Devoções a Santíssima Trindade - 4


Devoções ao Espirito Santo - 18




Orações à Santíssima Trindade

Adoração ao Pai Eterno.

Pai-Nosso, um Ave-Maria e um glória.
Oração:
Vos adoro, Oh! Pai eterno, com toda a corte celestial, meu Deus e Senhor, e vos dou infinitas graças em nome da Santíssima Virgem, vossa filha muito amada, por todos os dons e privilégios com que a adornastes, especialmente por aquele poder com que a enaltecestes em sua gloriosa Assunção aos céus.

Adoração ao Eterno Filho.

Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.
Oração:
Vos adoro, Oh! Eterno Filho, com toda a corte celestial, meu Deus, Senhor e Redentor, e vos rendo graças infinitas em nome da Santíssima Virgem, vossa muito amada mãe, por todos os dons e privilégios com que a adornastes, especialmente por aquela suma sabedoria com que a ilustrastes em sua gloriosa Assunção ao céu.

Adoração ao Espírito Santo.

Pai-Nosso, Ave-Maria e glória.
Oração:
Vos adoro, espírito Santo Paráclito, por meu Deus e Senhor, e vos dou infinitas graças com toda a corte celestial em nome da Santíssima Virgem, vossa amantíssima Esposa por todos os dons e privilégios com que a adornastes, especialmente por aquela perfeitíssima e divina caridade com que inflamastes seu santíssimo e puríssimo coração no ato de sua gloriosíssima Assunção ao céu; e humildemente vos suplico em nome de vossa imaculada Esposa, me outorgueis a graça de perdoar me todos os gravíssimos pecados que tenho cometido desde o primeiro instante em que pude pecar; até o presente, os quais me doem infinitamente: faço firme propósito de morrer antes que voltar mais a ofender a vossa divina Majestade; e pelos altíssimos méritos e eficacíssima proteção de vossa amantíssima Esposa vos suplico me concedais a mim o preciosíssimo dom de vossa graça e divino amor, dando me aquelas luzes e particulares auxílios com os quais vossa eterna Providência tinha determinado salvar-me, e conduzir-me a Vós.

Oração a Santíssima Virgem

Vos reconheço e vos venero, Oh! Virgem Santíssima, Rainha dos céus, Senhora e Patrona do universo, como a filha do eterno Pai, mãe de seu diletíssimo Filho, e Esposa amantíssima do Espírito Santo; e prostrado aos pés de vossa grande Majestade com a maior humildade vos suplico por aquela divina caridade; de que fostes sumamente cheia em vossa Assunção ao céu, que me obtenhais a singular graça e misericórdia de por-me sob vossa seguríssima e fidelíssima proteção, e de receber-me no número daqueles felicíssimos e afortunados servos que levais escritos em vosso virginal peito. dignai-vos, Oh! mãe e Senhora minha clementíssima, aceitar meu miserável coração, minha memória, minha vontade, e as demais potências e sentidos meus interiores e exteriores;
Aceitai meus olhos, meus ouvidos, minha boca, minhas mãos e meus pés, regei-os conforme ao beneplácito de vosso Filho, a fim de que com todos os meus movimentos tenha a intenção de tributar-vos glória infinita. e por aquela sabedoria com que vos iluminou vosso amantíssimo Filho, vos rogo e suplico me alcanceis luz e claridade para conhecer-me bem a mim mesmo, meu nada, e particularmente meus pecados, para odiá-los e detesta-los sempre, e alcançai-me a luz para conhecer as tentações do inimigo infernal e seus combates ocultos e manifestos.
Especialmente, piedosíssima Mãe minha, vos suplico a graça (mencionar).

Oração à Santíssima Trindade por sua Santidade João Paulo II

Bendito sejas, Pai, que em vosso infinito amor nos tem dado a vosso Unigênito Filho, feito carne por obra do Espírito Santo no seio puríssimo da Virgem Maria, e nascido em Belém faz agora dois mil anos.
Ele se tinha feito nosso companheiro de viagem e tinha dado novo significado a historia, que é um caminho feito juntos, no trabalho e no sofrimento, na fidelidade e no amor, até aqueles céus novos e até aquela terra nova, na que Tu, vencida a morte, serás tudo em todos.
Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!
Faça Pai, que por tua graça o ano jubilar seja um tempo de conversão profunda e de alegre retorno a Vos;
Concedei-nos que seja um tempo de reconciliação entre os homens e de redescobrir a concórdia entre as nações; tempo no que as lanças se troquem em rosas, e ao fragor das armas sucedam cantos de paz.
Concedei-nos, Pai, viver o ano jubilar dóceis a voz do espírito, fiéis no seguimento de Cristo, assíduos na escuta da Palavra e na assiduidade as fontes da graça.
Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!
Sustenta, Pai, com a força do espírito, o empenho da Igreja em favor da nova evangelização e guia nossos passos pelos caminhos do mundo para anunciar a Cristo com a vida, orientando nossa peregrinação terrena a Cidade da luz.
Fazei Pai, que brilhem os discípulos de vosso Filho por seu amor fazia os pobres e oprimidos; que sejam solidários com os necessitados, e generosos nas obras de misericórdia, e indulgentes com os irmãos para obter eles mesmos de Vos indulgência e perdão.
Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!
Fazei Pai, que os discípulos de vosso Filho, purificada a memória e reconhecidas as próprias culpas, sejam uma única coisa, de sorte que o mundo creia.
Outorga que se dilate o diálogo entre os seguidores das grandes religiões, de sorte que todos os homens descubram a alegria de ser teus filhos.
Fazei que a voz suplicante de Maria, mãe das gentes, se unam às vozes orantes dos apóstolos e dos mártires cristãos, dos justos de todo povo e de todo tempo, para que o ano Santo seja para todos e para a Igreja, motivo de renovada esperança e de júbilo no espírito.
Adoração e glória a Vos, Trindade e Santíssima, único e sumo Deus!
A Vós, Pai onipotente, origem do cosmos e do homem, por Cristo, o Vivente, Senhor do tempo e da historia, no espírito que santifica o universo, a Adoração, a honra, a glória, hoje e nos séculos sem fim. Amém!

Hino a Trindade Santíssima

Deus Uno e Trino, a quem tantos Arcanjos, Querubins, Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
A vossa imensa Deidade, indivisível em três Pessoas,
Clamamos, pois nos perdoais
Nossa miséria e maldade:
Por essa benignidade
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Interminável bondade, Suma essência soberana, Santíssima Trindade:
Pois Vós divina piedade
põe fim a nosso pranto:
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
O Trino que Isaías descreve com grande céu, ele ouviu cantar no céu as angélicas Hierarquias: Para que em suas melodias
Repita nossa voz quanto
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Este Trino Sagrado, Voz do Coro celestial, contra o poder infernal a Igreja tem celebrado:
Com este elogio exaltado:
Que em fé e amor adianto, Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Da súbita morte,
Livra este Trino,
Que por esta feliz sorte
Neste mar de quebranto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
É o íris que no mar,
Na terra e no fogo,
No ar ostenta logo
Que nos quer libertar:
Por favor tão singular
Deste prodígio e encanto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
É escudo soberano,
Da divina justiça,
E da infernal malicia
Triunfa devoto o cristão:
E o demônio ruge
De terror e espanto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Em vossa bondade me escondo,
Senhor, Deus forte e imortal,
Que no coro celestial
Cantarei este Hino ;
Pois nos riscos do mundo
Me cobris com vosso manto,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.
Deus um e Trino a quem tantos
Arcanjos, Querubins,
Anjos e Serafins dizem:
Santo, Santo, Santo.

Invocação a Santíssima Trindade






 
  Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Só a Deus honra e glória.
Bendigamos o Pai e o Filho e o Espírito Santo.
Louvemo-lo e exaltemo-o para sempre.
Nós vos invocamos, nós vos louvamos,
Nós vos adoramos, oh! Santíssima Trindade.
Sois a nossa esperança, a nossa salvação,
A nossa glória, oh! Santíssima Trindade.
Livra-me, Salvai-me, vivificai-me,
Oh! Santíssima Trindade.
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente,
O Deus que era, que é, e que há de vir.
A vós a honra e o império, oh! Santíssima Trindade;
a vós a glória e o poder pelos séculos dos séculos.
Louvor, glória e ação de graças a Vós,
Oh! Santíssima Trindade.
Deus santo, Santo e forte, Santo e imortal,
Tende piedade de nós.

Novenas e Landainha a Santissima Trindade

Novena à Santíssima Trindade por Santa Teresinha do Menino Jesus

Eterno Pai, que estai no céu, onde coroais os méritos daqueles que neste mundo vos servem com fidelidade: pelo amor tão puro que vos consagrou a vossa filhinha, Teresa do Menino Jesus, a ponde de esperar, na sua filial confiança, que no céu lhe faríeis a vontade, visto como ela mesma havia sempre cumprido a vossa nesta terra, mostrai-vos propício às suas súplicas e, por meio dela, dignai-vos ouvir benignamente as minhas preces.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Filho Eterno do Eterno Pai, que prometestes galardoar os mais insignificantes serviços prestados ao próximo em vosso nome: deitai um mar de complacência sobre a vossa pequena esposa, Teresa do Menino Jesus, que com tanto zelo tomou a peito a salvação das almas, dignai-vos dar sempre ouvidos ao seu ardente desejo de passar o céu em fazer bem na terra e, por este desejo, concedei-me as graças por que ardentemente suspiro.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Espírito Santo e Eterno, que aperfeiçoastes com tão copiosas graças de amor a alma abençoada de Sóror Teresa do Menino Jesus: Pela sua fidelidade em corresponder a elas, rogo-vos encarecidamente sejais propício às súplicas que ela vos faz por mim.
Lembrando da sua promessa de fazer cair do céu uma chuva de rosas, concedei-lhe em meu favor, ó Espírito Divino, a realização desta promessa.
Pai-Nosso, Ave-Maria, Glória.
Santa Teresa do Menino Jesus, que no curto espaço da vossa existência fostes espelho de angélica pureza, de amor forte e de tão generoso abandono a Deus, agora que estai gozando o prêmio das vossas virtudes, volvei um olhar compassivo para mim, que em vós ponho inteira confiança.
Fazei vossa a minha aflição, dirigi uma palavra em meu favor a essa Virgem Imaculada de quem fostes uma flor privilegiada, à Rainha do Céu que vos sorriu na manhã da vossa vida. Instai com essa boa Mãe, tão poderosa sobre o Coração de Jesus, me obtenha a graça que tão ardentemente solicito neste momento e me dê, ao mesmo tempo, uma bênção que me alente durante a vida, me ampare na hora da morte e me conduza até à eterna bem-aventurança.
Rezar a Salve Rainha.

