática revelada por Jesus a Santa Margarida Maria:
"...e para Me acompanhares na humilde Oração que Eu apresentei a meu Pai, no meio de todas as minhas angústias; Todas as quintas-feiras, levantar-te-ás, entre as onze horas e a meia-noite, para comigo prostrares durante uma hora, com o rosto por terra, assim para aplacar a ira divina, pedindo misericórdia para com os pecadores, como para adoçar, de alguma maneira, a amargura que Eu sentia com o desamparo em que me deixavam meus apóstolos, o qual me obrigou a lançar-lhes em rosto o não terem podido velar uma hora comigo".

Nosso Senhor pedia e pede ainda hoje, esta santa vigília todas as quintas-feiras. Uma alma fervorosa não recusaria ao boníssimo Jesus velar uma hora em união com Ele, uma vez por mês, ao menos durante a novena de comunhões reparadoras. Mas, como é evidente que nem todos podem fazer esta hora de orações no horário de onze horas à meia noite, a Igreja antecipou para as duas horas da tarde até à meia noite.

Durante essa hora devemos meditar nos sofrimentos do Senhor Jesus, principalmente na sua Agonia no Horto das Oliveiras. (Passio Domini)

Renovemos a leitura da narração desta agonia segundo os Evangelistas: (Mt 26,36-46 = Mc 14, 32-42 = Lc 22,39-46).

Perto do Monte das Oliveiras havia um lugar com um jardim cognominado de Getsêmani. Jesus ali penetrou com seus discípulos, depois da celebração da Ceia.
Como ia ali muitas vezes orar com eles, aquele lugar era conhecido por Judas, que traía o Mestre.
Então Jesus disse a seus discípulos:
"Ficai aqui enquanto vou além para orar. Orai vós mesmos, para não sucumbirdes à tentação."
Levou com Ele somente Pedro e os filhos de Zebedeu, Tiago e João, e começou a sentir-se possuído de terror, desgosto, tristeza e de angústia.
"Minha alma está triste até à morte, dizia Ele, ficai aqui e velai comigo".
Depois afastou-se a pequena distância e, ajoelhando-se com a fronte em terra, rezou para que, se fosse possível, se afastasse d'Ele a hora que se aproximava.
"Meu Pai, se for possível, e tudo Vos é possível, afastai de mim este cálice. Seja, porém, feita a Vossa vontade e não a minha!"
Interrompeu a oração para ir ter com os discípulos, encontrando-os dormindo, diz a Pedro:
"Simão, tu dormes?"
Depois dirigindo-se aos outros dois:
"Então não pudestes velar uma hora comigo?... Levantai-vos, vigiai e orai para não entrardes em tentação; pois, se o espírito está pronto, a carne é fraca."
Afastou-se novamente e repetiu a mesma oração:
"Meu Pai, se este cálice não pode passar sem que Eu o beba, cumpra-se a Vossa Vontade!"
Voltou de novo aos discípulos e encontrou-os ainda dormindo; tinham os olhos pesados de sono.
Tendo-os deixado, orou pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras:
"Meu Pai, se o quiserdes, afastai de mim este cálice; Contudo, não se cumpra a minha vontade mas a Vossa."
Tinha entrado em agonia e sua oração tornava-se cada vez mais insistente. Veio-lhe como que gotas de sangue, rolando até a terra.
Então o Anjo vindo do Céu apareceu-Lhe e O confortou.
Pela terceira vez, Ele voltou a seus discípulos dizendo:
"Dormi e repousai. Basta! Chegada é a hora..."
"Eis que o filho do Homem vai ser entregue às mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamos, aproxima-se aquele que me deve trair."

Jesus Cristo disse à Santa Margarida Maria:

"Eu estou procurando para o meu Coração uma vítima que se queira sacrificar como hóstia a ser imolada para a realização de meus desígnios. Minha filha queres dar-me o teu coração para consolar o meu Coração, cujo Amor a maioria despreza?"
Senhor Jesus, eu Vos respondo como Santa Margarida Maria: sou Vosso, inteiramente Vosso, fazei de mim o que Vos aprouver. Vós sabeis porém, que as vítimas devem ser inocentes e eu não passo de um pecador. Contudo, meu Deus, quer eu viva, quer morra, desejo ser vítima do Vosso Coração, sentindo amargo tudo o que não é do Vosso Agrado; Sentindo-me vítima da Vossa Santíssima alma por todas as angústias que a minha possa suportar, vítima do Vosso Corpo, pelo desapego de tudo o que possa gerar o mal e pelo ódio implacável à carne pecaminosa.
Oh! Divino Coração, se tivesse mil amores, mil vidas, todas vo-las imolaria! Quisera ter mil corpos para sofrer e mil corações para Vos adorar, honrar e exaltar... Jesus adorado, fazei-me digno, a fim de que possas realizar os desígnios de Vossa Santíssima vontade.
Coração Sagrado, vinde e descei ao meu coração para fazer-me digno de Vossa Grande Promessa. Amém

ORAÇÕES PARA AS NOVE
PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS DO MÊS.

Oração Final para todas as Sextas-feiras

         Jesus meu, vos dou meu coração..., Consagro-vos toda minha vida..., em vossas mãos ponho a eterna sorte de minha alma... e vos peço a graça especial de fazer minhas nove primeiras sextas-feiras com todas as disposições necessárias para ser participante da maior de vossas promessas, a fim de ter a sorte de voltar um dia a ver-vos no céu. Amém.

            Primeira Sexta-Feira: Eu te prometo, na excessiva misericórdia de meu coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de mês, durante nove meses consecutivos, a graça da penitência final, e que não morram em minha desgraça, nem sem receber os Santos Sacramentos, assegurando-lhes minha assistência na hora final. 
         Oh! bom Jesus, que prometestes assistir em vida, e especialmente na hora da morte, a quem invoque com confiança vosso Divino Coração! Vos ofereço a comunhão do presente dia, a fim de obter por intercessão de Maria Santíssima, vossa Mãe, a graça de poder fazer este ano as nove primeiras sextas-feiras que devem ajudar-me a merecer o céu e alcançar una santa morte. Amém.

            Segunda Sexta-Feira: Lhes darei todas as graças necessárias a seu estado. 
         Jesus misericordioso, que prometestes, a quantos invoquem confiantes vosso Sagrado Coração, dar-lhes as graças necessárias a seu estado: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar, pelos méritos e intercessão de vosso Coração Sacratíssimo, a graça de uma terna, profunda e inquebrantável devoção a Virgem Maria.
Sendo constante em invocar a valiosa providencia de Maria, Ela me alcançará o amor a Deus, o comprimento fiel de meus deveres e a perseverança final. Amém.

            Terceira Sexta-Feira: Porei paz nas famílias.
Abençoarei os lugares donde se venera a imagem de meu coração.
Jesus amantíssimo, que prometestes abençoar as casas onde se venera a imagem de vosso Sagrado Coração, eu quero que ela reine em meu lar; vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos e pela intercessão de vossa Santa Mãe que todos e cada um dos membros de minha família conheçam seus deveres; os cumpram fielmente e consigam entrar no céu, com as mãos repletas de boas obras.
Oh! Jesus, que vos empenhais em tirar de nossos lares as discussões, as enfermidades e a miséria!
Fazei que, nossa vida seja uma não interrompida ação de graças por tantos benefícios. Amém.

            Quarta Sexta-Feira: Serei seu consolo em todas as tribulações. 
         Jesus meu, que prometestes consolo a quantos a Vós recorram em suas tribulações: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar de vosso Sagrado Coração e do Coração Imaculado de vossa Mãe Santíssima a graça de vir ao Sacrário a pedir força e consolo quantas vezes me visitem as penas.
Oh! Jesus, oh! Maria, consolai e salvai aos que sofrem!
Fazei que nenhuma de suas dores os perda para o céu! Amém.

            Quinta Sexta-Feira: Derramarei copiosas benções em todas as suas empresas. 
         Jesus meu, que prometestes abençoar os trabalhos de quantos invoquem confiantes vosso Divino Coração: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossa Santíssima Mãe a graça de que abençoe meus estudos..., minhas provas..., meu trabalho..., e todos os trabalhos de minha vida.
Renovo o inquebrantável propósito de oferecer-vos cada manhã ao levantar-me, e por intermédio da Santíssima Virgem, as obras e trabalhos do dia..., e de trabalhar com empenho e constância para engrandecer-vos e alcançar em recompensa o céu. Amém.

            Sexta Sexta-Feira: Os pecadores acharão em meu coração um oceano de misericórdia
         Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto aos pecadores arrependidos: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos infinitos e pelos de vossa Santíssima Mãe a conversão de quantos trilham o caminho do mal.
Vos suplico, bom Jesus!, inundeis os seus corações de uma grande dor de haver-vos ofendido. Fazei que vos conheçam e vos amem.
Dispensai-me a graça de amar-vos mais e mais e em todos os instantes de minha vida, para consolar-vos e reparar a ingratidão de quem vos tem esquecido. Amém.

            Sétima Sexta-Feira: As almas tíbias acharão fervor. As almas fervorosas chegarão logo a perfeição.
Sem vosso auxilio, Jesus meu, não podemos avançar no caminho do bem.
Senhor, por intermédio da Virgem Maria, vos ofereço a comunhão deste dia para que aviveis em minha alma o amor a vosso Coração Sagrado e concedais este amor a quantos não o sentem.
Ajudado de vossa divina graça lutarei, Senhor, para que cada semana..., cada mês..., avance um pouco na virtude que mais necessito. Amém.

            Oitava Sexta-Feira: Darei a quantos trabalham pela salvação das almas o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
Sagrado Coração de Jesus, que prometestes inspirar aos que trabalham pela salvação das almas aquelas palavras que consolam, comovem e convertem os corações; vos ofereço minha comunhão de hoje para alcançar, mediante a intercessão de Maria Santíssima, a graça de saber consolar aos que sofrem e a graça de voltar a Vós, Senhor, aos que vos tem abandonado.
Doce Salvador meu, concedei-me e ajudai-me a salvar almas!
São tantos e tantos os desgraçados que empurram aos demais pelo caminho do vicio e do inferno!
Fazei , Senhor, que empenhe toda minha vida em fazer melhores aos que me rodeiam e em levá-los comigo ao céu. Amém.

            Nona Primeira Sexta-Feira: Guardarei recordação eterna de quanto uma alma haja feito para a maior glória de meu coração. Os que propaguem esta devoção terão seu nome escrito em meu coração, de onde não será apagado. 
         Vos ofereço, Jesus meu, a comunhão do presente dia para alcançar a graça de saber infundir na alma de quantos me rodeiam ilimitada confiança em vosso Coração Divino.
Dai-me quanto necessito para levar a Vós aos que lutam..., aos que choram..., aos caídos..., aos moribundos... e dignai-vos, oh! Jesus!, escrever hoje meu nome em vosso Coração e dizer aos anjos que rodeiam vosso Tabernáculo:
"Este nome é o de um devoto que, amando-me muito, quer consolar-me do esquecimento e ingratidão de tantos homens." Amém.

_______________________________________________________________________


Ladainha do Sagrado Coração de Jesus

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós
.

