Existe Padres e até bispos, que estão mais preocupados com ideais progressistas e socialistas, com causas sociais do que com a salvação das almas, aliás elas se tornam o foco dos mesmos, como um militante político. Ele deixa de ser um sacerdote para ser um militante político e pior ainda apoiando regimes totalitários, de ideais socialistas a quais são contrários a fé Católica, regimes que trouxeram ao mundo nada mais do que ateísmo, fome, guerras, mortes e perseguição a Cristo. As causas dos pobres, como sempre, foram usadas pelos mesmos como bandeira, no entanto, tendo o seu fim, sempre o aumento da fome, do sofrimento dos pobres e se estendendo para o resto nação.
Existe aquilo que a teologia católica ensina como um mal maior e um mal menor, por exemplo: doenças do corpo é um mal menor, já da alma é um mal maior, uma você sofre temporariamente e a outra se não se livrar dela, terá o sofrimento eterno no fogo que não se apaga, separados do amor de Deus eternamente.
Portanto, se para se livrar do mal menor, você permite o mal maior, este mal menor, se tornar um grande mal. Se você para se livrar dos seus problemas, comete pecados, se para se livrar dos problemas, você trai a Deus, se você comete aborto para fugir do que você acha ser um problema, se é capaz de descumprir os 10 mandamentos para saciar suas necessidades do corpo, o que era um mal menor, se torna um grande mal.
Por outro lado, se você oferece a Deus sua pobreza, seus sofrimentos pelos seus pecados, se unindo ao amor de Cristo na sua paixão, em tudo dando graças a Deus, o que parecia ser um mal, se torna um grande bem, meios e caminhos de conversação, purificação, edificação e salvação para você e os seus.
As causas em favor dos pobres não pode vim acompanhada em defender políticos que apoiam abertamente o aborto e a desapropriação de bens privados, pois seria o descumprimento tanto do 5° , 7° e 10° do mandamento da lei de Deus, a qual proibi matar, roubar e cubicar os bens alheios, a quais estão protegidos por lei divina, se a pessoa comprou honestamente é dele, Deus o abençoou, se você der a legitimidade ao estado de desapropriar as conquistas alheias, você e tanto o regime político que assim se comportar, não só ele como você estar sendo ladrão e criminoso.
Vejam só a legítima defesa, a propriedade privada, por exemplo, existe e vem antes da existência do estado, o estado deve se focar na educação, segurança e dar condições de uma nação se desenvolver sem interferir na vida privada, na autoridade dos pais na sua educação, na liberdade religiosos e de expressão.
Já o sacerdote deve se focar no seu ministério da salvação das almas e se ele apoiar políticos que defende, aborto, que interfere nas liberdades, favorece casamento gay, gênero, promiscuidade, libertinagem, favorece movimentos ante cristão, contrários a moral católica, este padre estar sendo representante, não de Deus e sim do diabo e a bandeira dos pobres não pode jamais ser utilizada para este fim, a qual além de gerar mais pobrezas, trará a perdição das almas.
Por. Marcos Antonio de Melo Viana