Novena a Santíssima Trindade II

O Mistério da Santíssima Trindade consiste em que Deus é um só e Nele há três Pessoas:
Pai, Filho e Espírito Santo.
O Mistério da Santíssima Trindade nos tem sido revelado pela Pessoa, palavras e ações de Jesus Cristo.
Depois de ter falado pelos Profetas, Deus enviou a seu Filho, Jesus Cristo, quem nos deu a boa nova da salvação.
Este é a mensagem do novo Testamento.
Com suas palavras e ações, e especialmente em sua sagrada Pessoa, Jesus nos deu a conhecer as mais profundas verdades acerca de Deus.
A Trindade é o Mistério mais profundo.
Jesus nos tem revelado os segredos do Reino dos Céus.
O suprema de seus ensinamentos é o segredo de Deus mesmo.
Nos tem falado da vida de Deus.
Nos ensinou que Deus, sendo um só, existe em três Pessoas Iguais.
Nos disse seus nomes: Pai, Filho e Espírito Santo.
Jesus Cristo se apresentou a Si mesmo como o eterno e divino Filho de Deus.
Afirmou que é o Filho, o Unigênito do Pai, igual ao Pai.
Jesus nos revelou mais plenamente ao Pai.
Sempre falava de seu Pai chamando-lhe por este nome.
Nos ensinou a amar a nosso Pai celestial porque Ele nos ama.
Ele quer ajudar-nos em todas as necessidades da alma e do corpo.
quer levar a seus filhos a seu lugar do céu.
Jesus revelou a Terceira a Pessoa Divina, o Espírito Santo.
O Pai e o Filho, depois da ressurreição, o enviaram a Igreja.
Jesus havia prometido enviar a Terceira Pessoa, Deus igual que o mesmo e o Pai.
Jesus, o Divino Mestre, falou a seus discípulos acerca do verdadeiro Deus e os chamou a ser filhos de Deus pelo dom do Espírito.
Honramos a Santíssima Trindade sempre que tomamos consciência de que Deus Pai, Filho e Espírito Santo estão presentes em nossa alma.
Os honramos assim mesmo quando tratamos de entender com a ajuda da fé que pelo Batismo estamos chamados a íntima união de amor com as três Divinas Pessoas.
A palavra de Deus: Venham e tragam todos os povos para que sejam meus discípulos.
Batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (nt 28, 19)
Que profunda é a riqueza, a sabedoria e a ciência de Deus!
Não se podem penetrar seus desígnios nem se podem compreender seus caminhos.
Em efeito quem tem conhecido o que pensa o Senhor?
Quem tem podido dar-lhe algo primeiro, de maneira que Deus ten tem que pagar-lhe?
Em verdade, tudo vem Dele, tem sido feito por Ele e até a voltar a Ele.
A Ele seja a Glória para sempre Amém! (Rom 11,33-36)
"Há diferentes dons Espirituais, mas o Espírito é o mesmo;
Há diversos ministérios, mas o Senhor é o mesmo;
Há diversidade de obras, mas é o mesmo Deus quem faz tudo em todos". (1 Cor 12, 4-6)

Orações para todos os dias da novena

Oh! Deus, Pai eterno!
Abençoai-me com o amor que tens dado a teu próprio Filho desde toda a eternidade e compartilhando com Ele a plenitude de tua Divindade.
Abençoai-me com o amor com que nos tens feito filhos adotivos e participantes dos tesouros de tua Divindade.
Abençoai-me com o amor com que nos enviaste a teu Filho e ao Espírito Santo para fazer os milagres de teu poder e misericórdia conosco.
Fazei que eu sempre Vos reverencie e honre como meu soberano Senhor e te ame com todo meu coração como ao melhor dos pais.
Pai eterno, concedei-me a graça em particular que agora te peço (mencione o favor que deseja ).
Oh! Deus, Filho eterno!
Imagem do esplendor do pai celestial, Abençoai-me com o amor com que nos rodeias a nós, tuas pobres criaturas.
Vós tens feito nosso Irmão ao fazer-vos homem como nós;
Somos irmãos espelhando-nos em tua Divindade para que sejamos imagem de teu esplendor.
Abençoai-me com a maravilhosa bondade de teu Sagrado Coração, que te fez escolher a morte para levarmos a vida eterna.
Abençoai-me com a maravilhosa bondade de teu Sagrado Coração, que te fez escolher a morte para levarmos a vida eterna.
Abençoai-me com o amor com que Vós sempre intercedeis por nós no Santíssimo Sacramento e ante o trono de Deus;
E com o mesmo amor com que nos dais a Vós mesmo na Santa Comunhão.
Que todo este amor e todos os vossos amargos sofrimentos não deixem de ser aproveitados por mim.
Filho eterno, concedei-me a graça particular que agora peço (mencione o favor que deseja )
Oh! Deus Espírito Santo!
Amor mútuo entre o Pai e o Filho, abençoai-me com o amor que procede do Pai e do Filho formando a eterna união.
Abençoai-me com o amor com que nos dais a Vós mesmo como nosso maior Dom, dispensando todas as tuas graças divinas e transformando-nos de pecadores em filhos de Deus.
Abençoai-me com o amor com que tens feito tua morada no Sagrado Coração de Jesus: com seus méritos a terra se enche de graça e se converte em morada para o Deus dos Céus.
Que eu me deixe guiar sempre por Vós para progredir em virtudes e alcançar a felicidade eterna.
Deus Espírito Santo concedei-me a graça que agora te peço (mencione o favor que deseja ).

Oferecimento:

Santíssima Trindade! Divindade indivisível.
Pai, Filho e Espírito Santo, fonte de onde tudo vem e mar onde tudo acaba.
Vós nos tens criado a tua imagem e semelhança.
Todos os meus pensamentos, minhas palavras, afetos de meu coração e todas as minhas ações sejam sempre conformes a tua Santíssima vontade.
Depois de ter visto vossa manifestação aqui na terra e através da opacidade da fé, possamos por fim contemplar frente a frente em perfeita união estando contigo no céu para sempre. Amém.

Oração:

Deus todo poderoso e eterno!
Nos tens dado a nós, teus servos, que professamos a fé verdadeira, a graça de conhecer a Glória da Santíssima Trindade e adorar a unidade no poder da divina majestade.
Te pedimos nos concedas que, por nossa fidelidade nesta mesma fé, nos vejamos sempre defendidos de todo perigo.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Glorificação e adoração

Vos glorifico, Pai Todo Poderoso.
Vos glorifico, Deus Filho, nosso Senhor e Salvador.
Vos glorifico, Espírito de Amor.
Um só Deus e três Pessoas, permanece junto a mim no templo de minha alma.
Te revelas a Vós mesmo no mais profundo de meu ser.
Aproximai-me mais a Vós em participação de tua vida e amor.
Não há palavras para descrever teu poder, tua Glória excede toda medida, tua misericórdia é infinita.
Impossível dizer o muito que amais ao homem.
Concedei-me os tesouros de tua compaixão e misericórdia participando de tua vida divina.
Que eu viva com maior perfeição a vida que professo e chegue a vida do Reino.

Te Deum - Hino de Ação de Graças

A Vós Oh! Deus!, te glorificamos,A Ti, Senhor, te reconhecemos.
A Ti, Eterno Pai, venera toda a criação.
Os Anjos todos, os céus, todas as Potestades te honram.
Os Querubins e Serafins cantam sem cessar;
Santo, Santo,Santo é o Senhor, Deus do universo.
Os céus e a terra estão cheios da majestade de tua Glória.
A Vós canta o glorioso coro dos Apóstolos, a multidão admirável dos Profetas, o branco exército dos Mártires.
A Vós a Igreja Santa, estendida por toda a terra, proclama:
Pai de imensa majestade, Filho único e verdadeiro, digno de adoração, Espírito Santo, Paráclito.
Vós sois o Rei da Glória,Cristo Vós sois o Filho único do Pai.
Vós para liberar ao homem, aceitastes a condição humana sem desdenhar o seio da Virgem.
Vós, tirais as cadeias da morte, abriste aos que crêem o Reino do céu.
Vós que sentais a direita de Deus na Glória do Pai.
Cremos que um dia há de vir como Juiz.
Te rogamos, pois, que venhas em ajuda de teus servos, a quem redimistes com teu precioso Sangue.
Que na Glória eterna nos associemos a teus santos.
Salva ao teu povo, Senhor, e bendiz tua herança.
Sejas seu Pastor e conduzi-nos eternamente.
Dia a dia te bendizemos e glorificamos teu nome para sempre.
Digna-Vos, Senhor, neste dia guardar-nos do pecado.
Tende piedade de nós, Senhor tende piedade de nós.
Que tua misericórdia, Senhor, venha sobre nós, como esperamos de Vós.
Em Vós, Senhor, confiamos para sempre.
 

Ladainha da Santíssima Trindade

V. Pai Eterno, Onipotente Deus:
R. Toda criatura te ame e glorifique.
V. Verbo divino, imenso Deus.
R. Toda criatura te ame e glorifique.
Espírito Santo, infinito Deus, Santíssima Trindade e um só Deus verdadeiro,
Rei dos Céus, imortal e invencível,
Criador, conservador e governador de todo a criação,
Vida Nossa, em quem, de quem e por quem vivemos,
Vida Divina e uma em três Pessoas,
Céu divino de celsitude majestosa,
Céu supremo do Céu, oculto aos homens,
Sol divino e incriado,
Círculo perfeitíssimo de capacidade infinita
Manjar divino dos Anjos, formoso arco-íris, arco de Clemência, Luz primeira e trina, que ao mundo ilumina, Toda criatura te ame e glorifique.
De todos os pecados e ocasiões de culpa,
De vossa ira e aversão,
De repentina e de imprevista morte,
Dos ataques e ciladas do demônio,
Do Espírito de desonestidade e de sugestão,
Da concupiscência da carne,
De toda ira, ódio e má vontade,
De pragas de peste, fome, guerra e terremoto,
De tempestades no mar e na terra,
Dos inimigos da fé católica,
De nossos inimigos e sua maquinações,
Da morte eterna,
Por vossa unidade em Trindade e Trindade em unidade,
Pela igualdade essencial de vossas pessoas,
Pela alteza do mistério de vossa Trindade,
Pelo inefável nome de vossa Trindade,
Pelo Poder de vosso nome, Uno e Trino,
Pelo muito que Vos agradam as almas que são devotas de vossa Santíssima Trindade,
Pelo grande amor com que livrais de males aos povos donde há algum devoto de vossa Trindade amável,
Pela virtude divina que em os devotos de vossa Trindade Santíssima reconhecem os demônios contra eles.
De todo mal de alma e corpo, livrai-nos, Trino Senhor.
Que acertemos em resistir ao demônio com as armas da devoção a vossa Trindade,
Que embelezes cada dia mais com os coloridos de vossa graça a vossa imagem, que está em Nossas almas,
Que todos os fiéis se esmerem em ser muito devotos de vossa Santíssima Trindade,
Que todos consigamos as muitas felicidades que estão vinculadas para os devotos dessa vossa Trindade infalível,
Que ao confessar nós o mistério de vossa Trindade se destruam os erros dos infiéis,
Que todas as almas do purgatório desfrutem de muito refrigério em virtude do mistério de vossa Trindade,
Que os digneis ouvir-nos por vossa piedade, nós pecadores, te rogamos, ouvi-nos.
Repetir três vezes:

Santo Deus, Santo forte, Santo imortal, livrai-nos, Senhor, de todo mal.