Coração de Jesus, Filho do Pai Eterno, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, formado pelo Espírito Santo no seio da Virgem Mãe, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, unido substancialmente ao Verbo de Deus, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, de majestade infinita, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, templo santo de Deus, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, tabernáculo do Altíssimo, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, Casa de Deus e porta do céu, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, receptáculo de justiça e de amor, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, cheio de bondade e de amor, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, abismo de todas as virtudes, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, digníssimo de todo o louvor, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, rei e centro de todos os corações, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, no qual estão todos os tesouros da sabedoria e ciência, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, no qual habita toda a plenitude da divindade, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, no qual o Pai põe as suas complacências, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, de cuja plenitude nós todos participamos, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, desejo das colinas eternas, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, paciente e misericordioso, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, rico para todos que o invocam, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, fonte de vida e santidade, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, propiciação pelos nossos pecados, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, saturado de opróbrios, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, atribulado por causa de nossos crimes, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, feito obediente até a morte, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, atravessado pela lança, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, fonte de toda a consolação, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, nossa vida e ressurreição, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, nossa paz e reconciliação, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, vítima dos pecadores, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, salvação dos que esperam em vós, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, esperança dos que expiram em vós, tende piedade de nós.
Coração de Jesus, delícia de todos os Santos, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

V. Jesus, manso e humilde de coração. 
R. Fazei nosso coração semelhante ao vosso.

Oração:

Deus onipotente e eterno, olhai para o coração de vosso Filho diletíssimo e para os louvores e as satisfações que ele, em nome dos pecadores, vos tributa; e aos que imploram a vossa misericórdia concedei o benigno o perdão em nome do vosso mesmo Filho Jesus Cristo, que convosco vive e reina em união com o Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém

_______________________________________________________________________

AS NOVE PRIMEIRAS SEXTAS FEIRAS
E OS NOVE PRIMEIROS SÁBADOS.
(em reparação aos Corações de Jesus e Maria)

 A Dupla Novena foi pedida à Irmã Natália da Hungria. Trata-se da Comunhão reparadora, depois da preparação apropriada e do arrependimento (confissão), em Nove Primeiras Sextas-feiras e Nove Primeiros Sábados e  consecutivos, para consolar o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria. (Confessa-se e receber a Santíssima Eucaristia com a Intenção de REPARAR o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria).
[ Imprima-se: Niterói, 26.02.1971. Antônio, Arcebispo de Niterói ]
As 33 Promessas de Jesus aos que completarem a Dupla Novena em Honra dos Sagrados Corações de Jesus e Maria
1. Concederei, durante a Novena, tudo o que Me pedirem através do Coração Imaculado de Minha Mãe, desde que o pedido esteja de acordo com a vontade do Pai.
2. Estas pessoas experimentarão, em todas as circunstâncias, a extraordinária ajuda de Minha Mãe e Sua bênção.
3. A paz, a harmonia e o amor reinarão em suas almas e em suas famílias.
4. Protegerei suas famílias contra escândalos, decepções e injustiças.
5. Os casais permanecerão unidos e, se estiverem separados, unir-se-ão novamente.
6. Haverá compreensão entre todos os membros das famílias e todos perseverarão na fé.
7. As gestantes experimentarão a proteção especial de Minha Mãe e receberão o que pedirem para si e para seus filhos.
8. Os pobres terão habitação e alimento.
9. Estas pessoas serão conduzidas por Mim a amar a oração e o sofrimento e aprenderão a amar a Deus, ao próximo e aos seus inimigos.
10. Os pecadores serão convertidos sem dificuldade, mesmo que uma outra pessoa faça a Novena por eles.
11. Os pecadores não recairão em seus pecados e receberão não somente o perdão de suas faltas, mas, através de contrição perfeita e amor, recobrarão a inocência batismal.
12. Aqueles que completarem esta Novena em estado de inocência batismal (especialmente as crianças), até sua morte não ofenderão meu Coração com pecados graves.
13. Os pecadores que se arrependerem sinceramente, escaparão não só do inferno mas também do Purgatório.
14. As almas indiferentes tornar-se-ão fervorosas, perseverarão e alcançarão, mais rapidamente, a perfeição e a santidade.
15. Se os pais ou quaisquer outros membros de uma família completarem esta Novena, ninguém desta família será condenado ao inferno.
16. Muitos jovens serão chamados à vida religiosa, inclusive ao sacerdócio.
17. Os descrentes tornar-se-ão fiéis e aqueles que tinham se afastado retornarão à Igreja.
18. Sacerdotes e Religiosos permanecerão fiéis às suas vocações e os que se tornaram infiéis receberão a graça de uma sincera contrição e a possibilidade de retorno.
19. Os pais e superiores receberão ajuda tanto em suas necessidades espirituais como nas materiais.
20. Estas pessoas escaparão facilmente das tentações da carne, do mundo e de satanás.
21. Os orgulhosos e arrogantes tornar-se-ão humildes e os geniosos tornar-se-ão amorosos.
22. As almas fervorosas experimentarão a doçura da oração e do sacrifício e jamais serão atormentadas pela inquietação ou dúvida.
23. Os moribundos partirão desta vida sem agonia, sem os ataques de satanás, e escaparão de mortes súbitas ou inesperadas.
24. Os agonizantes experimentarão grande desejo pela vida eterna; portanto, submeter-se-ão à minha vontade e partirão desta vida nos braços de minha Mãe.
25. As almas experimentarão a extraordinária proteção de minha Mãe no Julgamento.
26. As pessoas receberão a graça de sentirem compaixão e amor diante dos meus sofrimentos e os de minha Mãe.
27. Aqueles que se esforçarem para serem perfeitos obterão, como privilégio, as virtudes principais de minha Mãe: humildade, amor e pureza.
28. Uma certa alegria e paz exterior e interior os acompanhará através de suas vidas, tanto na doença como na saúde.
29. Os Sacerdotes receberão, sem dificuldades, a graça de viverem na presença de minha Mãe.
30. Aqueles que avançarem na união mística Comigo receberão a graça de sentirem esta unidade e saberão o que significa: não são eles que vivem, mas Eu que vivo neles. Ou seja: Eu amarei com seus corações, Eu rezarei com suas almas, Eu falarei com suas línguas, Eu servirei com todo seu ser. Eles experimentarão que o que há de bom, belo, santo, humilde, manso, obediente, valioso e admirável neles, sou Eu. Eu, o Onipotente, o Infinito, o Único Senhor, o Único Deus, o Único Amor.
31. As almas daqueles que completarem esta Novena resplandecerão, por toda a eternidade, como lírios brancos, em volta do Coração Imaculado de minha Mãe.
32. Eu, o Divino Cordeiro de Deus, com meu Pai e o Espírito Santo, regozijar-Me-ei, por toda eternidade, vendo estas almas que, através do Coração Imaculado de minha Mãe, ganharam a glória eterna.
33. Os Sacerdotes avançarão, sempre, na fé e na virtude.



ORAÇÕES PARA AS NOVE PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS

            Oração Final para todas as Sextas-feiras
         Jesus meu, vos dou meu coração..., Consagro-vos toda minha vida..., em vossas mãos ponho a eterna sorte de minha alma... e vos peço a graça especial de fazer minhas nove primeiras sextas-feiras com todas as disposições necessárias para ser participante da maior de vossas promessas, a fim de ter a sorte de voltar um dia a ver-vos no céu. Amém.

            Primeira Sexta-Feira: Eu te prometo, na excessiva misericórdia de meu coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de mês, durante nove meses consecutivos, a graça da penitência final, e que não morram em minha desgraça, nem sem receber os Santos Sacramentos, assegurando-lhes minha assistência na hora final. 
         Oh! bom Jesus, que prometestes assistir em vida, e especialmente na hora da morte, a quem invoque com confiança vosso Divino Coração! Vos ofereço a comunhão do presente dia, a fim de obter por intercessão de Maria Santíssima, vossa Mãe, a graça de poder fazer este ano as nove primeiras sextas-feiras que devem ajudar-me a merecer o céu e alcançar una santa morte. Amém.

            Segunda Sexta-Feira: Lhes darei todas as graças necessárias a seu estado. 
         Jesus misericordioso, que prometestes, a quantos invoquem confiantes vosso Sagrado Coração, dar-lhes as graças necessárias a seu estado: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar, pelos méritos e intercessão de vosso Coração Sacratíssimo, a graça de uma terna, profunda e inquebrantável devoção a Virgem Maria.
Sendo constante em invocar a valiosa providencia de Maria, Ela me alcançará o amor a Deus, o comprimento fiel de meus deveres e a perseverança final. Amém.

            Terceira Sexta-Feira: Porei paz nas famílias.
Abençoarei os lugares donde se venera a imagem de meu coração.
Jesus amantíssimo, que prometestes abençoar as casas onde se venera a imagem de vosso Sagrado Coração, eu quero que ela reine em meu lar; vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos e pela intercessão de vossa Santa Mãe que todos e cada um dos membros de minha família conheçam seus deveres; os cumpram fielmente e consigam entrar no céu, com as mãos repletas de boas obras.
Oh! Jesus, que vos empenhais em tirar de nossos lares as discussões, as enfermidades e a miséria!
Fazei que, nossa vida seja uma não interrompida ação de graças por tantos benefícios. Amém.

            Quarta Sexta-Feira: Serei seu consolo em todas as tribulações. 
         Jesus meu, que prometestes consolo a quantos a Vós recorram em suas tribulações: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar de vosso Sagrado Coração e do Coração Imaculado de vossa Mãe Santíssima a graça de vir ao Sacrário a pedir força e consolo quantas vezes me visitem as penas.
Oh! Jesus, oh! Maria, consolai e salvai aos que sofrem!
Fazei que nenhuma de suas dores os perda para o céu! Amém.

            Quinta Sexta-Feira: Derramarei copiosas benções em todas as suas empresas. 
         Jesus meu, que prometestes abençoar os trabalhos de quantos invoquem confiantes vosso Divino Coração: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossa Santíssima Mãe a graça de que abençoe meus estudos..., minhas provas..., meu trabalho..., e todos os trabalhos de minha vida.
Renovo o inquebrantável propósito de oferecer-vos cada manhã ao levantar-me, e por intermédio da Santíssima Virgem, as obras e trabalhos do dia..., e de trabalhar com empenho e constância para engrandecer-vos e alcançar em recompensa o céu. Amém.

            Sexta Sexta-Feira: Os pecadores acharão em meu coração um oceano de misericórdia
         Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto aos pecadores arrependidos: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos infinitos e pelos de vossa Santíssima Mãe a conversão de quantos trilham o caminho do mal.
Vos suplico, bom Jesus!, inundeis os seus corações de uma grande dor de haver-vos ofendido. Fazei que vos conheçam e vos amem.
Dispensai-me a graça de amar-vos mais e mais e em todos os instantes de minha vida, para consolar-vos e reparar a ingratidão de quem vos tem esquecido. Amém.

            Sétima Sexta-Feira: As almas tíbias acharão fervor. As almas fervorosas chegarão logo a perfeição.
Sem vosso auxilio, Jesus meu, não podemos avançar no caminho do bem.
Senhor, por intermédio da Virgem Maria, vos ofereço a comunhão deste dia para que aviveis em minha alma o amor a vosso Coração Sagrado e concedais este amor a quantos não o sentem.
Ajudado de vossa divina graça lutarei, Senhor, para que cada semana..., cada mês..., avance um pouco na virtude que mais necessito. Amém.

            Oitava Sexta-Feira: Darei a quantos trabalham pela salvação das almas o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
Sagrado Coração de Jesus, que prometestes inspirar aos que trabalham pela salvação das almas aquelas palavras que consolam, comovem e convertem os corações; vos ofereço minha comunhão de hoje para alcançar, mediante a intercessão de Maria Santíssima, a graça de saber consolar aos que sofrem e a graça de voltar a Vós, Senhor, aos que vos tem abandonado.
Doce Salvador meu, concedei-me e ajudai-me a salvar almas!
São tantos e tantos os desgraçados que empurram aos demais pelo caminho do vicio e do inferno!
Fazei , Senhor, que empenhe toda minha vida em fazer melhores aos que me rodeiam e em levá-los comigo ao céu. Amém.

            Nona Primeira Sexta-Feira: Guardarei recordação eterna de quanto uma alma haja feito para a maior glória de meu coração. Os que propaguem esta devoção terão seu nome escrito em meu coração, de onde não será apagado. 
         Vos ofereço, Jesus meu, a comunhão do presente dia para alcançar a graça de saber infundir na alma de quantos me rodeiam ilimitada confiança em vosso Coração Divino.
Dai-me quanto necessito para levar a Vós aos que lutam..., aos que choram..., aos caídos..., aos moribundos... e dignai-vos, oh! Jesus!, escrever hoje meu nome em vosso Coração e dizer aos anjos que rodeiam vosso Tabernáculo:
"Este nome é o de um devoto que, amando-me muito, quer consolar-me do esquecimento e ingratidão de tantos homens." Amém.