Seqüência Devotíssima





100 dias de indulgência
Vinde, Santo Espírito, e mandai do céu um raio de Vossa luz.
Vinde, Pai dos pobres, vinde, ó distribuidor dos bens, vinde, ó luz dos corações.
Vinde, Consolador ótimo, doce Hóspede e suave alegria das almas.
Vinde aliviar-lhes os trabalhos, temperar-lhes os ardores e enxugar-lhes as lágrimas.
Oh! luz beatíssima, inflamai o íntimo dos corações dos Vossos fiéis.
Sem a Vossa graça nada há no homem, nada que se possa dizer inocente.
Lavai, pois, o que em nós é sórdido, regai o que é seco, sarai o que está ferido.
Abrandai o que é duro, abrasai o que é seco e reconduzi o desviado.
Concedei aos Vossos servos, que em Vós confiam, o centenário dos Vossos dons.
Dai-lhes o mérito da virtude, o dom da graça final e o glorioso prêmio dos prazeres eternos.
Amém. Aleluia.

Ladainha do Espírito Santo



Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Divino Espírito Santo, ouvi-nos.
Espírito Paráclito, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, redentor do mundo tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Espírito da verdade, tende piedade de nós.
Espírito da sabedoria, tende piedade de nós.
Espírito da inteligência, tende piedade de nós.
Espírito da fortaleza, tende piedade de nós.
Espírito da piedade, tende piedade de nós.
Espírito do bom conselho, tende piedade de nós.
Espírito da ciência, tende piedade de nós.
Espírito do santo temor, tende piedade de nós.
Espírito da caridade, tende piedade de nós.
Espírito da alegria, tende piedade de nós.
Espírito da paz, tende piedade de nós.
Espírito das virtudes, tende piedade de nós.
Espírito de toda a graça, tende piedade de nós.
Espírito da adoção dos filhos de Deus, tende piedade de nós.
Purificador das nossas almas, tende piedade de nós.
Santificador e guia da Igreja católica, tende piedade de nós.
Distribuidor dos bens celestes, tende piedade de nós.
Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração, tende piedade de nós.
Doçura dos que começam a vos servir, tende piedade de nós.
Coroa dos perfeitos, tende piedade de nós.
Alegria dos anjos, tende piedade de nós.
Luz dos patriarcas, tende piedade de nós.
Inspiração dos profetas, tende piedade de nós.
Palavra e sabedoria dos apóstolos, tende piedade de nós.
Vitória dos mártires, tende piedade de nós.
Ciência dos confessores, tende piedade de nós.
Pureza das virgens, tende piedade de nós.
Unção de todos os santos, tende piedade de nós.
Sede-nos propício, perdoai-nos, Senhor.
Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor.
De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.
De todas as tentações e ciladas do demônio, livrai-nos, Senhor.
De toda a presunção e desesperação, livrai-nos, Senhor.
Do ataque à verdade conhecida, livrai-nos, Senhor.
Da inveja da graça fraterna, livrai-nos, Senhor.
De toda a obstinação e impenitência, livrai-nos, Senhor.
De toda a negligência e tepidez do espírito, livrai-nos, Senhor.
De toda a impureza da mente e do corpo, livrai-nos, Senhor.
De todas as heresias e erros, livrai-nos, Senhor.
De todo o mau espírito, livrai-nos, Senhor.
Da morte má e eterna, livrai-nos, Senhor.
Pela vossa eterna procedência do Pai e do Filho, livrai-nos, Senhor.
Pela milagrosa conceição do Filho de Deus, livrai-nos, Senhor.
Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado, livrai-nos, Senhor.
Pela vossa santa aparição na transfiguração do Senhor, livrai-nos, Senhor.
Pela vossa vinda sobre os discípulos do Senhor, livrai-nos, Senhor.
No dia do juízo, livrai-nos, Senhor.
Ainda que pecadores, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que nos perdoeis, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis santificar todos os membros da Igreja, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis conceder-nos o dom da verdadeira piedade, devoção e oração, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis inspirar-nos sinceros afetos de misericórdia e de caridade, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis criar em nós um espírito novo e um coração puro, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis conceder-nos verdadeira paz e tranqüilidade do coração, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis fazer-nos dignos e fortes, para suportar as perseguições pela justiça, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis confirmar-nos em vossa graça, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis receber-nos no número dos vossos eleitos, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Para que vos digneis ouvir-nos, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Espírito de Deus, nós vos rogamos, ouvi-nos.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-nos o Espírito bom.
Espírito Santo, ouvi-nos.
Espírito Consolador, atendei-nos.
V. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Dez dias dedicados ao Espírito Santo




Oração Preparatória para todos os Dias:

Vinde, ó Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
V. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
R. E renovareis a face da terra.
Oremos:
Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos compreender o que é reto e gozarmos sempre da sua consolação. Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Primeiro Dia

Primeiro Ponto: O Espírito Santo é Deus e Deus de toda a majestade. E eu sou uma miserável criatura e entretanto, ó infinta bondade,... esse Deus tão grande, esse divino Consolador humilha-se até descer em minha alma. Ainda mais: quantas vezes a sua misericordiosa caridade não o levou, por assim dizer, a bater à porta do meu coração para pedir-lhe hospedagem! E eu serei tão indiferente que não o convide?... E não imitarei os discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo e sua divina Mãe que, depois da ascensão do Salvador, se recolheram ao Cenáculo para aí esperar o Espírito Santo que lhes prometera! Eis, minha alma!... Viva confiança e ardente desejo! Repitamos muitas vezes: Vinde, Espírito Santo!
Segundo Ponto: Eu convido o Espírito Santo... mas tenho-lhe preparado uma morada?... Onde está o trono do meu Rei? Onde o templo de meu Deus? Meu coração está pronto? Tudo nele se acha bem ordenado?... Ah! é mister dispô-lo nestes Dias a receber a divina luz que vem do alto... esta luz é uma ação celeste, sobrenatural, divina; exige disposições adequadas aos seus efeitos. Elevemos, pois, nossos corações ao céu... Ao céu nossos pensamentos e afetos... Fujamos à dissipação das criaturas, se quisermos realmente unir-nos ao Criador... Recolhimento, silêncio, oração, guarda dos sentidos, mortificação... Eis de que modo podemos dispor-nos a tão grande graça...
Terceiro Ponto: Quanto precisamos receber um raio desta divina luz!... Pois, donde vêm tantas quedas?... Será da falta de luz que nos ilumine, ou de nossa cegueira?... Donde tantos pecados?... Por quê tão pouco amor para com Aquele a quem devemos amar sobre todas as coisas?... É porque esta divina luz não ilumina as nossas almas? Ah!... fechemos os olhos às vaidades da terra, para abri-los à divina luz do Espírito Santo!... Felizes de nós se um dos seus raios chegar até o nosso coração!... Vinde, Espírito Santo, dizei a este abismo de misérias e de trevas: - "Faça-se a luz!" E logo ela descerá sobre nós.
Primeiro Exame: Sobre o Recolhimento
1- Não sou eu do número destes cristãos dissipados ou negligentes, que quase nunca entram em si mesmos, para ver o estado de sua alma e escutar a voz da consciência?...
2- Nada tenho que reformar a respeito das conversações inúteis e visitas em que se perde o espírito de piedade?...
3- Quando na oração ou noutros exercícios de piedade, Deus me envia alguma luz interior ou um bom sentimento, não me distraio logo ocupando-me com coisas diferentes?...
Propósito
Entremos em nós mesmos!... Estamos bem com Deus?... Podemos ficar satisfeitos com o nosso modo de viver?... Foi depois de um salutar exame sobre si mesmo que o filho pródigo voltou a seu pai... No meio de nossas ocupações, esforcemo-nos para elevar nosso pensamento a Deus...
Jaculatória:
Vinde, Espírito Santo, e mandai do Céu um raio de vossa luz!

Segundo Dia

Primeiro Ponto: Sou pobre... Talvez não me faltem os bens terrenos, porém, quão passageiros são... de que me servirão eles no fim da minha vida?.. Oh! Os verdadeiros bens são os da alma, os da eternidade... e esses eu não possuo!... Onde estão minhas virtudes, minha piedade, minhas boas obras?... Que proveito tenho tirado da graça de Deus?... Ai de mim!... Talvez o pecado mortal já me reduziu à maior miséria. Desabusemo-nos e não temamos fazer ao Dispensador de todos os bens a humilde confissão de nossa extrema indigência. "Ego vir videns paupertatem meam". - Longe de nós o orgulho!
Segundo Ponto: Apressemo-nos em sair desta deplorável indigência. Eis que chega o Dispensador das graças, das virtudes e de todos os bens celestes. "Dator múnerum", num instante Ele pode transformar a nossa indigência em grande riqueza. Seus tesouros são inesgotáveis, sua liberalidade infinita. Se permanecemos em nossa pobreza, será por negligência e tibieza nossa.
Terceiro Ponto: Não somente sou pobre, como também cego. Que deplorável estado!... Entretanto é real. Dentro de mim quantas trevas para tudo o que diz respeito ao bem de minha alma e ao importante negócio de minha salvação. Ter para com Deus um coração frio e gelado, não é prova evidente que vivo sem conhecer a esse Deus, tão digno de ser amado sobre todas as coisas?... Esquecer-me de meus deveres para com meu Criador, até cometer o pecado mortal, não é prova de que nunca conheci bem a deformidade, a malícia e a torpeza do pecado?... Se uma vez me tivesse compenetrado desta grande e terrível verdade: "Há um inferno e um inferno eterno", me haveria exposto ao perigo de perder a graça de meu Deus e com ela a eterna felicidade?... Quantos motivos para levantar meus olhos ao Espírito de Luz e exclamar com o cego do Evangelho: "Senhor, fazei que eu veja", 'Domine, fac ut videam!' e com o Rei Davi: "Ó Meu Deus, dai à minha alma luz e inteligência!"...
Segundo Exame:
1. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - Os afetos desregrados
1- Não tenho demasiado apego ao dinheiro? Minhas despesas são sempre necessárias, úteis, razoáveis?...
2- Não procuro demasiada satisfação de meus sentidos e de minha moleza?...
3- Não sou escravo do amor próprio, da vaidade, da minha estima pessoal, ao passo que desaprovo e censuro meu próximo?...
Propósito
A fim de arrancar as afeições desordenadas que nascem da avareza, da sensualidade e do orgulho, farei algum ato de mortificação, de caridade.
Jaculatória:
Purificai minha alma, ela está manchada; regai-a, está árida; curai-a, está ferida.

Terceiro Dia

Primeiro Ponto: Dando-me ao serviço de Deus, eu quisera sentir somente doçura e consolações. Que cegueira!... Ignoro eu que esta vida não é para gozar-se... Agora é o tempo do combate e da prova... Pois bem: consola-te, minha alma; podes, sim, procurar consolações. Mas não as peças ao mundo. Suas promessas são falazes e suas consolações torpes e passageiras. O demônio e o pecado também nos apresentam sua taça de prazeres, mas um veneno sutil está escondido no fundo do cálice, exteriormente tão delicioso... Quantas lágrimas eternas a ilusão de um instante nos fará derramar!... Só o Espírito Santo pode dar-nos verdadeiras consolações, e as dá àqueles que renunciam com generosidade aos prazers e aos gozos que lhe oferecem o mundo e o pecado... Não aspiremos mais tão falsas consolações; não nos deixemos seduzir por enganadoras promessas!
Segundo Ponto: Muitos são os que querem entrar em meu coração para nele estabelecer morada: o demônio, o vício, o mundo e o Espírito Santo. Todos dizem: "Filho, dá-me teu coração!" Quem terá minha preferência?... Não há que hesitar... Ah! ó divino Espírito Santo, vós sereis o hóspede amável, o hóspede caro ao meu coração... Os outros, para serem recebidos, fazem mil promessas lisongeiras; mas apenas entram num coração, se transformam em cruéis tiranos para torturá-lo com angústias, remorsos e temores. Já não temos feito a triste experiência? Ah! longe tudo quanto não é de Deus; ao Espírito Santo ofereçamos nossos pobres corações para que neles estabeleça sua morada. Ó Deus de minha alma, vós sois a minha herança para sempre!
Terceiro Ponto: Quanto é doce e suave nos calores do verão, o sopro ligeiro da brisa!... Eis a fraca imagem do que experimenta a alma quando o Espírito Santo se digna visitá-la com esse sopro divino que a Sagrada Escritura chama de murmúrio dum brando zéfiro. Mas talvez nada compreendamos dessas delícias espirituais. Talvez mesmo pareçam quimeras! Pois bem!... Façamos hoje o que fazem as almas santas que as têm experimentado. Pensemos seriamente na recepção que desejamos fazer ao Espírito Santo. Talvez chegue hoje o momento em que compreendamos e sintamos quanto o Senhor é amável!...
Terceiro Exame:
2. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A preguiça
1- Ao acordar-me pela manhã ou durante a noite, sou pontual em elevar meu coração a Deus por meio de alguma oração?...
2- Sou exato no fazer minhas coisas espirituais?...
3- Quando sou mais fortemente tentado, ou quando tenho a desgraça de cair no pecado, não desanimo e não deixo meus deveres de piedade, aos quais deveria recorrer com mais rigor?...
Propósito
Nas principais orações do Dia, renovarei a intenção reta e pura de fazer em tudo a vontade de Deus, e lembrar-me-ei amiúde de sua presença.
Jaculatória:
Senhor, para vós, em vossa presença e por vós!

Quarto Dia

Primeiro Ponto: É impossível que eu não tenha algum sofrimento ou alguma cruz... pois quem neste mundo não sofre?... Bastam a dependência que constrange minha liberdade, a sujeição e as fadigas de meu emprego, as solicitudes inerentes a meu estado... para que me ache em contínuo penar. Quantas vezes suspiro por algum alívio!... Mas não há outro mais salutar para mim do que oferecer ao Espírito Santo essas penas inseparáveis da vida, declarando-lhe que as suporto de bom grado por serem de sua vontade. Acostumemo-nos a renovar amiúde esta intenção, e dentre em pouco veremos a verdade da divina palavra: "Meu jugo é suave e meu peso é leve."
Segundo Ponto: As tentações: Ah! entre tantos motivos de sofrimento, é esse sem dúvida, o que mais nos aflige... Mas, que fazer?... Haverá alguém sobre a terra que seja isento de tentações e livre desses combates interiores que se dão entre a carne e o espírito?... Os maiores Santos foram tentados. Longe de perdermos no meio dessas provas a paz da alma, devemos, pelo contrário, opôr-lhes generosa resistência. Se a tentação for demasiado violenta, se nosso coração se sentir como que abrasado nas chamas infernais, ah! sem tardar brademos ao Espírito Santo!... Sua virtude divina apagará qualquer chama impura: e o fogo sagrado do divino amor extinguirá o da concupiscência. Abrasai, Senhor, nossos corações no fogo do vosso Santo Espírito, a fim de que num corpo casto e com um coração puro possamos vos servir e agradar.
Terceiro Ponto: O Espírito Santo é o Deus de Consolação.
Ele consola os que choram, e é por isso chamado Paráclito ou Consolador... Ah! donde vem que no meio das lágrimas que derramo cada Dia ainda não senti os efeitos desse bálsamo divino?... A que atribuir isso?... Nas minhas penas e lágrimas voltei meu coração para o Espírito Santo Consolador?... Quando me achei sob o peso da aflição, foi a ele e não às criaturas, que pedi alívio e consolo?... Ainda mais: Qual foi a causa das minhas lágrimas?... Tudo, exceto os meus pecados. Comecemos, pois, por chorar nossas faltas e veremos que nada há mais doce que a compunção. Só para aqueles que derramam essas lágrimas é que o Espírito Santo quer ser o Deus de consolação. Felizes os que choram, porque serão consolados!
Quarto Exame:
3. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - O respeito humano
1- Não tenho deixado de pedir conselho por receio de que me julguem ignorante ou escrupuloso?...
2- Não adiei a confissão, ou mudei de confessor, só para evitar a vergonha de confessar minhas reincidências nas mesmas faltas?...
3- Com receio de censuras ou por condescendência, não omiti certas boas obras, ou não me deixei arrastar ao mal?
Propósito
Farei conhecer ao meu diretor espiritual tudo o que faço, quer de bom, quer de mal. Ao menos todos os meses dar-lhe-ei conta de minha consciência. Em tudo pedir-lhe-ei conselho, sabendo que ele é para mim o representante de Deus; Confiar-me-ei inteiramente à sua direção.
Jaculatória:
Restituí-me a alegria que dá a vossa assistência salutar e fortificai-me com vosso Espírito!

Quinto Dia

Primeiro Ponto: O Espírito Santo é Deus, logo é luz. Os pecados pelo contrário são trevas. Ora a luz e as trevas não podem permanecer juntos. Nestes Dias peçamos ao Espírito Santo que desça sobre nós. Mas não está meu coração envolto nas espessas trevas dos afetos desordenados e das más inclinações?... Ah! se por desgraça essas trevas reinam em minha alma, é mister, primeiramente, dissipá-las pelo arrependimento, por uma boa confissão e pela mortificação dos sentidos. Doutro modo o Espírito Santo não escutaria minha oração; como poderia ele habitar na sombria morada do pecado?
Segundo Ponto: Que felicidade, se no grande Dia de Pentecostes eu me achasse cheio do Espírito Divino, cheio de luzes na inteligência, cheio de fervor na vontade! Ó Dia ditoso!... Ó admirável mudança!... Não serei mais o que até agora fui! Mas seria possível que, desprezando tão maravilhosa transformação, eu preferisse continuar nos meus maus hábitos, nos criminosos afetos do meu coração... Meu Deus, preservai-me de semelhante cegueira! ó minha alma, recorra à oração, peça instantemente ao Senhor como Davi: "Dai-me, ó Deus, um coração puro e renovai a retidão do meu espírito!"
Terceiro Ponto: Quem poderá esperar a plenitude dos dons do Espírito Santo?... Os corações que lhe forem fiéis... Os corações fiéis ao Espírito Santo são os que se conformam aos ensinos da fé, os que são dóceis às divinas inspirações, que cumprem fielmente as promessas feitas no batismo, isto é, que renunciam ao mundo, que nada têm de comum com o príncipe das trevas... Que reflexões me sugerem estas obrigações... Acho em mim esses três caracteres da fidelidade ao Espírito Santo?...
Quinto Exame:
4. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A inconstância
1- Não costumo deixar, sem motivo plausível, os exercícios de piedade que adotei?...
2- Sou fiel às promessas que tão repetidamente faço a Deus, particularmente nas minhas confissões?...
3- Conheço a causa desta inconstância?... Será o meu gênio?... a minha negligência no desempenho dos meus deveres de piedade?... um vil respeito humano?... Não basta prometer a Deus; é preciso ainda desprezar os juízos humanos para não nos envergonharmos Diante das criaturas da mudança que resolvemos fazer no nosso modo de viver...
Propósito
Serei mais vigilante na guarda dos meus sentidos: da vista, dos meus ouvidos, e sobretudo da língua. A grande liberdade dos olhares e das conversações foi-me muitoas vezes origem de tentações e de pecados. De manhã à noite rezarei uma Ave-Maria em louvor do Coração Imaculado da Santíssima Virgem, para que ela me alcance o precioso dom da pureza.
Jaculatória:
Concedei-me, ó meu Deus, um coração puro e um espírito reto!

Sexto Dia

Primeiro Ponto: Examinemos até que ponto necessitamos do socorro do Espírito Santo. É de fé que sem o seu divino auxílio não podemos pronunciar o nome de Jesus de um modo meritório. Um cadáver seria mais capaz de agir, ver, sentir e andar sem o auxílio de sua alma, do que uma alma fazer qualquer boa ação sem o socorro do Espírito Santo. Confessemos, pois, humildemente a esse Espírito divino, a extrema necessidade que dele temos, e que a nossa fraqueza nos sirva de incentivo para preparar-lhe sempre melhor o nosso coração. Lembremo-nos portanto que precisamos de sua assistência para essa preparação. Invoquemos o Espírito Santo com toda confiança, persuadidos de que, se nada faltar da nossa parte, Ele estará pronto a auxiliar-nos com sua graça. O Concílio de Trento diz que "Deus não manda coisa impossível, mas quando manda admoesta para que façais o que podeis e peçais o que não podeis, e ajuda para que possais tudo fazer".
Segundo Ponto: Um corpo sem alma nada pode fazer: corrompe-se e exala infecção; do mesmo modo, sem o Espírito Santo minha alma é incapaz de qualquer bem e capaz de todo o mal. Ela cai na tentação, obstina-se no pecado e, enfim, se condena... Eu creio e confesso esta verdade... Como é que ainda sou indiferente, sem desejos, sem orações para implorar a assistência do Espírito Santo e preparar minha alma para sua vinda?
Terceiro Ponto: Mas se esse divino Espírito me assistir, tudo poderei, sim, tudo absolutamente. Poderei resistir às mais violentas tentações; poderei viver sempre inocente, praticar as mais heróicas virtudes, enfim, tornar-me santo. "Tudo posso naquele que me fortalece" - não somente posso, mas faço tudo com facilidade... Ó minha alma, haverá censuras com que se possam condenar tuas passadas desconfianças quando dizias: "Não me é possível viver sempre assim! Não me é possível viver sem prazeres!..." Que poderás temer agora que possuis o Espírito Santo? Qualquer temor ou desconfiança ser-lhe-ia injúria.
Sexto Exame:
5. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A obstinação
1- Não vivo na obstinação?... isto é, não persevero n'algum pecado ou na ocasião próxima de cometê-lo?...
2- Depois de ter a desgraça de cair em pecado, não adio a confessá-lo por negligência ou vergonha?... Pela razão que custa tanto confessar-se dum só pecado como de muitos, não tenho multiplicado o número de minhas quedas, como se cada pecado não fosse uma ofensa de Deus e não devesse ser expiado nesta ou na outra vida?...
3- Teria eu chegado ao ponto de cometer o pecado sem receio e até mesmo a gloriar-me de tê-lo cometido, e a induzir os outros a dizer o mesmo? Minha fatal cegueira ter-me-ia deixado adormecer em paz no pecado, sem cuidar que em semelhante estado tenho a Deus por inimigo?
Propósito
Vou determinar a assentar por escrito que gênero de vida devo adotar, ou as resoluções que quero tomar segundo as inspirações do Espírito Santo, e a aprovação do diretor espiritual.
Jaculatória:
Vinde, Pai dos pobres; vinde, Dispensador dos bens celestes;
Vinde, Luz dos corações!

Sétimo Dia

Primeiro Ponto: Eu deveria ter conservado a pureza e a inocência batismal. Que felicidade seria então a minha!... Mas ah!... só Deus conhece o número de pecados com que tão indignamente manchei minha alma. Quantas lágrimas não deveria eu derramar por ter perdido a bela inocência!... Entretanto em minhas mãos está recuperar a minha primitiva pureza... Ó Espírito Santo, fonte d'água puríssima, vem lavar as manchas do pecado! Misturada às minhas lágrimas, esta água divina será para mim um banho salutar."
Segundo Ponto: Queixo-me sempre de não sentir atrativo pela Santa Comunhão nem pela leitura dos livros de piedade; de não ter lágrimas para chorar meus pecados, como eu desejo; Em suma, de ser duro como um rochedo... seco como a areia do deserto, e como a terra desolada pelos ardores do Sol. Se assim é, por que não me exponho ao Espírito Santo essas necessidades de minha alma?... Não é Ele a chuva benfazeja que refresaca e orvalha os corações?... Digamos-lhe sem cessar: "Vinde, Espírito Santo, minha alma está como uma terra sem água..." Por que não lhe pedimos mais inclinação pelas coisas de Deus?... Todavia não devemos fazer-lhe este pedido só por amor às consolações, mas sim para podermos com seu socorro produzir abundantes frutos de salvação...
Terceiro Ponto: O Espírito Santo é também um bálsamo que cura as feridas. Ah! se eu pudesse ver o lastimoso estado de minha alma, quantas chagas descobriria nela, muitas feitas pelo pecado mortal... e outras muitíssimas pelo pecado venial, estas menores e menos profundas, porém muito mais numerosas... Não estou eu todo coberto de feridas, como o pobre viajante do Evangelho assaltado pelos ladrões?... Que hei de fazer, senão prostrar-me humildemente ante o Espírito Santo, como fazem à porta dos templos esses infelizes roídos de úlceras, implorando a assistência das almas compassivas; e mostrar com profundo sentimento de dor e confusão as chagas de minha alma a este caridoso médico. Ele compadecer-se-á de meu estado lastimável, e sua virtude poderosa derramará sobre mim um bálsamo salutar.
Sétimo Exame:
6. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A tibieza
1- Nunca deixo minhas orações da manhã e da noite e faço sempre esses exercícios com diligência e atenção?...
2- Assisto ao Santo Sacrifício da Missa quando mo permitem meus deveres de estado?... Achando-me na Igreja, não falto à modéstia e ao respeito? Não tenho escandalizado ao próximo com meu ar dissipado?... Preenchendo meus exercícios de piedade, sou verdadeiramente recolhido em meu interior?...
3- Não me acostumei a aproximar-me dos Sacramentos com tibieza, aborrecimento ou respeito humano?... Antes da confissão, sou diligente em excitar-me à dor de meus pecados pela consideração dos motivos sobrenaturais da bondade de Deus, da minha ingratidão para com Ele?...
Propósito
Farei uma pequena penitência cada vez que tiver omitido por negligência qualquer dos meus exercícios de piedade.
Jaculatória:
Divino Espírito Santo, purificai minha alma, regai-a, curai-a!

Oitavo Dia

Primeiro Ponto: A docilidade é um sinal de predestinação. Pelo contrário, é indício de obstinação no mal, como os réprobos, não querer escutar os avisos e conselhos daqueles que são animados dum zelo prudente, e não se deixam dirigir por aqueles a quem Deus confiou esta missão. Temos nós o sincero desejo de ser dirigidos em tudo o que diz respeito à nossa salvação?... Damos o respeito devido à santidade da casa de Deus?... Demo-nos a conhecer plena e inteiramente ao nosso diretor espiritual?... Somos sensíveis às inspirações da graça e aos bons exemplos?... Se, pelo contrário, encontrarmos resistência em nossa alma, trabalhemos por torná-la dócil à ação da graça e repitamos amiúde esta oração do sábio: "Senhor, dai ao vosso servo um coração dócil".
Segundo Ponto: Nestes Dias é que o céu abrasa a terra no fogo do divino amor. O mundo cristão está como engolfado nas chamas da caridade que o Espírito Santo derrama nos corações dos fiéis: seríamos nós tão insensíveis, que no meio deste grande incêndio fiçassemos, senão frios, ao menos indiferentes ao serviço do Senhor? Assim acontecerá se não prepararmos nossa alma... Ora, como a lenha verde não se pode queimar se não perder a umidade, é mister também arrancar do nosso coração todos os afetos terrestres e desordenados, que só servem para apagar o fogo do divino amor. Por isso preparem-nos: o Senhor vai chegar! Imitemos os Santos nos quais admiramos os efeitos desse foto sagrado.
Terceiro Ponto: O mais deplorável engano em que posso cair é o de errar na escolha de um estado de vida... Dele depende minha salvação eterna... Praza a Deus que nas minhas resoluções sobre o futuro, eu já não me tenha afastado do caminho que a Providência me indicou, guiando-me pelos caprichos de minha vontade, pelos desejos da ambição, ou por qualquer outro mau conselho... É sobretudo neste ponto que eu devo protestar ao Espírito Santo não querer outro guia, a não ser Ele. Vou implorar instantemente nestes Dias de graças, o socorro de suas luzes, pedindo-lhe que me indique o caminho que devo trilhar. Mas Ele exige que eu humildemente peça os avisos e as luzes dos que me dirigem..
Oitavo Exame:
7. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A presunção
1- Não me acontece que, contantdo com minhas forças, eu me exponho à ocasião do pecado, sem temer nem sua funesta influência, nem minha própria fraqueza?...
2- Toda minha virtude não consiste só em certas práticas exteriores de devoção, como se minha salvação dependesse unicamente delas sem que eu me corrija de meus defeitos, arranque os maus hábitos e vença as paixões?...
3- Presumindo demais da paciência e misericórdia de Deus, não tenho recaído nos mesmos pecados sem temer que a medida já esteja cheia e que, cansado com minhas ingratidões, o Senhor me abandone?...
Propósito
Que fazer quando temos a desgraça de cair no pecado mortal?... Humilhar-nos logo perante Deus, fazer um sincero ato de contrição e ir confesser-nos o mais breve possível, a fim de não permanecermos neste estado de morte, em perigo de perdição eterna.
Jaculatória:
Fazei, Senhor, que eu vos tema, se ainda não sei amar.