_______________________________________________________________________

Ato de Consagração
ao Sagrado Coração de Jesus



Dulcíssimo Jesus, Redentor do gênero humano, lançai os vossos olhares sobre nós, humildemente prostrados diante de vosso altar. Nós somos e queremos ser vossos; e para que possamos viver mais intimamente unidos a Vós, cada um de nós neste dia se consagra espontaneamente ao vosso Sacratíssimo Coração.

Muitos nunca Vos conheceram; muitos desprezaram os vossos mandamentos e Vos renegaram. Benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros e trazei-os todos ao vosso Sagrado Coração.

Senhor, sede o Rei não somente dos fiéis que nunca de Vós se afastaram, mas também dos filhos pródigos que Vos abandonaram; fazei que eles tornem, quanto antes, à casa paterna, para que não pereçam de miséria e de fome.

Sede o Rei dos que vivem iludidos no erro, ou separados de Vós pela discórdia; trazei-os ao porto da verdade e à unidade da fé, a fim de que em breve haja um só rebanho e um só pastor.

Sede o Rei de todos aqueles que estão sepultados nas trevas da idolatria e do islamismo, e não recuseis conduzi-los todos à luz e ao Reino de Deus.

Volvei, enfim, um olhar de misericórdia aos filhos do que foi outrora vosso povo escolhido; desça também sobre eles, num batismo de redenção e vida, aquele sangue que um dia sobre si invocaram.

Senhor, conservai incólume a vossa Igreja, e dai-lhe uma liberdade segura e sem peias; concedei ordem e paz a todos os povos; fazei que de um a outro pólo do mundo, ressoe uma só voz: Louvado seja o Coração divino, que nos trouxe a salvação! A Ele, honra e glória por todos os séculos dos séculos. Amém.

S.S. Pio XI, 11 de dezembro de 1925.


ATO DE CONSAGRAÇÃO DAS FAMÍLIAS
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.


 (Texto aprovado por São Pio X em 1908)

SAGRADO CORAÇÃO de Jesus, que manifestastes a Santa Margarida Maria o desejo de reinar sobre as famílias cristãs, nós vimos hoje proclamar vossa realeza absoluta sobre a nossa família. 

Queremos, de agora em diante, viver a vossa vida, queremos que floresçam, em nosso meio, as virtudes às quais prometestes, já neste mundo, a paz. 

Queremos banir para longe de nós o espírito mundano que amaldiçoastes. 
Vós reinareis em nossas inteligências pela simplicidade de nossa fé; em nossos corações pelo amor sem reservas de que estamos abrasados para convosco, e cuja chama entreteremos pela recepção freqüente de vossa divina Eucaristia. 

Dignai-Vos, Coração divino, presidir as nossas reuniões, abençoar as nossas empresas espirituais e temporais, afastar de nós as aflições, santificar as nossas alegrias, aliviar as nossas penas. 

Se, alguma vez, algum de nós tiver a infelicidade de Vos ofender, lembrai-Vos, ó Coração de Jesus, que sois bom e misericordioso para com o pecador arrependido. 
E quando soar a hora da separação, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos desígnios. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, poderá cantar para sempre a vossa glória e os vossos benefícios. 

Digne-se o Coração Imaculado de Maria, digne-se o glorioso Patriarca São José apresentar-Vos esta consagração e no-la lembrar todos os dias de nossa vida. Viva o Coração de Jesus, nosso Rei e nosso Pai
ATO DE CONSAGRAÇÃO INDIVIDUAL
AO SACRATÍSSIMO CORAÇÃO DE JESUS.
( De Santa Margarida Maria Alacoque )

Eu (o seu nome), Vos dou e consagro, oh Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para Vos honrar, amar e glorificar. É esta a minha vontade irrevogável: ser todo Vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.

Tomo-Vos, pois, ó Sagrado Coração, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.

Sê, ó Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, Vosso Pai, para que desvie de mim a Sua justa cólera.

Ó Coração de amor, deposito toda a minha confiança em Vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade! Extingui em mim tudo o que possa desagradar-Vos ou que se oponha à Vossa vontade.

Seja o Vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais possa eu esquecer-Vos nem separar-me de Vós. Suplico-Vos que o meu nome seja escrito no Vosso Coração, pois quero fazer consistir toda a minha felicidade e toda a minha glória em viver e morrer como Vosso escravo. Amém.


ORAÇÃO CONSAGRATÓRIA
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.

Coração Sagrado de meu amado Jesus: eu, ainda que vilíssima criatura, vos dou e consagro minha pessoa, vida e ações, penas e padecimentos, confiando que nenhuma parte de meu ser me sirva se não é para amar-vos, honrar-vos e glorificar-vos.

Esta é minha vontade irrevogável: Ser todo vosso e fazer tudo por vosso amor, renunciando de todo o meu coração a quanto possa desagradar-vos.
Vos tomo, pois, oh! Coração Divino, pelo único objeto de meu amor, protetor de minha vida, prenda de minha salvação, remédio de minha inconstância, reparador de todas as culpas de minha vida; e asilo seguro na hora de minha morte.
Sede, pois, oh! Coração bondoso, minha justificação para com Deus Pai, e afastai de mim os raios de sua justa cólera.

Oh! Coração amoroso, ponho toda a minha confiança em Vós, pois ainda que temo tudo de minha fraqueza, sem dúvida, tudo o espero de vossa misericórdia; Consumi em mim tudo o que vos desagrada e resiste, e fazei que vosso puro amor se imprima tão intimamente em meu coração, que jamais chegue a esquecer-vos nem a estar separado de Vós.
Vos suplico, por vossa mesma bondade, escrevais meu nome em Vós mesmo, pois quero ter cifrada toda minha sorte em viver e morrer como vosso escravo. Amém.

CONSAGRAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
PARA TODOS OS DIAS
É concedida indulgência parcial
a todos os fiéis que devotamente recitem
esta consagração pessoal ao Sagrado Coração de Jesus.

Sacratíssima Rainha dos Céus e Mãe minha amabilíssima! eu n.n., ainda que cheio de misérias e maldades, alentado sem dúvida com a atenção benigna do Coração de Jesus, desejo consagrar-me a Ele; mas, conhecendo bem minha indignidade e inconstância, não quero oferecer nada sem que fosse por vossas maternais mãos, e confiando a teus cuidados o fazer-me cumprir bem todas as minhas resoluções.

Coração dulcíssimo de Jesus, Rei de bondade e de amor, feliz e agradecido aceito com toda a decisão de minha alma esse suavíssimo pacto de cuidar Vós de mim e eu de Vós, ainda que saibas que vais sair perdendo.

O meu quer, que seja vosso; tudo ponho em vossas mãos bondosas: minha alma, a salvação eterna, a liberdade, o progresso interior, as misérias, o meu corpo, a minha vida e saúde; o pouco de bom que eu faça ou por mim ofereçam outros em vida ou depois de morto, de tudo podes servir-vos; minha família, deveres, negócios, ocupações, etc., para que, em todas estas coisas, sem dúvida, sejas Vós o Rei que faça e desfaça a seu gosto, pois eu estarei muito conformado, ainda que me custe, com o que disponha sempre esse Coração amante que busca em tudo o meu bem.

Quero em troca, Coração amabilíssimo, que a vida que me reste não seja uma vida vazia; quero fazer algo, melhor ainda queria fazer muito, para que reines no mundo; quero com oração ou jaculatórias breves, com as ações do dia, com minhas penas aceitadas, com meus êxitos poucos, e enfim, quero estar a todo momento fazendo algo por Vós.

Fazei que tudo leve o selo de vosso reinado divino e de vossa reparação até minha morte, que quem sabe seja o broche de ouro, o ato de caridade que cerre toda uma vida de apóstolo fevorosíssimo. Amém.



FÓRMULA DE CONSAGRAÇÃO DA HUMANIDADE
AO CORAÇÃO SACRATÍSSIMO DE JESUS.
(“Annum Sacrum”, Carta Encíclica de Leão XIII)
Ó dulcíssimo Jesus, ó Redentor do gênero humano, lançai um olhar sobre nós, humildemente prostrados diante do vosso altar. Somos vossos e vossos queremos ser; e para podermos viver mais estreitamente unidos a Vós, eis que cada um de nós se consagra ao vosso Sacratíssimo Coração. Muitos, porém, já não Vos conhecem; muitos, ao desprezar os vossos mandamentos, repudiam-Vos. O benigníssimo Jesus, tende piedade de uns e de outros; e atraí todos ao Vosso Coração Santíssimo.

Oh Senhor, sê o Rei não só dos fiéis que não se distanciaram de Vós, mas também destes filhos pródigos que Vos abandonaram; fazei com que estes retornem à casa paterna o quanto antes para não morrerem de miséria e fome. Sê o Rei de todos os que vivem no engano do erro ou que por discordarem de Vós se separaram; chamai-os ao porto da verdade e da unidade da Fé para que assim, em breve, não haja mais que um só rebanho sob um só Pastor.

Sê finalmente o Rei de todos os que estão envoltos nas superstições do paganismo e não recuseis tirá-los das trevas para traze-los à luz do Reino de Deus.

Obtende, oh Senhor, a integridade e liberdade segura para a vossa Igreja; dai a todo o povo a tranqüilidade da ordem; fazei com que de uma extremidade à outra da terra ressoe esta única voz: “Seja louvado este Coração do qual provém a nossa salvação; a Ele a glória e a honra pelos séculos. Amém!” (11).

11. “Annum Sacrum”, Carta Encíclica de Leão XIII sobre a Consagração da Humanidade ao Sagrado Coração de Jesus, 25 de Maio de 1899

_______________________________________________________________________

INVOCAÇÕES AO SAGRADO CORAÇÃO

Amor do Coração de Jesus, abrasai meu coração.
Formosura do Coração de Jesus, cativai meu coração.
Bondade do Coração de Jesus, atrai meu coração.
Caridade do Coração de Jesus, derramai-vos em meu coração.
Clemência do Coração de Jesus, consolai meu coração.
Domínio do Coração de Jesus, sujeitai meu coração.
Doçura do Coração de Jesus, penetrai meu coração.
Equidade do Coração de Jesus, regrai meu coração.
Eternidade do Coração de Jesus, encheis meu coração.
Fidelidade do Coração de Jesus, protegei meu coração.
Força do Coração de Jesus, sustentai meu coração.
Glória do Coração de Jesus, ocupai meu coração.
Grandeza do Coração de Jesus, confundi meu coração.
Humildade do Coração de Jesus, humilhai meu coração.
Imutabilidade do Coração de Jesus, fixai meu coração.
Justiça do Coração de Jesus, não abandoneis meu coração.
Liberalidade do Coração de Jesus, enriquecei meu coração.
Luz do Coração de Jesus, iluminai meu coração.
Misericórdia do Coração de Jesus, perdoai meu coração.
Obediência do Coração de Jesus, submetei meu coração.
Paciência do Coração de Jesus, não vos canseis de meu coração.
Presença do Coração de Jesus, apaixonai meu coração.
Providência do Coração de Jesus, velai sobre meu coração.
Reino do Coração de Jesus, estabelecei-vos em meu coração.
Sabedoria do Coração de Jesus, conduzi meu coração.
Santidade do Coração de Jesus, purificai meu coração.
Silêncio do Coração de Jesus, falai a meu coração.
Ciência do Coração de Jesus, ensinai a meu coração.
Poder do Coração de Jesus, assegurai meu coração.
Vontade do Coração de Jesus, dispõe de meu coração.
Zelo do Coração de Jesus, devorai meu coração.

_______________________________________________________________________


NOVENAS AOS SACRATÍSSIMOS CORAÇÕES
DE JESUS E MARIA


            Oração Inicial para todos os nove dias:

         Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria, a Vós me consagro, assim como toda a minha família, nossos olhos, nossas palavras e desejos, nosso corpo, tudo o que somos, que temos e amamos, o nosso próprio ser e toda a nossa vida;
        Vós entregamos o nosso coração, nossa vontade e nossa alma, decididos a exercitar cristãmente as virtudes que recebemos do Santo Pai Criador e praticar obedientemente os mandamentos e as determinações da Santa Igreja, com serenidade e convicção, sem nos envergonharmos de testemunhar nossa fé.
        Deixai-nos penetrar no mais íntimo dos Vossos Sagrados Corações, porque queremos servir-Vos com um zelo mais fervoroso que nunca.
         Não permitam que Vos percamos de vista, nem que o nosso coração se volte para outro lado, envolvido pelas tentações e insídias de Satanás.
         Só procuraremos os Vossos Sagrados Corações e só desejamos a Vós.
Oh! Sacratíssimos Corações de Jesus e Maria, por favor, aceitem esta humilde oferta de entrega, através deste modesto ato de Consagração.
Nossa esperança é colocada em Vós, com a certeza de que jamais seremos confundidos.
         Sacratíssimo Coração de Jesus tende misericórdia de nós.
Imaculado Coração de Maria sede a nossa salvação.

            Primeiro Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, repletos de carinho, ternura e
infinito Amor, onde reinam todas as perfeições e virtudes, destruí no interior de meu coração todas as imperfeições e desvios que impedem dele ser somente Vosso.
         Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Oração final para todos os nove dias:

         Oh! Deus, que no Coração de Vosso Filho, ferido por nossas transgressões e indignidades, Vos dignais distribuir generosamente os infinitos tesouros do amor, nós Vos rogamos que rendendo-Lhe o preito de nossa devoção e piedade, consigamos cumprir dignamente para com Ele o dever de reparação e consolo filial.
Imaculado Coração de Maria, esperança e refúgio daqueles que Vos ama, assisti-nos com Vossa maternal intercessão e alcançai-nos de Deus, amor e perseverança, para cumprirmos fielmente nossa missão existencial. Amém.

         "Sagrados Corações de Jesus e Maria, fazei que vos ame cada vez mais"

            Segundo Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, inflamados de amor pela humanidade, porque é que as pessoas correspondem tão mal e só Vos tratam com críticas e desprezo?
         Eu também fui no passado um dos ingratos que não Vos sabia amar...
Perdoai-me e tende compaixão de minhas culpas por Vossa infinita misericórdia e fortalecei minha vontade, para jamais esquecer o Vosso incomensurável Amor.
         Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Terceiro Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, sempre disponíveis para serem amados, eu mereço pelas minhas faltas viver privado da Vossa graça e atenções, mas vejo que apesar de minhas misérias e fraquezas, misericordiosamente continuas a olhar para mim, esperando minha conversão e o retorno de meu amor.
         Fazei que muito Vos ame um pecador que muito Vos tem ofendido.
         Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Quarto Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, dai-me tal horror ao pecado, que tenha medo de Vos ofender, até com as faltas consideradas mais leves, unicamente porque desgostam e causam espinhos de aflições em Vossos Sagrados Corações.
         Concedei-me a graça de ter a coragem e disposição para fugir, afastando-me de todas as ocasiões e oportunidades de pecar, não ensejando chance as investidas do maligno.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Quinto Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, Vós que sempre são fieis no Amor e na Palavra, educai meu coração a ser fiel também, cumpridor dos deveres e obrigações, responsável no trato com as coisas pessoais, com aquelas da família e primordialmente com as coisas sagradas.
Não permitam que uma posição destacada no trabalho ou na Igreja, transforme minha vida em vaidade e seja motivo de transgressão, rompendo a fidelidade ao Vosso Amor.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Sexto Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, ensinai justiça ao meu espírito, para
que jamais julgue mesmo tendo uma plena convicção, conscientes de que o Criador fez tudo o que existe, e administra sabiamente as suas Obras.
Dessa forma, cabe a Ele escolher o momento certo e adequado, para decidir como será a justiça.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Sétimo Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, fazei-me compreender a grandeza da fraternidade e procurar cultivá-la com o maior empenho, sem nunca perder de vista que somos todos irmãos em Cristo, protegidos por uma Mãe maravilhosa e repleta de bondade, Filhos do mesmo adorável Pai Eterno, que permitiu nosso nascimento para a vida, dando-nos uma alma, preciosos dons e as virtudes, para sabermos olhar sempre na sua direção e seguir o caminho do modelo Divino.
         Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Oitavo Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, não olhem para minha falta de caridade ou usura em não me dispor a servir, a separar um tempo das horas ociosas para dedicá-lo em benefício daqueles menos favorecidos, que se encontram em situação difícil pela falta de trabalho, por motivo de desavenças familiares, por causa de sérias doenças ou pelo luto em face da morte de um ente querido.
Perdoai-me Sagrados Corações e dai-me a compreensão certa, a fim de proceder como gostariam que eu fizesse.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Nono Dia

         Oh! Corações amáveis e Sagrados, enchei o meu coração de fidelidade, justiça, zelo, fraternidade, caridade e abrasai-o com o fogo incandescente do Amor Divino, para que saiba conduzir-me dignamente no trabalho, no lar e no lazer, mantendo-me compenetrado do cumprimento exato dos deveres e buscando decididamente a santificação, colocando Deus em primeiro lugar no desempenho existencial, preferindo as coisas do Céu a tudo que é mundano e transitório.
         Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            "Louvados Sejam os Sagrados Corações de Jesus e Maria"

                                                www.obradoespiritosanto.com

NOVENA AO SAGRADO CORAÇÃO I

Primeiro Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração amável de Jesus, Coração puríssimo e santíssimo, todo cheio de amor, Coração que reinam todas as perfeições e virtudes, vos mereceis o amor de todos os corações.
Destruí no meu coração todas as afeições que impedem de ser todo vosso.
Eu vos amo, oh! meu Jesus, e não quero amar senão a vós.

Meditação:
O Coração de Jesus, templo da Santíssima Trindade.
Um soh! ato de adoração e de amor, ou de outra qualquer virtude, que saísse do Coração de Cristo, pela sua missão a pessoa do Verbo Divino, era para Deus infinitamente mais valioso do que os atos de todas as pessoas deste mundo, ainda as mais santas.
Nós também devemos ser templos vivos de Deus pela graça: peçamos ao Sagrado Coração que faça o nosso coração semelhante ao dele.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém!

Segundo Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração de Jesus, Coração inflamado de amor para com os homens, por que é que eles correspondem tão mal e soh! com desprezo vos tratam?
E eu também fui do número desses ingratos que não vos sabem amar.
Não permitais que, para o futuro, viva ainda esquecido do vosso amor.

Meditação:
O Coração de Jesus, artífice da Eucaristia.
A Eucaristia é o maior presente do Coração de Cristo.
Fonte e coroa de toda a vida da Igreja, a Eucaristia-Sacrifício da Missa renova no altar a Obra da Redenção, a Eucaristia-Sacramento é vida, Eucaristia-presença real é o amor vivo de Cristo na nossa caminhada para o Pai.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém. 

 
Terceiro Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração de Jesus, desejoso de ser amado, Coração que achais vossas delícias em ser amado pelos os homens, eu merecia, pelos meus pecados, viver privado da vossa graça, mas vejo que ainda continuais a pedir-me o meu amor.
Fazei que muito vos ame um pecador que muito vos tem ofendido.

Meditação:
O Coração de Cristo, sarça de penetrantes espinhos.
Toda a vida de Cristo até a sua gloriosa Ressurreição, foi Cruz e martírio, porque desde o primeiro instante Cristo aceitou o preço da Redenção marcado pelo Pai, marcado no seu plano salvífico. A visão dos seus sofrimentos redentores foi tão viva que, no Jardim das Oliveiras, lhe fez suar sangue.
Saibamos transformar os nossos sofrimentos em prova de amor.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Quarto Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração aflito de Jesus, detesto o que vos desagrada.
Dai-me tal horror ao pecado, que eu tenha medo até das mais leves faltas, unicamente porque desgostam a vós que sois digno de amor infinito.
Concedei-me a graça, meu amável Salvador, de sempre me dirigir a vós com esta súplica: Oh! meu Jesus dai-me o vosso amor.

Meditação:
O Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade.
Assim O invocamos na Ladainha do Sagrado Coração.
Soh! Deus pode medir o amor de Cristo para com o Pai e para com os homens.
Ele o demonstrou cumprindo fidelissimamente a vontade do Pai e entregando-se inteiramente pela Salvação dos homens.
Como procuramos nós imitar esse amor e corresponder-lhe na nossa vida diária?

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com Ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Quinto Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração Misericordioso de Jesus, quando me achava na desgraça, vossa bondade me iluminou e me ofereceu o perdão, concedei-me a graça de chorar os meus pecados e de desejar o vosso o amor.
Não deixeis, oh! meu Jesus, de ter piedade de mim.
A misericórdia que vos peço é me comuniqueis luz e força para que nunca mais vos seja ingrato.

Meditação:
O Coração de Jesus, paraíso de delícias celestes.
O Coração de Cristo é um oceano para onde fluem todos os rios da caridade do Pai, e donde saem todos os rios de graças que santificam as almas, porque nele se encerram todas as riquezas do amor divino.
Esses tesouros infinitos de amor e de vida estão sempre a nossa disposição.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Sexto Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração generoso de Jesus, está no vosso poder tornar o meu coração inteiramente vosso.
De mim mesmo nada tenho e nada posso, mas vós me destes um coração que pode e deseja amar-vos.
Fazei pois, oh! meu Jesus, que de hoje em diante a vossa santa vontade seja a única orientação de todos os meus pensamentos, desejos e ações.

Meditação:
O Coração de Jesus, riquíssimo de virtudes.
O Coração de Cristo é um coração adornado de todas as virtudes, inocência, humildade, fortaleza, mansidão, sabedoria...
Basta ler o Evangelho para descobrir as virtudes e as graças do seu Coração divino.
Procuremos ter na nossa vida, todos os dias os mesmos sentimentos que animam e que enriquecem esse Coração divino.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Sétimo Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração reconhecido de Jesus, tenho-me mostrado sempre reconhecido as criaturas, ao passo que soh! convosco tenho sido um ingrato.
Amável Jesus, quero agora amar-vos sobre todas as coisas e mais que a mim mesmo, o resto da minha vida, quero empregá-lo unicamente em vos amar, oh! bem supremo da minha alma.
Fazei que conheça a vossa santa vontade e pronto estou para tudo, com o socorro de vossa graça.

Meditação:
O Coração de Jesus, abismo de misericórdia.
Basta lembrar como Cristo acolhia e tratava os pecadores: os publicanos, o paralítico, a Madalena, a adúltera, o bom ladrão e tantos outros.
Ele mesmo afirmou:"Eu vim a este mundo para salvar os pecadores".
Essa atitude de Cristo nos inspira confiança e nos ensina de maneira devemos tratar os pecadores.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Oitavo Dia

Oração Preparatória:
Oh! Coração Desprezado de Jesus, abismo de misericórdia e de amor, não permitais que para mim as dores sejam como que perdidas.
Lembrai-vos, oh! meu Jesus, das lágrimas e do sangue que derramaste por meu amor e perdoai-me.
Fazei que eu morra para mim mesmo, a fim de viver unicamente para vós uma vida fervorosa no vosso santo amor.

Meditação:
O Coração de Jesus, atrativo dos nossos corações.
Do lado aberto de Cristo, no Calvário, jorraram sangue e água. Sangue e água que simbolizam a Igreja e os Sacramentos.
A Igreja é o caminho normal pra Cristo, os sacramentos são canais que nos comunicam as graças da Redenção.
Cristo nos atrai continuamente a si pela Igreja e pelos Sacramentos.
Apreciamos suficiente o tesouro espiritual que temos na Igreja e nos Sacramentos?