Nono Dia

Primeiro Ponto: Entre os sete dons que o Espírito Santo concede aos seus servos, três sobretudo lhes são mais necessários: O primeiro é o dom da força: "Sede fortes no combate!" eis o grito de guerra que todos os Dias se repete. E o nosso divino Mestre nos ensina que, para ganhar o Céu, é necessário não só a força como também a 'violência'. Devo pois, resistir com a coragem de leão aos assaltos que me dá o inimigo da salvação. É este o caráter que me distingue? Não; a mais fraca tentação me abala... a menor palavra me faz recuar... e pôr-me fora de combate. Eu que deveria ser inabalável como o cedro, seu como o caniço que um leve sopro dobra e quebra... Humilhemo-nos, vendo tanta fraqueza, e peçamos o dom da força tão necessário para permanecermos firmes no meio de tantos perigos... Lembremo-nos também que a fonte dessa fraqueza é a presunção que nos impele a afrontar os perigos.
Segundo Ponto: O segundo dom de que muito precisamos é o dom da piedade. Esta virtude se pratica para com Deus e para com os pais. Todos os Dias digo a Deus: "Pai Nosso". Se Deus é meu Pai, onde está o meu amor filial para com ele? Não sou eu o outro filho pródigo?... Oh! se assim for, lança-te nos braços de tão bom Pai e diga-lhe com o mais vivo arrependimento: "Meu Pai, pequei contra o céu e contra vós; não sou digno de ser chamado vosso filho". E dirigindo-te depois ao Espírito Santo, suplica-lhe que te torne doravante digno filho de um Pai tão bom.
Terceiro Ponto: O terceiro dom é o dom do temor de Deus. Temor de Deus é observar seus mandamentos. Eis a verdadeira grandeza, a verdadeira sabedoria... Se eu temer a Deus não temerei mais os homens... Bem-aventurada a alma que teme o Senhor! Supliquemos ao Espírito Santo que nos conceda este tão precioso dom; e para alcançá-lo recorramos à intercessão da Santíssima Virgem: ela é a Mãe do belo amor e a Mãe do temor de Deus.
Nono Exame:
8. Obstáculo aos Dons do Espírito Santo - A fonte dos pecados
Qual é a fonte mais ordinária dos meus pecados? Sou tão pouco senhor de mim que ainda me deixo dominar pela ira e pelo ressentimento, dando aos outros ocasião de fazer o mesmo? Tenho ainda viva em mim a concupiscência, que me custa demais privar-me de prazeres permitidos, e abster-me dos proibidos?
Propósito
Estou resolvido a corrigir-me dos numerosos pecados, que demasiada liberdade nas palavras me faz cometer contra a verdade, a caridade e a pureza. E como remédio eficar para em pouco tempo arrancar os meus maus hábitos, farei uma pequena penitência cada vez que cair em alguma falta sobre estes três pontos.
Jaculatória:
Virgem incomparável, a mais doce das criaturas, alcança-me o perdão dos meus pecados e as virtudes da doçura e da castidade!

Décimo Dia

Primeiro Ponto: Se eu não salvar a minha alma, tudo o mais de nada me servirá. A nobreza de origem... as riquezas... os talentos, tudo isto não terá valor algum... Com efeito, se eu me condenar, de que me servirá ter ocupado alta posição na sociedade?... Ter nadado na opulência e nos prazeres, para depois ser cruciado nas chamas eternas?... Brilhar pelo saber e gênio e depois perder a imortal coroa?... É tempo agora de pensar seriamente nestas verdades e, seguindo as inspirações do Espírito Santo, ordenar o importante negócio da minha salvação... Protestar-lhe mais por obras do que por palavras, que minha vontade firme e sincera é salvar minha alma a todo custo. Ó meu Deus, abençoai, fortalecei e aperfeiçoai em mim estes propósitos até agora tão fracos e lânguidos.
Segundo Ponto: Tenho compreendido bem o sentido destas palavras:
"Salvar minha alma?"
Salvar-se é merecer e ganhar uma felicidade sem medida e sem fim... Serei eu tão insensato que prefira satisfações momentâneas e vis prazeres a uma felicidade eterna?... Oh! Deus sabe e eu também o que tenho feito até agora. Ó minha alma, não tarde em fazer com o Espírito Santo um contrato tão vantajoso... Ele nos promete a eterna felicidade se por seu amor sacrificarmos generosamente os prazeres lícitos desta vida passageira.
Terceiro Ponto: Não devo mais hesitar.
Se eu quiser ganhar o Paraíso, é mister comprá-lo pela prática das virtudes cristãs, sobretudo da paciência e da mortificação. Pretenderia eu alcançar isso por menor preço do que Jesus Cristo? Ora, foi mister que Cristo sofresse, para entrar na sua glória... Não basta pois pedir apenas ao Espírito Santo a graça de chegar a esse reino de glória e felicidade... É preciso preparar-se por uma vida cheia de virtudes e méritos. E desde que tenho a certeza de que a graça de Deus não há de faltar, quero trabalhar com coragem e nada negligenciar, para que estes Dias de preparação e meditação dos mistérios de Pentecostes sejam para mim o princípio duma nova vida..
Décimo Exame: Sobre a Perseverança
1- Por quanto tempo fui fiel às boas resoluções que tenho tomado?
2- Que meios emprega o demônio para me fazer recair nas mesmas faltas?
3- Qual é a causa mais ordinária das minhas quedas?...
Não seria a omissão voluntária duma prática de piedade bem começada e logo depois deixada por indiferença?...
Não seria a facilidade com a qual escuto as sugestões do demônio e das paixões?...
Uma faísca basta para causar um grande incêndio.
Propósito
Vou tomar nota das boas resoluções que o Espírito Santo me inspirou nesta novena, suplicando-lhe que me ajude com sua graça a observá-las fielmente, a fim de que Ele opere em minha alma a mesma mudança que operou nos Apóstolos, isto é, uma transformação total, generosa e permanente.
Implorarei também a poderosa intercessão da Santíssima Virgem, que a Igreja chama templo do Espírito Santo, e ao receber a santa Comunhão no Dia de Pentecostes, lembrar-me-ei que foi no Cenáculo onde Jesus instituiu a Santíssima Eucaristia que os Apóstolos, juntamente com Maria Santíssima, receberam o Espírito Santo com a abundância de seus dons.
Jaculatória:
Vinde, oh! divina Luz: enchei o coração dos vossos fiéis!

Rosário do Espírito Santo

Breve explicação:

O Rosário do Espírito Santo é composto por cinco mistérios que lembram fatos da vida de Jesus e de Maria, associados à presença do Espírito Santo.
Ele é bem simples e, ao mesmo tempo, muito profundo.
As Ave-Marias são rezadas se acrescentando uma breve jaculatória (própria de cada mistério) e reservando a parte "Santa Maria, Mãe de Deus..." para a última Ave-Maria de cada mistério.
Ao final de cada mistério há uma oração própria.

Primeiro Mistério:

O poder do Espírito Santo cobre a Virgem de Nazaré.
Leitura bíblica: Evangelho segundo S. Lucas cap 1, vers. 28 a 35. (pausa para meditação)
Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias deste modo:
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, concebido por obra do Espírito Santo.
No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.
Um Glória ao Pai.
Oração:
Oh! Deus, que ao anúncio do anjo quisestes que o vosso Verbo se fizesse homem no seio virginal de Maria, concedei ao vosso povo, que a honra como verdadeira Mãe de Deus, gozar sempre de sua intercessão junto a vós.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Segundo Mistério:

Isabel, cheia do Espírito Santo, exalta a Mãe do Senhor.
Leitura bíblica: Evangelho segundo S. Lucas cap. 1, vers. 39 a 45.(pausa para meditação)
Um Pai-Nosso, dez Ave-Marias deste modo:
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, portador do Espírito de santidade.
No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.
Um Glória ao Pai.
Oração:
Oh! Deus, salvador de todos os povos, que por meio da bem-aventurada Virgem Maria, arca da nova aliança, levastes à casa de Isabel a salvação e a alegria, fazei que sejamos dóceis à ação do Espírito e possamos também nós levar Cristo aos irmãos e engrandecer o vosso nome com hinos de louvor e com a santidade da vida.Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Terceiro Mistério:

A maternidade espiritual de Maria junto à cruz.
Leitura bíblica: Evangelho segundo S. João cap. 19, vers. 25 a 30.(pausa para meditação)
1 Pai Nosso, dezAve-Marias deste modo:
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, morto para a nossa salvação
No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.
Um Glória ao Pai.
Oração:
Pai Santo, que por intermédio do mistério pascal estabelecestes a salvação do gênero humano, concedei a todos os seres humanos, com a graça do vosso Espírito, que sejamos incluídos no número dos filhos adotivos, que Jesus agonizante confiou à Virgem Mãe.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Quarto Mistério:

O Espírito Santo desce sobre Maria e os apóstolos.
Leitura bíblica: Atos dos Apóstolos cap. 1, vers. 12 a 14.(pausa para meditação)
Um Pai Nosso,dez Ave-Marias deste modo:
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, fonte inesgotável do Espírito.
No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.
Um Glória ao Pai.
Oração:
Oh! Pai, que derramastes os dons do vosso Espírito sobre a bem-aventurada Virgem Maria, que orava com os apóstolos no cenáculo, fazei que perseveremos unânimes na oração com Maria, nossa Mãe, para levarmos ao mundo, com a força do Espírito, o alegre anúncio da salvação.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Quinto Mistério:

O Espírito do Filho de Deus, nascido de mulher, age em nós. Leitura bíblica: Carta aos Gálatas cap. 4, vers. 4 a 7.(pausa para meditação)
Um Pai Nosso,dez Ave-Marias deste modo:
Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito o fruto de vosso ventre, Jesus, primogênito dos filhos de Deus.
No final, "Santa Maria, Mãe de Deus,..." reza-se apenas uma vez, na décima Ave-Maria.
Um Glória ao Pai.
Oração:
Senhor, Pai santo, no admirável plano do vosso amor, quisestes que o vosso Filho nascesse de mulher e a ela ficasse submisso; dai-nos um conhecimento vivo e penetrante do mistério da encarnação do Verbo, para imitá-lo em sua vida escondida até o dia em que, guiados pela Virgem Mãe, entremos exultantes na vossa casa.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Terço do Divino Espírito Santo

espírito santo


Início

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.

Jaculatória:

"Enviai-nos, Pai, o prometido Paráclito por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Amém. "

Primeiro Mistério

Honremos o Espírito Santo, adorando o Amor Substancial, que procede do Pai e do Filho, unindo-os numa Caridade infinita e eterna.
Repetir dez vezes nas contas do terço:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!
Terminada a dezena acrescentar a oração:
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e assim renovareis a face da terra.
Oh! Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que o mesmo Espírito nos dê o gosto e o amor do bem e nos alegre sempre com as suas divinas consolações.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

Segundo Mistério

Honremos a operação do Espírito Santo, adorando-O na Conceição Imaculada de Maria, santificando-a desde o primeiro instante com a plenitude da graça.
Repetir dez vezes nas contas do terço:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!
Terminada a dezena acrescentar a oração:
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e assim renovareis a face da terra.
Oh! Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que o mesmo Espírito nos dê o gosto e o amor do bem e nos alegre sempre com as suas divinas consolações.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

Terceiro Mistério

Honremos a operação do Espírito Santo, adorando-O na Encarnação do Verbo de Deus feito Homem no seio Imaculado de Maria.
Repetir dez vezes nas contas do terço:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!
Terminada a dezena acrescentar a oração:
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e assim renovareis a face da terra.
Oh! Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que o mesmo Espírito nos dê o gosto e o amor do bem e nos alegre sempre com as suas divinas consolações.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

Quarto Mistério

Honremos a operação do Espírito Santo, adorando-O no mistério do Pentecostes, em que Ele fez nascer a Santa Igreja Católica.
Repetir dez vezes nas contas do terço:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!
Terminada a dezena acrescentar a oração:
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e assim renovareis a face da terra.
Oh! Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que o mesmo Espírito nos dê o gosto e o amor do bem e nos alegre sempre com as suas divinas consolações.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

Quinto Mistério

Honremos a operação do Espírito Santo, adorando-O na sua presença atuante e permanente na alma de todos os que vivem em estado de graça e assistindo a Igreja até o fim do mundo.
Repetir dez vezes nas contas do terço:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor!
Terminada a dezena acrescentar a oração:
Enviai o vosso Espírito e tudo será criado; e assim renovareis a face da terra.
Oh! Deus, que instruís os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que o mesmo Espírito nos dê o gosto e o amor do bem e nos alegre sempre com as suas divinas consolações.
Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém

Final:

Rezar três vezes o Glória ao Pai

Coroa em Honra ao Espírito Santo

espírito santo

Ato de Contrição

Por ser Vós tão bom, me arrependo, Deus meu, de ter pecado contra Vós, e prometo com vossa graça não ofender-Vos mais daqui em adiante.

Hino

Vinde, Espírito Criador,
Visitai as almas de vossos servos,
E cheia de celestiais graças
Os corações que haveis criado.
Sois chama do paráclito o Consolador,
Dom do Altíssimo Deus
Fonte viva, fogo, caridade, e unção espiritual.
Vos, que dais os vossos sete dons,
Sois o dedo a fortaleza do Pai;
Sois o Prometido do mesmo Pai,
E nos inspirais o que temos de dizer.
Acende com vossa luz nossos sentidos,
Infundi vosso amor em nossos corações,
E fortalece com perpétuo auxílio,
A debilidade de nossa carne.
Afastai de nós o inimigo de nossas almas,
Dai-nos pronto a paz do coração,
E postos abaixo de vossa direção,
Evitaremos todo o nocivo.
Por Vos conhecemos ao Pai,
E também ao filho, e por Vos, que procedeis de ambos.
V. Enviai vosso Espírito e as coisas serão criadas.
R. E renovareis a face da terra.

Oração:

Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis pela luz do Espírito Santo,
Concedei-nos por este mesmo Espírito o gostar do que é bom e aproveitar sem cessar do que é a fonte da divindade.
Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Primeiro Mistério:

Jesus foi concebido da Virgem Maria por virtude do Espírito Santo
Meditação:
"O Espírito Santo descenderá sobre ti, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.
Por causa disso, o fruto Santo que de Vós nascerá, será chamado filho de Deus." (Luc. 1, 35.)
Propósitos:
Pedir o socorro do divino Espírito e a intercessão de Maria, para imitar as virtudes de Jesus Cristo que é o modelo das mesmas, para que sejamos conformes a imagem do filho de Deus.
Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias.

Segundo Mistério:

O Espírito do Senhor posou sobre Jesus
Meditação:
"Batizado, pois, Jesus, ao instante que saiu da água, se abriram os céus, e vimos descer o Espírito Santo a maneira de uma pomba, e posar sobre Ele." (Mat. 3, 16.)
Propósitos:
Estimai soberanamente a inapreciável graça santificante, que tem sido derramada em vosso coração pelo Espírito Santo no batismo.
Guardai o que haveis prometido e exercitai em contínuos atos de fé, esperança e caridade.
Vivei sempre como convém aos filhos de Deus e aos membros da verdadeira Igreja de Deus a fim de que recebais depois desta vida a herança do céu.
Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias.

Terceiro Mistério:

Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto
Meditação:
"Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, partiu do Jordão, e foi conduzido pelo Espírito ao deserto; e ali esteve quarenta dias e foi tentado pelo diabo." (Luc. 4, 1-2.)
Propósitos:
Estai sempre agradecidos pelos sete dons do Espírito Santo, que haveis recebido na confirmação: pelo Espírito de sabedoria e de inteligência, de conselho e de fortaleza, de ciência e de piedade e de temor de Deus.
Obedecei fielmente ao Guia divino, a fim de trabalhar em todos os perigos desta vida e em todas as tentações, como convém a um perfeito cristão e a um esforçado filho de Jesus Cristo.
Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias.

Quarto Mistério:

O Espírito Santo na Igreja.
Meditação:
"De repente sobreveio do céu um ruído, como de vento impetuoso e tomou toda a casa onde estavam; e foram cheios todos do Espírito Santo e começaram a falar as maravilhas de Deus." (Hech. II, 2, 4, 11.)
Propósitos:
Dai graças a Deus porque nos tem feito filhos de sua Igreja, a qual o Espírito Santo enviado ao mundo no dia de Pentecostes, vivifica e governa sempre.
Escutai e segui ao Soberano Pontífice que pelo Espírito Santo ensina infalivelmente, e a Igreja, que é a coluna e o sustento da verdade.
Guardai seus dogmas, propagai sua causa, defendei seus direitos.
Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias.

Quinto Mistério:

O Espírito Santo na alma do justo.
Meditação:
"Não sabeis que vossos corpos são templos do Espírito Santo, que habita em vós ?" (1 Cor. 6, 19.)
"Não extingais o Espírito." (Tes. 5, 19.) "e não queirais contristar o Espírito Santo de Deus com o qual fostes selados para o dia da redenção." (Efé s. 4, 30.)
Propósitos:
Acudi sempre ao Espírito Santo, que está em vós;
Vigiai cuidadosamente pela pureza de vossa alma e de vosso corpo.
Obedecei fielmente a as divinas inspirações para obrar os frutos do Espírito: caridade, gozo espiritual, paz, paciência, bondade, benignidade, longanimidade, mansidão, fé, modéstia, continência e castidade.
Pai-Nosso, Ave-Maria e sete Glórias
Terminar a Coroa rezando um Credo.

Novenas ao Espírito Santo

espírito santo

Novena Breve ao Espírito Santo

Orações para todos os dias
Vem, Espírito Santo, enchei os corações de teus fiéis e acende neles a chama de teu amor.
Oh! Deus, que com a luz do Espírito Santo iluminas os corações de teus fiéis, concedei-nos que guiados pelo mesmo Espírito, desfrutemos do que é reto e tenhamos sua alegria celestial.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Sabedoria, concedei-nos a graça de apreciar e estimar os bens do céu e mostrai-nos os meios para alcança-los. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Entendimento, ilumina nossas mentes a respeito dos mistérios da salvação, para que possamos compreendê-los perfeitamente e abraça-los com fervor. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Conselho, inclina nossos corações a atuar com retidão e justiça para benefício de nós mesmos e de nossos semelhantes. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Fortaleza, fortalecei-nos com tua graça contra os inimigos de nossa alma, para que possamos obter a coroa da vitória. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Ciência, ensinai-nos a viver entre as coisas terrenas para assim não perder as eternas. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Piedade, inspirai-nos a viver sóbria, justa, e piedosamente nesta vida, para alcançar o céu na outra vida. Glória.
Vem, Espírito Santo, por teu Dom de Temor de Deus, fere nossos corpos com teu temor para assim trabalhar pela salvação de nossas almas. Glória.

Oração:

Oh! Deus, que tem unido as nações na confissão de teu Nome, concedei-nos que aos que tem renascido pela água do batismo, tenham a mesma fé em seus corações e a mesma piedade em suas ações.
Oh! Deus, que enviaste o Espírito Santo aos apóstolos, ouvi as orações de teus fiéis para que tenham a verdadeira paz, que por tua graça, tenha recebido o dom da verdadeira fé.
Vos suplicamos, Oh! Deus, que teu Santo Espírito acenda em nossos corações essa chama que Cristo trouxe a terra e desejou ardentemente que fosse acendida.
Inflamai, Oh! Senhor, nossos corações com o fogo do Espírito Santo, para que vos sirvamos castos de corpo e limpos de coração.
Enriquece, Senhor, nossos corações derramando com plenitude teu Santo Espírito por cuja sabedoria fomos criados e por cuja Providência somos governados.
Te suplicamos, Oh! Deus Todo Poderoso e Eterno, que teu Santo Espírito nos defenda e habite em nossas almas, para que ao fim, sejamos os templos de sua glória.
Te pedimos, Senhor, que segundo a promessa de teu Filho, o Espírito Santo nos leve ao conhecimento pleno de toda a verdade revelada.
Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Novena ao Espírito Santo

Orações iniciais para todos os dias

Deus meu!
Deus de amor e de verdade.
Autor da santificação de nossas almas, prostrado humildemente ante vossa soberana Majestade, detesto na amargura de meu coração todos os meus pecados, como ofensas feitas a Vos, digno de ser amado sobre todas as coisas.
Oh! bondade infinita!
Quem jamais vos tivera ofendido!
Perdoai-me, Senhor, Deus de graça e de misericórdia, perdoai-me meus continuas infidelidades; o não ter tido valor para executar coisa alguma boa, depois que tantas vezes vossa misericórdia e graça me tem solicitado, repreendido, e inspirado amorosamente.
Me pesa, me arrependo da ingrata correspondência e indigna cegueira com que tenho resistido incessantemente a vossos doces e divinos chamamentos. Mas proponho firmemente com vosso auxílio de não ser rebelde a Vos, de seguir em adiante vossas ternas inspirações com suma docilidade.
Para este fim, iluminai-me.
Oh! fonte de luz, meu entendimento, fortalecei minha vontade, purificai meu coração, arrancai todos os meus pensamentos, desejos e afetos, e concedei-me ser digno de obter os frutos bem-aventurados que vossos dons produzem nas almas que os possuem.
Concedei-me as graças que Vos peço nesta novena, se tem de ser para maior glória vossa, e para que eu Vos veja, ame e adore sem fim em vossa glória. Amém.

Invocação ao Espírito Santo

Vem a nossas almas
Oh! Espírito Santo! e do céu enviai-me tua luz em um raio.
Vem, Pai de pobres, vem, de dons Santos, vem, de corações lúcido reparo.
Vem, consolador, doce e soberano, hóspede das almas, suave presente.
Nos contratempos descanso ao trabalho, temperança no ardente consolo no pranto.
Santíssima luz de todo cristão, o íntimo do peito, cheio de amor casto.
No homem nada há sem teu amparo, e nada pode ter sem Vós, de puro e Santo.
Com tuas águas puras lava o manchado, rega o que é seco põe o enfermo são.
Ao coração duro dobre com tua mão, e abrande as almas que manchou o pecado.
Volte ao bom caminho ao extraviado, e ao gelado acende em teu fogo Santo.
Concede aos teus fiéis em Vós confiados,os dons Sacros e Centenários.
Aumentai em virtude para que mereçamos, do eterno gozo o feliz descanso.Amém.
A continuação rezar a oração do dia que corresponda:

Orações finais para todos os dias (exceto o último dia)

Hino ao Espírito Santo
Vem, Oh! Criador Espírito!
Nossas almas visitai, nossos peitos, que Vos criastes, enchei de graça celestial.
Pois sois Paráclito Espírito, Dom do Pai celestial, fonte viva, sacro fogo, unção santa, espiritual.
Em teus dons setiformes, tal promessa paternal, dedo eterno de Deus Pai nossas línguas inflamai.
Ilustrai nossos sentidos, o coração inflamai, nossos corpos, que são fracos, com vossa virtude armai.
Apartai os inimigos, dai-nos a divina paz e sendo Vos nosso guia livrai-nos de toda maldade.
Por Vos ao Pai e ao Filho, nesta vida mortal convocamos, e cremos sempre em tua Divindade.
A Deus Pai seja glória, ao filho glória imortal e ao Espírito Paráclito por toda a eternidade. Amém.

Oração ao Espírito Santo!

Diviníssimo consolador de minha alma, fogo, luz e celestial ardor dos corações humanos, se é para glória de vossa Majestade que eu consiga o que eu desejo e peço neste dia, digna-Vos conceder-me benignamente;
E senão dirigi meu pedido, dando-me as graças que tem de ser para vossa maior glória e bem da salvação de minha alma. Amém.
Cada um se recolherá interiormente e pedirá a graça que mais necessite.
Se concluirá todos os dias com a antífona, verso, resposta e oração seguintes:

Antífona

Vos desejarei, aleluia;
Voe e venho a nós, aleluia;
E se alegrará nosso coração, aleluia, aleluia.
V. Enviai, Senhor, vosso Santo Espírito, e serão criados.
R. E renovareis a face da terra.
Oração
Oh! Deus que haveis instruído os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo; dai-nos o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação.
Por Jesus Cristo Senhor nosso, teu filho, que vive contigo e Reina na unidade do mesmo Espírito Santo, Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

Primeiro Dia

Começar com a orações preparatórias para todos os dias.
Oh! Espírito Santo!
Fonte viva de divinas água que, na criação do mundo, santificastes as imensas águas que rodeavam o mundo e as águas do Jordão no batismo de Jesus Cristo, Senhor nosso;
Eu Vos suplico que sejais em meu Espírito, tão árido e seco, a Sagrada fonte de água viva, que jamais se esgota e brota até a vida eterna;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Segundo Dia

Oh! Espírito Santo!
Que fazendo sombra com vossa virtude altíssima a puríssima Virgem Maria, e a transbordando ao mesmo tempo de graça, fizeste de um modo inefável e Onipotente a obra infinita da Encarnação do Verbo Eterno, no seio virginal de vossa celestial Esposa:
Fazei sombra a minha alma e concedei-me a graça necessária para que eu seja digno de receber ao mesmo Verbo divino feito homem e Sacramentado por meu amor, e também a especial que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa, e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nossos e Ave-Marias em Honra da Santíssima Trindade, e terminar com a orações fim ais para todos os dias.

Terceiro Dia

Oh! Espírito Santo!
Celestial pomba que, abrindo de par em par os céus, descestes sobre Jesus já batizado no Jordão, simbolizando: que desde este momento em que tomou a natureza humana, habitava Nele a plenitude da Divindade;
Vem sobre a mim pobre e miserável e enchei-me do dom de sabedoria de conselho, de entendimento e fortaleza, de ciência, piedade e de temor de Deus;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Quarto Dia

Oh! Espírito Santo!
Nuvem lúcida que fazendo no Tabor sombra a Jesus transfigurado e glorioso, ilustrastes aquele Santo monte, e amparastes em seu excessivo temor aos Apóstolos, comunicando-lhes depois da Ascensão de seu Divino Mestre muita luz, fervor e graça;
Ilustrai, protegei e fecundai minha alma para que eu seja digno discípulo de Jesus,
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Quinto Dia

Oh! Espírito Santo! Suave vento que teve o Cenáculo e deu força e valor aos corações de quantos Vos esperavam, orando fervorosamente unidos com alma e coração:
Oh! Espírito de vida e amor!
Enchei toda a casa de meu pequeno espírito, minha memória, entendimento e vontade:
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Sexto Dia

Oh! Espírito Santo!
Luz claríssima que ilustrou o entendimento dos Santos Apóstolos, comunicando-lhes, como Sol divino, toda a luz que necessitavam para sua perfeição e para a conversão do mundo:
Oh! Luz beatíssima!
Iluminai todos os lugares tenebrosos de meu interior, para que Vos conheça e dê a conhecer a todo o mundo;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Sétimo Dia

Oh! Espírito Santo!
Sagrado fogo que aparecendo visível sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, inflamastes divinamente seus corações para que, abrasados em vosso amor, incendiasse depois a todo o mundo nas mesmas sagradas chamas:
Acendei em vossos Santíssimos ardores meu coração gelado, para que, abrasado meu Espírito Neles, acenda em vosso divino amor a quantos pessoas eu conheça;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Oitavo Dia

Oh! Espírito Santo!
Chama ardente de caridade que com o fogo de vosso amor inflamando o coração dos Santos Apóstolos e de todos os homens Apostólicos, os comunicastes o dom de línguas para a conversão do mundo;
Inflamai Sagrado Fogo de Amor ao meu coração e minha língua para que sempre governado por vosso Espírito, e fervoroso na caridade, inflame a todos para que observem fielmente vossos divinos mandamentos;
E a graça que Vos peço nesta novena, se é para maior glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Rezar três vezes o Pai-Nosso e Ave-Maria em honra à Santíssima Trindade, e terminar com a orações finais para todos os dias.

Nono Dia

Oh! Espírito Santo!
Caridade essencial que, difundida nos corações humanos, vossos divinos dons, comunicando todas as divinas graças que se incluem em nossos sete dons, e compreendem tudo o quanto necessita a vida espiritual, própria de cada um, e a qual desejais que se comunique a todos os homens:
Oh! Caridade santíssima! Infundi em meu coração tão pobre de vossos sete dons, e que com eles publique vossas grandezas.
Oh! Deus misericordioso!
Vos, que antigamente enchestes neste dia os peitos apostólicos de vossa graça, dai-nos Vossos divinos carismas, Concedei-nos tempos tranqüilos, confirmai as graças que Vos temos pedido nesta novena, se são para maior glória vossa e bem de nossas almas. Amém.
Depois desta Oração, em lugar da antífona, verso, resposta e oração de todos os dias, se digam as seguintes:

Antífona para o Nono Dia

Hoje se completaram os dias de Pentecostes, aleluia;
Hoje se reproduzem as felizes alegrias, quando o Espírito Consolador baixou sobre seus Apóstolos, aleluia;
Hoje, raiou o resplendor do divino fogo, repousou o Espírito Santo em forma de línguas sobre eles, aleluia;
Hoje lhes concedeu palavras edificadoras, lhes inflamou de seu amor e lhes encheu de seus inumeráveis carismas, aleluia; aleluia.
V. Foram todos cheios do Espírito Santo; aleluia.
R. E começaram a falar em várias línguas; aleluia.
Oração
Oh! Deus que haveis instruído neste dia os corações dos fiéis com a ilustração do Espírito Santo, dai-me o sentir retamente com este mesmo Espírito, e aproveitar sempre de sua consolação.
Por Jesus Cristo Senhor Nosso, teu Filho, que vive contigo e reina na unidade do mesmo Espírito Santo; Deus por todos os séculos dos séculos. Amém.

Consagração ao Espírito Santo

espírito santo

Oh! Divino Espírito Santo, luz eterna e brilhantíssima, cuja magnificência enche o Céu e a terra, eis-me aqui, humildemente prostrado ante a Vossa divina presença, para me consagrar a Vós para sempre.
Adoro o brilho de Vossa pureza, Vossa imutável justiça e o poder do Vosso amor.
É por Vós, força e luz de minha alma, que eu penso, vivo e obro.
Não permitais que eu peque contra Vós nem resista aos suaves impulsos de Vossa graça, mas dirigi todos os meus pensamentos para que esteja atento à voz de Vossas inspirações, siga-as fielmente e encontre na Vossa misericórdia, auxílio para minhas fraquezas.
Adorável Espírito, compadecei-Vos de minha indigência, preservai-me de todo o erro e obtende-me o perdão, se eu chegar a cair em pecado.
Peço-Vos, aos pés de Jesus crucificado, contemplando e adorando, cheio de confiança, suas chagas sagradas, seu lado aberto, seu Coração transpassado.
Espírito do Pai e do Filho, fazei que, com Vossa graça, possa dizer em tudo e sempre:
"Falai Senhor, que Vosso servo Vos ouve".
Espírito de Sabedoria e Entendimento, dissipai minha ignorância.
Espírito de Conselho, dirigi minha inexperiência.
Espírito de Fortaleza, fazei-me perseverante no serviço de Deus; dai-me a força de proceder em tudo com bondade e benevolência.
Espírito da Paz, dai-me a Vossa Paz.
Espírito de Santidade, ornai com as celestes virtudes da Pureza e Simplicidade o templo que escolhestes para Vossa morada e, por Vossa graça poderosíssima, preservai constantemente minha alma da mancha do pecado.
Amém.

Consagração ao Espírito Santo II

Rezar Diariamente
Eu Vos adoro Espírito Santo.
A Vós entrego a minha alma.
Sois a doce Paz do meu espírito.
Sois o fogo que me consome.
Sois a Luz que me absorve.
Sois a Força que me move.
Sois a Luz que me envolve.
Sois a Luz dos meus olhos.
Em Vós eu mergulho, Divino Amigo.
Em Vós confio e a Vos me consagro.
Entrego minhas forças inteiramente a Vos.
Submeto a minha vida a Vossa Graça.
Dou-Vos o meu coração eternamente e nunca mais o pedirei de novo.
Pelo Coração Imaculado de Maria, no Altar Virginal da Alma de Maria, entrego a minha vida para que por Vos seja consumida, como uma doce canção aos Vossos ouvidos.
Como um incenso agradável a Vossa Divindade e como oferenda de amor a Vós.
Oh! Espírito Santo que pairáveis sobre o mundo no instante da criação, vinde sobre mim e gerai em mim Jesus Cristo, a Sabedoria Incarnada, o Verbo Eterno de Deus e a Vida Infinita.
Por Maria, com Maria e em Maria. Amém!
Invocação:
Amantíssimo Coração de São José, rogai por nós!