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Nono Dia

Oração Preparatória: 
Oh! Coração de Jesus, fiel para com aqueles que chamais ao vosso amor, quantas vezes, depois de ter prometido ser todo vosso, vos neguei o meu amor.
Reconheço a minha ingratidão e penitencio-me sinceramente.
Inflamai meu pobre coração no fogo daquele amor em que o vosso está abrasado por mim. Oh! Maria, mãe do belo amor, ajudai-me a amar vosso Filho Jesus.

Meditação:
O Coração de Jesus, penhor da vida eterna.
Assim como o coração humano é o motor da nossa vida física, assim também a caridade é motor da nossa vida sobrenatural e eterna.
Quem vive no Amor não pode condenar-se, porque o Amor é a vida de todas os que são realmente filhos de Deus, em Cristo e no Espírito Santo.
Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Amém. Aleluia.

Recitatório:
Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oração Final:
Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.


NOVENA AO SAGRADO CORAÇÃO II

Oração Final para todos os dias Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação.
Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.
V. Coração de Jesus, abrasado em nosso amor.
R. Inflamai o nosso coração de amor a Vós.

Primeiro Dia Oh! Coração amável de Jesus, Coração puríssimo, todo cheio de amor; Coração em que reinam todas as perfeições e virtudes:
Vós mereceis o amor de todos os corações.
Ah! Meu Jesus! Destruí no meu coração todas as afeições que o impedem de ser todo vosso.
Eu vos amo, oh! meu Jesus, e não quero amar, senão a Vós.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:

O Coração de Jesus, Templo da Santíssima Trindade.
Pondera, minha alma, como o Coração de Jesus foi o templo mais sagrado, que neste mundo teve a Trindade Santíssima.
Um soh! ato de amor, ou de reverência, ou de adoração, ou de outra qualquer virtude, que saísse deste Coração unido à pessoa do Divino Verbo, era para Deus infinitamente mais que todos os atos que poderiam fazer todas as criaturas do mundo, ainda que fossem todas abrasados Serafins.
Considera, pois, que aumentos de glória teria a Santíssima Trindade, com as adorações e louvores que Jesus Cristo lhe deu neste templo!
E se tu deves também ser templo da Santíssima Trindade pela graça, pede a este Senhor, que faça o teu coração conforme ao seu ardentíssimo Coração.

Segundo Dia Oh! Coração de Jesus, Coração inflamado de amor para com os homens, ah! Por que é que eles vos correspondem tão mal e soh! com desprezo vos tratam?
E eu também fui do número desses ingratos que não vos sabem amar!
Não permitais que para o futuro viva ainda esquecido do vosso amor.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Artífice do Diviníssimo Sacramento.
Pondera, minha alma, que do soberano Coração de Jesus saiu o Diviníssimo Sacramento, onde temos depositado o Sangue precioso que manou do seu lado; e foi a tal fineza do Coração de Jesus, disse o Senhor a uma serva sua, que se não se deixara no Sacramento, não poderia morrer na cruz.
Tão apegado estava aquele amante Coração aos homens, que impacientemente de ausências, vendo que havia de partir para o Pai, inventou esta indústria amorosa de partir e ficar juntamente, de glorificar aos Santos no céu e nos fazer companhia na terra.
Considera, minha alma, quanto deves ao abrasado Coração do teu Senhor, e confunde-te de tão pouco lhe agradeces a instituição de um Sacramento, em que ele te comunica infinitos bens.

Terceiro Dia Oh! Coração de Jesus, desejoso de ser amado, Coração que achais vossas delícias em ser amado pelos homens, eu merecia, pelo meus pecados, viver privado da vossa graça: mas vejo que ainda continuais a pedir-me o meu amor.
Ah! Fazei que muito vos ame um pecador que muito vos tem ofendido.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Sarça de penetrantes espinhos.
Pondera, minha alma, que desde que principiaram neste Coração os alentos da vida, até que cessaram na morte, nunca viveu sem penas este inocente Coração;
Porque como logo que esteve animado aceitou o preceito de padecer pelos homens, logo com a vida principiaram as suas penas.
Antes que chegassem os tormentos exteriores, Jesus suportava interiormente as penas, vendo as grandes ofensas que os homens faziam a seu Eterno Pai.
No horto foi tão viva a representação das penas que rompeu o sangue por todos os poros. E se as penas somente consideradas causaram tanta amargura, que seria sofrê-las na realidade!
Confunde-te, minha alma, da tibieza com que amas este Divino Coração, e da negligência com que o imitas, pois tens tanta repugnância em padecer, e tanto foges de te mortificar.

Quarto Dia Oh! Coração aflito de Jesus, detesto o que vos desagrada.
Dai-me tal horror ao pecado que tenha medo até das mais leves faltas, unicamente porque vos desgostam a Vós, que sois digno de amor infinito.
Concedei-me a graça, meu amável Salvador, de sempre me dirigir a Vós com esta súplica: Oh! meu Jesus, daí-me o vosso amor.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Fornalha de abrasadíssima Caridade.
Pondera, minha alma, que o extremo com que este Sagrado Coração amou e ama a Deus, soh! o mesmo Deus, o pode compreender.
O seu peito era fornalha abrasadora cujas chamas subiam até Deus.
Veio à terra este Amor ardentíssimo para lhe atear fogo, e sendo o mundo tão grande, ainda sobrariam incêndios se o mundo fora infinitas vezes maior.
As raras finezas que o Senhor operou por amor de nós e os contínuos benefícios que nos está fazendo, tudo são chamas que continuamente saem desde a fornalha de abrasadíssima caridade.
E é possível minha alma, que vendo-se o teu coração rodeado de tantas chamas quantos são os benefícios que recebes do Coração de Jesus, ainda esteja frio e tíbio?

Quinto Dia Oh! Coração misericordioso de Jesus, quando me achava na vossa desgraça, vossa bondade me iluminou e me ofereceu o perdão; concedei-me a graça de chorar os meus pecados e de desejar o vosso amor.
Ah! Não deixeis, oh! meu Jesus, de ter pecado de mim.
A misericórdia que vos peço é que me comuniquei luz e força para que nunca mais vos veja ingrato.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Paraíso de celestiais delícias.
Pondera, minha alma, que neste suavíssimo Coração se encerram todas as delícias do paraíso.
Ele é o mar onde entram e donde saem todos os rios dos divinos regalos; entram nele comunicados por Deus, e saem dele para deliciarem as almas justas.
No paraíso deste Coração deu o Senhor entrada a muitos Santos, que se singularizaram em virtudes eminentes, e vendo-se eles quase submergidos em um mar de consolações, pediam ao Senhor que lhes moderasse, porque sem desfalecerem, não podiam suportar abundância tão excessiva.
Pobre de ti, minha alma, que tão pouco participas destas riquezas!
Mas de que te admiras se tu não amas aquele amor?
Aprende a amá-lo e serás digna das delícias deste paraíso.

Sexto Dia Oh! Coração generoso de Jesus, está no vosso poder tornar meu coração inteiramente vosso.
De mim mesmo nada tenho e nada posso; mas vós me destes um coração que pode de hoje em diante a vossa santa vontade seja a única regra de todos os meus pensamentos, desejos e ações.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, riquíssimo de tesouros e graças.
Pondera, minha alma, que assim como o tesouro é um agregado de muitas riquezas, também o Coração de Jesus é um depósito de infinitas graças.
Aqui acharás uma inocência suma, uma humildade de profundíssima, uma fortaleza imensa, uma sabedoria infinita; e enfim para fazeres conceito das graças e riquezas deste tesouro, hás de primeiro considerar quem as comunicou e a quem se comunicaram.
O Eterno Pai foi quem as comunicou, e foi ao Filho de Deus humanado a quem elas se comunicaram.
E tendo o Eterno Pai uma liberdade infinita, que graças não receberia o Filho de Deus desta infinita liberdade?
Aqui se perde o entendimento e se abisma a consideração humana.
Minha alma, se as graças deste tesouro são tantas, ama a este Coração, para poderes participar das suas riquezas.

Sétimo Dia Oh! Coração reconhecido de Jesus, tenho-me mostrado sempre reconhecido de Jesus, tenho-me mostrado sempre reconhecido às criaturas, ao passo que soh! convosco tenho sido ingrato.
Amável Jesus, quero agora amar-vos sobre todas as coisas e mais que a mim mesmo; o resto da minha vida, quero empregá-lo unicamente em vos amar, oh! bem supremo da minha alma.
Fazei que conheça a vossa santa vontade e pronto estou para tudo, com o socorro da vossa graça.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Abismo de imensa piedade.
Pondera, minha alma, que é tão piedoso este amante Coração, que a ninguém recusa a sua piedade; logo que alguma alma aflita recorre a ele, com fé viva, logo acode a consolá-la com o remédio, tanto que vê alguma atribulada, logo piedoso para ela corre com o seu afeto para a socorrer.
Vendo-se ofendido com as nossas culpas dissimula tudo, e espera o arrependimento para nos perdoar.
Se depois de arrependidos tornamos a recair nas mesmas misérias, ainda não cansa a sua paciência, ainda não se esgota a sue misericórdia, ainda não nos fecha as portas da piedade; mas antes busca-nos com auxílios, e chama-nos com repetidas inspirações; e se tornamos a ele, logo se alegra, e se põe bem conosco.
E crendo tu, minha alma, tudo isto ainda não morres de amor por este Coração?

Oitavo Dia Oh! Coração desprezado de Jesus, abismo de misericórdia e de amor, ah! Não permitais que para mim as vossas dores sejam como que perdidas.
Lembrai-vos oh! meu Jesus, das lágrimas e do sangue que derramastes por meu amor e perdoai-me.
Fazei que eu morra para mim mesmo, a fim de viver unicamente para Vós uma vida fervorosa no vosso santo amor.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Atrativo dos nossos corações.
Pondera, minha alma, como disse Nosso Senhor, que soh! depois de se ver exaltado na Cruz, e não antes, é que lhes abririam o lado, ficando assim patente o seu amante Coração.
Porque julgou o Senhor que quem pusesse os olhos nele atraído por suavíssima violência, certissimamente se havia de render.
E se tu, minha alma, te não rendes, é porque não pões nele os olhos.
Se tu visses que deste Coração manam as celestiais verdades com que se afugentam as trevas das culpas; se visses como dele emana o fogo que abrasa as almas frias, as luzes que desterram as nossas ignorâncias, as misericórdias que lavam as nossas culpas, as doçuras, os auxílios, as inspirações;
E enfim se visses que deste Coração mana todo bem, deixarias de amar este Coração? Deixarias de ficar presa com laços de tanto amor?

Nono Dia Oh! Coração de Jesus, fiel para com aqueles que chamais ao vosso amor; quantas vezes, depois de ter prometido ser todo vosso, não vos neguei o meu amor!
Reconheço a minha ingratidão e detesto-a sinceramente.
Inflamai meu pobre coração no fogo daquele amor em que o vosso está abrasado por mim.
Oh! Maria, mãe do belo amor, ajudai-me a amar o vosso Filho Jesus.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai.
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Meditação:
O Coração de Jesus, Penhor da vida eterna.
Pondera, minha alma, que assim como o coração humano é o princípio da vida temporal, assim o Coração de Jesus é para nós o princípio da vida eterna.
Se para a vida eterna é necessário o perdão das culpas e a remissão dos pecados, saindo deste coração sangue e água (sangue que é o fundamento da nossa redenção e água, representação do batismo, sem o qual ninguém entra para a glória), segue-se daqui que este coração é a porta por onde todos entram para a vida eterna.
Pois, minha alma, se tu crês tudo isso, saibas que se amares a este divino Coração e o imitares, alcançarás a graça e conservarás a glória na vida eterna.



NOVENA PARA A FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO

Oração Final para todos os dias

Oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

V. Coração de Jesus, abrasado em nosso amor.
R. Inflamai o nosso coração de amor a Vós.

Primeiro Dia

O Coração de Jesus, templo da Santíssima Trindade

Um só! ato de adoração e de amor, ou de outra qualquer virtude, que saísse do Coração de Cristo, pela sua união à pessoa do Verbo Divino, era para Deus infinitamente mais valioso do que os atos de todas as pessoas deste mundo, ainda as mais santas. Nós também devemos ser templos vivos de Deus pela graça: peçamos ao Sagrado Coração que faça o nosso coração semelhante ao dele.
oh! Coração amável de Jesus, Coração Puríssimo e santíssimo, todo cheio de amor; Coração em que reinam todas as perfeições e virtudes; Vós mereceis o amor de todos os corações. Destruí no meu coração todas as afeições que impedem de ser todo vosso.
Eu vos amo, oh! meu Jesus, e não quero amar senão a Vós.

Segundo Dia

O Coração de Jesus, artífice da Eucaristia

A Eucaristia é o maior presente do Coração de Cristo.
Fonte e coroa de toda a vida da Igreja, a Eucaristia-Sacrifício da Missa renova no altar a Obra da Redenção; A Eucaristia-Sacramento é vida. Eucaristia-presença real é o amor vivo de Cristo na nossa caminhada para o Pai.
oh! Coração de Jesus, Coração inflamado de amor para com os homens, por que é que eles correspondem tão mal e só! com desprezo vos tratam? E eu também fui do número desses ingratos que não vos sabem amar.
Não permitais que, para o futuro, viva ainda esquecido do vosso amor.

Terceiro Dia

O Coração de Cristo, sarça de penetrantes espinhos

Toda a vida de Cristo, até à Sua gloriosa Ressurreição, foi Cruz e martírio, porque desde o primeiro instante Cristo aceitou o preço da Redenção marcado pelo Pai, no Seu plano salvífico. A visão dos seus sofrimentos redentores foi tão viva que, no Jardim das Oliveiras, fez com que suasse sangue. Saibamos transformar os nossos sofrimentos em provas de amor.
oh! Coração de Jesus, desejoso de ser amado, Coração que achais vossas delícias em ser amado pelos homens, eu merecia, pelos meus pecados, viver privado da vossa graça; mas vejo que ainda continuais a pedir-me o meu amor.
Fazei que muito vos ame um pecador que muito vos tem ofendido.

Quarto Dia

O Coração de Jesus, fornalha ardente de caridade

Assim O invocamos na ladainha do Sagrado Coração.
Só! Deus pode medir o amor de Cristo para com o Pai e para com os homens. Ele o demonstrou cumprindo fidelissimamente a vontade do Pai e entregando-se inteiramente pela salvação dos homens. Como procuramos nós imitar esse amor e corresponder-lhe na nossa vida diária?
oh! Coração aflito de Jesus, detesto o que vos desagrada. Dai-me tal horror ao pecado que tenha medo até das mais leves faltas, unicamente porque desgostam a Vós, que sois digno de amor infinito.
Concedei-me a graça, meu amável Salvador, de sempre me dirigir a Vós com esta súplica:
oh! meu Jesus, dai-me o vosso amor.

Quinto Dia

O Coração de Jesus, paraíso de delícias celestes

O Coração de Cristo é um oceano para onde afluem todos os rios da caridade do Pai e donde saem todos os rios de graças que santificam as almas, porque nele se encerram todas as riquezas do amor divino. Esses tesouros infinitos de amor e de vida estão sempre à nossa disposição.
oh! Coração misericordioso de Jesus, quando me achava na desgraça, vossa bondade me iluminou e me ofereceu o perdão; Concedei-me a graça de chorar os meus pecados e de desejar o vosso amor. Não deixeis, oh! meu Jesus, de ter piedade de mim.
A misericórdia que vos peço é que me comuniqueis luz e força para que nunca mais vos seja ingrato.

Sexto Dia

O Coração de Jesus, riquíssimo de virtudes

O Coração de Cristo é um coração adornado de todas as virtudes: inocência, humildade, fortaleza, mansidão, sabedoria... Basta ler o Evangelho para descobrir as virtudes e as graças do Seu Coração divino. Procuremos ter na nossa vida de todos os dias os mesmos sentimentos que animam e que enriquecem esse Coração divino.
oh! Coração generoso de Jesus, está no vosso poder tornar o meu coração inteiramente vosso. De mim mesmo nada tenho e nada posso; mas vós me destes um coração que pode e deseja amar-vos.
Fazei pois, oh! meu Jesus, que de hoje em diante a vossa santa vontade seja a única orientação de todos os meus pensamentos, desejos e ações.

Sétimo Dia

O Coração de Jesus, abismo de misericórdia.

Basta lembrar como Cristo acolhia e tratava os pecadores: os publicanos, o paralítico, a Madalena, a adúltera, o bom ladrão e tantos outros. Ele mesmo afirmou: "Eu vim a este mundo para salvar os pecadores".
Essa atitude de Cristo nos inspira confiança e nos ensina de que maneira devemos tratar os pecadores.
oh! Coração reconhecido de Jesus, tenho-me mostrado sempre reconhecido às criaturas, ao passo que só! convosco tenho sido ingrato.
Amável Jesus, quero agora amar-vos sobre todas as coisas e mais que a mim mesmo; O resto da minha vida, quero empregá-lo unicamente em vos amar, oh! bem supremo da minha alma.
Fazei que conheça a vossa santa vontade e pronto estou para tudo, com o socorro da vossa graça.

Oitavo Dia

O Coração de Jesus, atrativo dos nossos corações

Do lado aberto de Cristo, no Calvário, jorraram sangue e água. Sangue e água que simbolizam a Igreja e os Sacramentos. A Igreja é o caminho normal para Cristo; Os Sacramentos são os canais que nos comunicam as graças da Redenção. Cristo nos atrai continuamente a Si pela Igreja e pelos Sacramentos.
Apreciamos suficientemente o tesouro espiritual que temos na Igreja e nos Sacramentos?
oh! Coração desprezado de Jesus, abismo de misericórdia e de amor, não permitais que para mim as vossas dores sejam como que perdidas. Lembrai-vos,
oh! meu Jesus, das lágrimas e do sangue que derramastes por meu amor e perdoai-me.
Fazei que eu morra para mim mesmo, a fim de viver unicamente para Vós uma vida fervorosa no vosso santo temor.

Nono Dia

O Coração de Jesus, paraíso de delícias celestes

Assim como o coração humano é o motor da nossa vida física, assim também a caridade é o motor da nossa vida sobrenatural e eterna. Quem vive no Amor não pode condenar-se, porque o Amor é a vida de todos os que são realmente filhos de Deus, em Cristo e no Espírito Santo. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo. Amém, Aleluia!
oh! Coração de Jesus, fiel para com aqueles que chamais ao vosso amor; quantas vezes, depois de ter prometido ser todo vosso, vos neguei o meu amor.
Reconheço a minha ingratidão e penitencio-me sinceramente.
Inflamai meu pobre coração no fogo daquele amor em que o vosso está abrasado por mim.
oh! Maria, mãe do belo amor, ajudai-me a amar o vosso Filho Jesus.

Orações finais:

          Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.

            Sagrado Coração de meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Oremos:
oh! Deus, que no Coração de vosso Filho, ferido por nossos pecados, vos dignais prodigalizar-nos os infinitos tesouros do amor, nós vos rogamos que, rendendo-lhe o preito de nossa devoção e piedade, também cumpramos dignamente para com ele o dever de reparação. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.


NOVENA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS III

Oração Preparatória para todos os dias Oh! Coração diviníssimo de meu amado Jesus, em quem a Santíssima Trindade depositou tesouros imensos de celestiais graças!
Concedei-me um coração semelhante a Vós mesmo, e a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, vosso sagrado culto e bem de minha alma. Amém
Rezar a oração do dia que corresponda.

Primeiro Dia 
Oração:
Oh! Coração Sacratíssimo e poderoso de Jesus, que, com fervorosissimos desejos e ardentíssimos amor, desejais corrigir e desterrar a secura e fraqueza de nossos corações!
Inflamai e consume as maldades e imperfeições do meu, para que se abrase em vosso amor; Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra Vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias em reverência as três insígnias da Paixão com que se mostrou o Sagrado Coração a Santa Margarida de Alacoque e as orações finais.

Segundo Dia 
Oração:
Oh! Coração amabilíssimo de Jesus, celestial porta por onde nós chegamos a Deus e Deus vem a nós!
Dignai-vos estar atento a nossos desejos e amorosos suspiros, para que, entrando por vos na casa de vosso Eterno Pai, recebamos suas celestiais benções e copiosas graças para amar-vos.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Terceiro Dia 
Oração:
Oh! Coração Santíssimo de Jesus, caminho para a mansão eterna e fonte de águas vivas! Concedei-me que siga vossas sendas retíssimas para a perfeição e para o céu, e que beba de vós a água doce e saudável da verdadeira virtude e devoção, que apaga a sede de todas as coisas temporais.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Quarto Dia 
Oração:
Oh! Coração puríssimo de Jesus, espelho cristalino em quem resplandece toda a perfeição!
Concedei-me que eu possa contemplar-vos perfeitamente, para que aspire a formar em meu coração a vossa semelhança, na oração, na ação e em todos os meus pensamentos, palavras e obras.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Quinto Dia 
Oração:
Oh! Coração dulcíssimo de Jesus, parte da Trindade venerada, por quem se tornam perfeitas todas as nossas obras!
Eu vos ofereço as minhas, ainda que tão imperfeitas, para que suprindo vós a minha negligência, possam parecer muito perfeitas e agradáveis ante o divino acatamento.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Sexto Dia 
Oração:
Oh! Coração amplíssimo de Jesus, templo sagrado onde me mandais que habite com toda minha alma, potencias e sentidos!
Graças vos dou pela inexplicável quietude. Sossego e alegria que eu tenho achado neste templo maravilhosos da paz, onde descansarei eternamente.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Sétimo Dia 
Oração:
Oh! Coração clementíssimo de Jesus!, divino propiciatório, pelo qual ofereceu o Eterno Pai que ouviria sempre nossas orações, dizendo: "Peça-me pelo Coração de meu amantíssimo Filho Jesus; por este Coração te ouvirei, e alcançarás quanto me peças". Apresento através de Vós a vosso Eterno Pai todos os meus pedidos, para conseguir o fruto que desejo.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Oitavo Dia 
Oração:
Oh! Coração amantíssimo de Jesus, trono ígneo e lucidíssimo, inflamado no amor dos homens, a quem desejais abrasados mutuamente em vosso amor!
Eu desejo viver sempre respirando chamas de amor divino em que me abrase, e com que acenda a todo o mundo, para que nós correspondamos a vós amorosos e obsequiosos.
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma.
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Nono Dia 
Oração:
Oh! Coração dolorosíssimo de Jesus, que para abrandar nossa dureza e fazer mais patente o amor com que padecestes tantas dores e penas para salvar-nos, vós quisestes nos mostrar a cruz, a coroa de espinhos e ferida da lança, com que vos manifestastes paciente e amante ao mesmo tempo!
Dai-me a graça de ressarcir as injúrias e ingratidões feitas contra vós.
Oh! amantíssimo Coração!,concedei-me a graça que vos peço nesta novena, se é para maior glória de Deus, culto vosso e bem de minha alma. Amém
Três Pai-Nossos e três Ave-Marias e as orações finais.

Orações Finais Ao Pai eterno. 
Oh! Pai Eterno! Por meio do Coração de Jesus, minha vida, minha verdade e meu caminho, chego a vossa Majestade; por meio deste adorável Coração, vos adoro por todos os homens que não vos adoram; vos amo por todos os que não vos amam; vos conheço por todos os que, voluntariamente cegos, não querem conhecer-vos.
Por este diviníssimo Coração desejo satisfazer a vossa Majestade por todas as obrigações que vos tem todos os homens; vos ofereço todas as almas redimidas com o precioso sangue de vosso divino Filho, e vos peço humildemente a conversão de todas pelo o mesmo suavíssimo Coração.
Não permitais que seja por mais tempo ignorado por elas o meu amado Jesus; fazei que vivam por Jesus, que morreu por todas elas.
Apresento também a vossa Majestade, por este Santíssimo Coração, vossos servos, meus amigos, e vos peço que concedeis seu Espírito Santo, para que, sendo seu protetor o mesmo Santíssimo Coração, mereçam estar convosco eternamente. Amém.
Fazer aqui o pedido que se deseja obter com esta novena

Oração: Oh! Coração diviníssimo de Jesus, digníssimo da adoração dos homens e dos anjos!
Oh! Coração inefável e verdadeiramente amável, digno de ser adorado com infinitas glórias, por ser fonte de todos os bens, por ser origem de todas as virtudes, por ser o objeto em quem mais se agrada toda a Santíssima Trindade entre todas as criaturas!
Oh! Coração dulcíssimo de Jesus! eu profundíssimamente vos adoro com todas as forças de meu pobre coração, eu vos adoro, eu vos ofereço as adorações todas dos mais amantes serafins e de toda vossa corte celestial e todas as que vos pode dar o Coração de vossa Mãe Santíssima. Amém.


NOVENA AOS DOIS CORAÇÕES
(Rezar durante nove dias seguidos)

Oh!, Sagrado Coração de Jesus, que por amor vos deixastes traspassar derramando sangue e água, vos pedimos nos liberes, purifiques e nos concedais a graça de que nossos corações sejam transformados de corações de pedra a corações de carne.

Que ao contemplar o amor e sacrifício de Vosso Coração, sejamos movidos a passar do egoísmo ao amor; do orgulho a humildade; da rebeldia a mansidão.
Oh!, Imaculado Coração de Maria, que por vossa perfeita comunhão de amor com o Coração de vosso filho, recebestes espiritualmente a mesma espada que lhe traspasso o Coração, vos pedimos nos ensineis a alcançar essa mesma comunhão de amor.

Que nossos corações a imitação do vosso, Mãe, sejam dóceis a ação do Espírito Santo, para que assim sejam instrumentos de paz, luz, vida, verdade e amor.
Oh!, corações de Jesus e de Maria, cujo triunfo e reinado espiritual esperamos e desejamos, pedimos nos concedam a graça de... 
( pedir a graça )

Manifestem vosso reinado em nossos corações através de uma vida de santidade e virtude, para que assim possamos nesses tempos cumprir a missão de ser apóstolos de vossos Dois Corações. Amem!


NOVENA DE CONSAGRAÇÃO
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(Rezar durante nove dias seguidos)

Oh! Senhor Jesus Cristo, confio esta intenção ao Vosso Sagrado Coração... (dizer qual a intenção que se recomenda) 
Olhai apenas para mim e fazei aquilo que o Vosso Coração Vos inspirar...
Que o Vosso Coração decida...
Eu conto com Ele... Tenho confiança n'Ele...
Lanço-me na Sua Misericórdia.

Senhor Jesus, Vós não me desiludireis.
Sagrado Coração de Jesus, confio em Vós.
Sagrado Coração de Jesus, creio no Vosso Amor por mim.
Sagrado Coração de Jesus, venha a nós o Vosso Reino.
Oh! Sagrado Coração de Jesus, tenho-Vos pedido muitas graças, mas imploro-Vos ardentemente esta. Tomai-a, coloca no Vosso Sagrado Coração; quando o Eterno Pai a vir, coberta com o Vosso Precioso Sangue, não me a recusará.

Esta não mais será a minha oração, mas sim a Vossa, Jesus.
Oh! Sagrado Coração de Jesus, eu ponho a minha confiança em Vós; que eu nunca seja confundido. Amém.


NOVENA DE CONFIANÇA
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(Rezar durante nove dias seguidos)

Oh! Senhor Jesus, a Vós Sagrado Coração eu confio esta intenção ... somente olhai-me , então me mostres o que o vosso coração quer de mim.
Deixai que Vosso Sagrado Coração decida...eu confio em Vós...
Me abandono em Vossa misericórdia, Senhor Jesus! Ela não me faltará.
Sagrado Coração de Jesus, em Vós confio.
Sagrado Coração de Jesus, creio em Vosso amor por mim.
Sagrado Coração de Jesus, que venha a nós o vosso Reino.
Oh! Sagrado Coração de Jesus, tenho pedido por tantos favores, mas com fervor te imploro por este pedido.
Tomai meu pedido, colocai em Vosso Coração aberto, e quando o Pai Eterno a olhar, coberta por Vosso precioso Sangue, não poderá recusar .
Já não será mais minha oração, mas sim Vossa, Oh! Jesus.
Oh! Sagrado Coração de Jesus, ponho toda meu confiança em Vós.
Nunca permitais que eu me confunda...
Amém.



NOVENA BREVE
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(Repetir 3 vezes até completar 9 dias)

Oh! Jesus meu, que dissestes: "Em verdade vos digo, pedi e obtereis, buscai e encontrareis, chamai e vos abrirão" Eis me aqui porque eu chamo, eu busco, eu peço a graça... (mencione o favor que deseja) Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio em Ti.

Oh! Jesus meu, que dissestes: "Em verdade vos digo todo aquilo que pedireis em meu nome a meu Pai, Ele vos concederá" Eis me aqui porque ao Eterno Pai, em vosso nome, eu peço a graça ... (mencione o favor que deseja) 
Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio em Ti.

Oh! Jesus meu, que dissestes: "Em verdade vos digo, passarão os céus e a terra, mas minhas palavras jamais passarão." Eis me aqui que esperando na infalibilidade de tuas santas palavras, eu peço a graça ... (mencione o favor que deseja)
Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.
Sagrado Coração de Jesus, confio em Ti.

Oração Final
Oh! Sagrado Coração de Jesus, ao qual é impossível não sentir compaixão pelos infelizes, tem piedade de nós pobres pecadores e concedei-nos as graças que pedimos por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa e nossa terna Mãe.

São José, Pai adotivo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.




TRÍDUO AO SANTÍSSIMO CORAÇÃO
POR UM DOENTE

I. Amorosíssimo Filho de Deus, que vos quisestes fazer homem e empregar vossa vida em beneficiar a todos, dignai-vos atender benignamente às súplicas que vos apresentamos por um doente querido.
Lembrai-vos da infinita amabilidade, com que se enternecia vosso Coração à vista de tantos enfermos, e não deixava que se retirassem, sem terem recobrado a saúde.
Porventura vosso Coração, por estar agora cercado de glória, mudou de natureza?
Perdeu talvez a sensibilidade ou bondade para com seus filhos?
Longe de nós tal suspeita, que fora para vós tão injuriosa.
Apiedai-vos pois do melindroso estado deste doente, e mais em virtude da bondade do vosso Coração, do que dos nossos rogos, atendei-nos prontamente.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai...
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

II. Clementíssimo Coração de Jesus, oceano de bondade e fonte inesgotável de todas as graças, não desprezeis as súplicas que vos apresentamos.
Lembrai-vos que durante vossa vida mortal, movido pelas lágrimas da Cananéia, que vos pedia por sua filha, concedestes quanto desejava.
Lembrai-vos que compadecido do Centurião, que vos rogava o restabelecimento de seu servo embora distante, o curaste.
Lembrai-vos também, que entrando um dia na casa de Pedro, lhe saraste a sogra, livrando-a de ardentíssima febre que a consumia.
Valei-nos pois, também a nós, curando o doente que recomendamos à vossa bondade infinita.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai...
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

III. E a quem poderíamos recorrer com mais firme confiança de sermos atendidos, do que a Vós, dulcíssimo Coração de Jesus?
Vós dissestes a vossa predileta discípula Santa Margarida que não recusaríeis qualquer graça que vos pedíssemos pelos merecimentos do vosso Coração, contanto que se não opusesse ao bem de nossas almas.
Cumpri, pois, ó fidelíssimo Coração, vossa palavra, e, se não o embarga o bem da lama da pessoa recomendada, restituí-lhe a saúde.
Não nos recuseis esta mercê; pois nós não cessaremos enquanto não nos disserdes as palavras consoladoras: " Eu sou a tua saúde, quero que sares".
oh! Maria, que sois a mais terna de todas as Mães, intercedei por nós e implorai-nos a graça que tão encarecidamente pedimos. 
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai...
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

Quando a graça for alcançada rezar o tríduo de agradecimento ao Sagrado Coração de Jesus.



TRÍDUO DE AGRADECIMENTO
AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

I. Primeiro DiaOh! Coração bondoso do meu Jesus, quanto fostes fiel às vossas promessas!
Vós afiançastes à vossa dileta discípula santa Margarida que nos concederíeis qualquer graça, que vos pedíssemos pelos vossos merecimentos, contanto que se não opusesse ao bem da nossa alma.
Ora, fiados nessas promessas, recorremos a Vós em nossas tribulações e vos dignastes valer-nos prontamente.
Sede para sempre Bendito! Para vos agradecer a mercê que dispensastes, nós vos oferecemos os tributos de graças que os anjos e os santos vos prestam no céu e junto com eles repetimos:
Bendito seja sempre e louvado o Coração que assim nos valeu.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai...
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

II.Segundo Dia
Não aconteça jamais, oh! Coração diviníssimo de Jesus, que de nós também vos queixeis, como dos leprosos, que depois de curados nem foram sequer vos agradecer.
Não. Queremos, pelo contrário, imitar o único dentre eles que, mal se viu curado, voltou, glorificando a Deus, em altas vozes e se prostrou, dando-vos humílimas graças. Do mesmo modo vos bendizemos repetindo:
Bendito seja sempre e louvado o Coração que assim nos valeu.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai...
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

III.Terceiro Dia
Pouco nos aproveitariam, oh! Senhor, as mercês até aqui recebidas, se delas não tomássemos impulsos, para confiarmos sempre mais em Vós, e crescermos na devoção ao vosso Coração.
São estes os propósitos que fazemos agora na vossa presença e ao mesmo tempo as graças que vos pedimos.
Sim, oh! Jesus, dai-nos uma confiança ilimitada, perpétua, sincera, no vosso Coração, em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, de sorte que Só Nele busquemos o remédio a todos os nossos males.
Fazei que cresça sempre em nós a devoção verdadeira, terna e confiante ao vosso Abençoado Coração, afim de que recorrendo sempre a ele, e alcançando quando pedimos, possamos cheios de reconhecimento e de júbilo, repetir:
Bendito seja sempre e louvado o Coração que assim nos valeu.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai...
Doce Coração do meu Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.

_______________________________________________________________________

TERÇO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
300 dias de indulgência plenária nas condições habituais
a quem recitar esta invocação diariamente durante um mês.

Nas contas grandes:
Lembrai-Vos, oh! misericordiosíssimo Jesus que sois um com o Pai bondosíssimo e cheio de ternura para com os seus filhos, certo de Vosso infinito amor, eu me entrego ao Vosso Coração, onde encontro a força, a perseverança, a paz, a alegria e a doce confiança em minhas súplicas, segundo Vossas palavras:
“Pedi e recebereis... Buscai e achareis... Batei e abrir-se-vos-á...”
Eu bato, procuro e peço esta graça que me é tão necessária (...) , tudo para maior glória de Deus e bem de Vossos filhos. Amém.

Nas contas pequenas:
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!


TERÇO - COROA AO SAGRADO CORAÇÃO

Descrição do terço:
Trinta e três contas cor de vinho - referentes aos trinta e três anos de Jesus - tendo no início a cruz e três contas juntas.

Na cruz:
Coração de Jesus, eu confio em Vós.
Por isso, deposito em Vosso Coração meus sofrimentos e minhas esperanças.
Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós!.

Nas trinta e três contas: 
Sagrado Coração de Jesus, protegei nosso lar, nossa família e nossa pátria de todo o mal e de todo o pecado.
Tende piedade de nós, das almas e dos pecadores do mundo.

Final:
Três Glórias.



O ROSÁRIO DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
(A TRÍPLICE COROA EM HONRA)

            Início:
          Eis o coração que tanto amou os homens.
          Senhor, Vosso amor nos chamou, ao mesmo tempo, à vida e à graça.
          Após a queda nos prometeu e cada vez de novo nos promete a Redenção.
          O grande sacrifício da reparação teve início na humildade da Encarnação.
          Em Vossa Infância, Senhor, Vosso amor nos cativou pela mansidão, pela humildade e pelas primeiras imolações.
          Nos trabalhos apostólicos e nas longas vigílias de oração, o Vosso Coração ardia de amor por todos nós. Muito mais ainda na agonia, quando o peso de nossos pecados vos fez suar sangue.
          Na cruz, Vosso Coração foi aberto pela lança, como supremo testemunho do sacrifício de amor pelo Pai e pelos homens.
          A Eucaristia e os demais Sacramentos são fruto do vosso Coração, enquanto doação e convite de amor.
           Vosso coração nos prepara um lugar na pátria celeste!
           Por isso Vos louvamos, no Mistério do Vosso amor.

Na cruz: 
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.

Nas três primeiras contas:
Seja amado por toda parte.
O Sagrado Coração de Jesus.

Antes de cada dezena, anunciando o mistério:
Jesus, manso e humilde de coração.
Fazei meu coração semelhante ao Vosso.

Nas contas pequenas:
Sagrado Coração de Jesus.
Ensinai-me a lição do amor.

No fim de cada dezena:
Glória ao Pai...

 
Mistérios da Encarnação e Vida de Cristo
Primeiro mistério:O Coração de Jesus na Sua Oferta ao Pai 
Segundo mistério: O Coração de Jesus na Sua Infância 
Terceiro mistério: O Coração de Jesus na Sua Vida oculta 
Quarto mistério: O Coração de Jesus na Sua Vida Apostólica 
Quinto mistério: O Coração de Jesus todo dedicado aos enfermos e pecadores

Mistérios da Paixão de Cristo 
Primeiro mistério: O Coração de Jesus na Sua agonia 
Segundo mistério: O Coração de Jesus insultado e blasfemado
Terceiro mistério: O Coração de Jesus oprimido de dores 
Quarto mistério: O Coração de Jesus abandonado por todos 
Quinto mistério: O Coração de Jesus transpassado pela lança

Mistérios do Coração Eucarístico de Cristo
Primeiro mistério: O Coração de Jesus manifestação visível do amor de Deus
Segundo mistério: O Coração de Jesus de onde brotou sangue e água, fonte de toda a vida cristã
Terceiro mistério: O Coração de Jesus presente na Eucaristia 
Quarto mistério: O Coração de Jesus que nos convida a partilhar 
Quinto mistério: O Coração de Jesus anúncio de uma nova civilização, a civilização do amor

Oração final ao Coração de Jesus: Senhor Jesus acreditamos e confiamos no amor que o Pai tem para conosco.
Acolhemos o Vosso convite“Vinde a Mim todos. Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração”. O Vosso Coração, humano e divino, revela o mistério da bondade do Pai, convida à conversão, dá-nos paz e esperança.
Do Vosso Coração transpassado na cruz, nasceram a Igreja e os Sacramentos.
Queremos beber, com alegria, dessa fonte de salvação.
Vemos em Vós o modelo do homem novo, criado segundo Deus, em justiça e em verdadeira santidade, o homem de coração novo, a mais perfeita imagem do Deus invisível.
O Vosso Coração é sinal e convite:
Nele contemplamos o segredo íntimo de Vossa pessoa e não podemos ficar indiferentes diante de Vossa solicitude pelos famintos, doentes e pecadores.
Destes a Vida em obediência ao Pai e por amor dos homens.
Rezastes e morrestes pela união dos homens com o Pai e dos homens entre si.
Vosso caminho é também o nosso caminho.
Fazei o nosso coração semelhante ao Vosso. Amém.


COROINHA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Meu amorossíssimo Jesus, quando medito no vosso clementíssimo Coração e o vejo todo cheio de piedade e doçura para com os pecadores, a minha alma se inunda de alegria e sinto-me cheio de doce confiança de ser por Vós benignamente recebido.
Ah! Quantos pecados tenho eu cometido!
Mas agora, qual outro Pedro e qual outra Madalena penitente, os choro e detesto porque são ofensas feitas a vós, ó meu sumo Bem.
Concedei-me o perdão de todos os pecados.
Antes morrer, eu vo-lo peço pelo vosso Santíssimo Coração, antes morrer do que tornar a ofender-vos.
Fazei que eu não viva senão para vos amar.
Um Pai-Nosso e cinco Glórias ao Pai.

Doce Coração de meu Jesus,
Fazei que eu vos ame cada vez mais.

Meu Jesus, eu bendigo o vosso humílimo Coração e vos dou graças porque, dando-mo por modelo, não só me convidais, pelo modo mais forte, a imitá-lo, mas ainda por tanta humilhações vossas me mostrais e aplanais o caminho desta imitação.
Oh! Quanto fui insensato e ingrato! Quanto me desviei do bom caminho!
Perdoai-me! Não! Nada mais quero de soberba e ambição;
Quero seguir-vos com coração humilde, através das humilhações, para alcançar assim a paz e a salvação.
Dai-me, ó Jesus, ânimo para isto e bendirei eternamente o vosso Coração.
Um Pai-Nosso e cinco Glórias ao Pai.

Doce Coração de meu Jesus,
Fazei que eu vos ame cada vez mais.

Meu Jesus, admiro o vosso pacientíssimo Coração e vos dou graças por tantos exemplos maravilhosos de invicta paciência que nos deixastes.
Pesa-me de que em vão me repreendam da minha tão grande delicadeza, que não sabe sofrer nada.
Meu amável Jesus, infundi em meu coração um ardente e constante amor às tribulações, à cruz, às mortificações e a penitência, a fim de que, seguindo-vos ao Calvário, chegue convosco à glória e a felicidade do Paraíso.
Um Pai-Nosso e cinco Glórias ao Pai.

Doce Coração de meu Jesus,
Fazei que eu vos ame cada vez mais.

Meu amado Jesus, considerando o vosso amantíssimo Coração, eu me horrorizo ao ver o meu tão diverso do vosso. Quantas vezes, infelizmente, um nada, um gesto, a menor sombra de contradição me irritam e me fazem romper em queixas. Ah! Perdoai-me estes arrebatamentos e daí-me a graça de imitar para o futuro, em qualquer contrariedade, vossa inalterável mansidão e brandura, e assim gozar sempre a vossa santa paz.
Um Pai-Nosso e cinco Glórias ao Pai.

Doce Coração de meu Jesus,
Fazei que eu vos ame cada vez mais.

Oh! Jesus, entoem-se com razão cânticos de louvor ao vosso generosíssimo Coração, que triunfou da morte e do inferno, merecendo, na verdade, toda a glória.Quanto a mim porém, estou mais que nunca humilhado ao ver meu coração tão pusilânime que estremece a qualquer zombaria e respeito humano.
Mas não será mais assim. Daí-me fortaleza e ânimo para que, depois de ter combatido e vencido na terra tenha a felicidade de triunfar convosco no céu.
Um Pai-Nosso e cinco Glórias ao Pai.

Doce Coração de meu Jesus,
Fazei que eu vos ame cada vez mais.

Voltemo-nos para Maria Santíssima: consagremos também a ela e, cheios de confiança na bondade de seu maternal Coração, lhe digamos:

Oh! Maria, augusta Mãe de Deus e também minha Mãe, pelas altas prerrogativas de vosso dulcíssimo Coração, alcançai-me uma verdadeira e constante devoção ao Santíssimo Coração de Jesus, vosso Filho, para que, encerrando-me nele com todos os meus pensamentos e afetos, cumpra fielmente todos os meus deveres e, com alegria de coração sirva a Jesus para sempre, mais especialmente neste dia.Amém.

Coração de Jesus, abrasado de amor por nós,
inflamai o nosso coração de amor por vós.

Oração:
Nós vos pedimos, Senhor, que o Espírito Santo nos inflame o coração com aquele fogo que nosso Senhor tirou do Santuário de seu Coração para espalhar sobre a terra e de cujas chamas se deseja ver tudo abrasado.
Que convosco vive e reina em união com o mesmo Espírito Santo Deus, por todos os séculos dos séculos. Amém

ENTRONIZAÇÃO DO CORAÇÃO DE JESUS EM SEU CORAÇÃO

Divino Amigo, ofendido pelos pecadores e ferido no Coração pela tibieza de tantos amigos, Vós vos queixastes à Santa Margarida: "Não acho quem me ofereça um lugar de repouso... quero que teu coração me sirva de asilo...".
Deixai-me aliviar vossa queixa e dar ao vosso Coração o asilo que tantas almas lhe negam, quando dizem, ao menos com as suas obras: "Não queremos que Ele reine sobre nós".

De minha parte, pelo contrário, só Vós haveis de ser o meu Rei. Vivei em mim que já não quero outra vida senão a vossa, nem outros interesses senão os de vossa glória.
Esvazio inteiramente meu coração e vo-lo abro de par em par.

Entrai, Senhor! Dai-me o vosso Coração.
Ele será o meu Rei muito amado.
A Ele consagro e abandono meus interesses espirituais e temporais, meus sentimentos e potências, minha vontade e todo o meu ser.

Divino Coração de Jesus, reinai no meu coração!
Imaculado Coração de Maria, defendei e dilatai nele o Reino de vosso Filho.
 Amém.





ORAÇÃO ANTE UMA IMAGEM DO SAGRADO CORAÇÃO

Oh! amantíssimo Jesus, como expressão de minha gratidão e em satisfação de meus pecados eu, N…, vos dou meu coração.

Me consagro inteiramente a Vós e me proponho nunca mais ofender-vos ou desprezar vossa santa graça. Amém.



ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
ANTE UMA GRAVE NECESSIDADE

Oh! Divino Jesus que dissestes:
«Pedi e recebereis; buscai e encontrareis; chamai e vos abrirá; porque todo o que pede recebe, e o que busca encontra, e a quem chama se abre».

Olhai-me prostrado a teus pés suplicando que me concedas uma audiência.
Tuas palavras me infundem confiança, sobre tudo agora que necessito que me faças um favor: 
(Em silêncio pedindo o favor) 
A quem hei de pedir, senão a Vós, cujo Coração é um manancial inesgotável de todas as graças e dons?
Onde hei de buscar senão no tesouro de vosso Coração, que contém todas as riquezas da clemência e generosidade divinas?
Onde hei de chamar senão a porta desse Coração Sagrado, através do qual Deus vem a nós, e por meio do qual vamos a Deus?

A Vós acudimos, Oh! Coração de Jesus, porque em Vós encontramos consolo, quando aflitos e perseguidos pedimos proteção;
Quando acabrunhados pelo peso de nossa cruz, buscamos ajuda; quando a angústia, a enfermidade, a pobreza ou o fracasso nos levam a buscar uma força superior as forças humanas.

Creio firmemente que podes conceder me a graça que imploro, porque vossa Misericórdia não tem limites e confio que vosso Coração compassivo encontrará em minhas misérias, em minhas tribulações e em minhas angústias, um motivo a mais para ouvir meu pedido.
Quero que meu coração esteja cheio da confiança com que orou o centurião romano em favor de seu criado; da confiança com que oraram as irmãs de Lázaro, os leprosos, os cegos, os paralíticos que se acercavam a Vós porque sabiam que teus ouvidos e vosso Coração estavam sempre abertos para ouvir e remediar seus males.

Sem dúvida... deixo em vossas mãos meu pedido, sabendo que vós sabes as coisas melhor que eu; e que, se não me concedes esta graça que te peço, me darás em troca outra de que muito necessita minha alma; e me concederás olhar as coisas, minha situação, meus problemas, minha vida inteira, deste outro ângulo, com mais Espírito de fé.
Qualquer que seja vossa decisão, nunca deixarei de amar-vos, adorar-vos e servir-vos, Oh! bom Jesus.
Aceitai este meu ato de perfeita adoração e submissão ao que decrete vosso Coração misericordioso. Amém.

Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória ao Pai...

Sacratíssimo Coração de Jesus, em Vós confio. (Três vezes).


fONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário