HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DA CABEÇA

Nossa Senhora da Cabeça

A Serra Morena esta localizada na Andaluzia, Espanha. O pico mais alto desta serra é o pico da Cabeça. La vivia um soldado das Cruzadas, Juan Alonso de Rivas, que era natural de Granada. Ele ficara mutilado perdendo um braço na guerra contra os muçulmanos. Por isso se tornou um pastor de ovelhas. Juan era um devoto de Maria Santíssima e sempre quando estava trabalhando com suas ovelhas, ficava rezando e pedindo a proteção de Nossa Senhora para si e seus familiares.

Visão de Nossa Senhora

No dia 12 de agosto de 1227, quando estava com seu rebanho perto do pico da Cabeça, Juan estava rezando. Então, de repente, ele viu uma grande luz e ouviu um barulho de um sininho tocando perto de onde estava. O sininho estava encaixado em um galho de árvore e não parava de tocar. Quando chegou mais perto, viu dentro de uma gruta que fica no cume do monte, uma imagem de Nossa Senhora.

Pedido de Nossa Senhora

Nesse momento, ele ouviu uma doce voz que vinha do Céu. A voz pediu que não tivesse medo, pois Juan estava apavorado com a visão. Nossa Senhora pediu para que ele fosse até o povoado de Andujar, que fica a 18 km da Serra Morena, e falasse de sua visão. Pediu também que Juan falasse para toda a cidade que Deus pedia a conversão de todos e que fosse construída naquele lugar uma grande igreja.

Primeiro milagre

Juan, com medo que os moradores do povoado não acreditassem nele, pediu a Nossa Senhora que lhe desse um sinal. Foi aí que aconteceu um grande milagre. Por interseção de Maria Santíssima, Juan teve o seu braço refeito, aquele mesmo braço que fora arrancado na guerra.
Ele não se conteve de tanta alegria, correu para o povoado para contar a boa nova do milagre e do pedido de Nossa Senhora. Todos ficaram maravilhados ao verem-no com o braço novamente em seu corpo.

O povo sobe a Serra da cabeça

O vigário de Andajur e todos correram para o pico da Serra da Cabeça para verem a imagem e venerar Nossa Senhora. Ela passou a ser chamada ali de Nossa Senhora da Cabeça. Trouxeram a imagem em procissão para o vilarejo, até que fosse construída a igreja que Nossa Senhora queria. Foi, então, construído um grande templo em honra a Nossa Senhora da Cabeça. Toda a região se converteu e passou a peregrinar sempre para a Serra Morena.

Outros milagres

Vários milagres começaram a acontecer e a nova devoção foi se espalhando por toda a região.
Um homem condenado à morte, jurando inocência, pediu um milagre para Nossa Senhora da Cabeça. Então, na hora de sua execução, chegou um mensageiro do Rei trazendo o perdão do condenado, dizendo que haviam errado em seu julgamento. Imediatamente todos começaram a gritar como sendo mais um milagre de Nossa Senhora da Cabeça. O homem mandou fazer uma cabeça de cera e a depositou aos pés da imagem em agradecimento.

Devoção

Deste fato em diante passaram a representar a imagem da Santa segurando uma cabeça em suas mãos. As pessoas passaram a pedir proteção para quem tem dores de cabeça e para os filhos que não estão bem na escola, para que Nossa Senhora da Cabeça os cure e proteja.

A devoção no Brasil

Nossa Senhora da cabeça é venerada na Catedral do Rio de Janeiro desde o ano de 1910.

Oração a Nossa Senhora da Cabeça

"Aqui estou, prostrado a vossos pés, ó Mãe do Céu e Senhora nossa. Tocai o meu coração a fim de que deteste sempre o pecado, e ame sempre a vida austera e cristã, que exiges de vossos devotos. Tende piedade das minhas misérias espirituais. E, ó Mãe terna, não vos esqueçais também das misérias que afligem o meu corpo e enchem de amargura a minha vida terrena. Dai-me saúde e forças para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. Não permitais que minha pobre cabeça seja atormentada por males que me perturbem a tranqüilidade da vida. Pelos merecimentos de vosso Divino Filho, Jesus Cristo, e pelo amor a que ele consagrais, alcançai-me a graça que agora vos peço,(fazer o pedido), ai tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. Se quiserdes, ela será atendida. Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós. Amém." 

Orações para afastar maus pensamentos

Oração contra os maus pensamentos 
Senhor, Deus meu, não vos afastei de mim; Deus meu, olhai para minhas necessidades e valei-me, porque me assaltaram vãos pensamentos e grandes temores afligem minha alma.Como escaparei ileso? Como poderei vencê-los? 
Eu irei, dizeis vós, diante de ti e humilharei os soberbos da terra; abrir-te-ei as portas do cárcere e revelar-te-ei os arcanos secretos. 
Fazei, Senhor, como dizeis e fujam ante a vossa face todos os maus pensamentos. 
Esta é a minha única esperança e consolação: refugiar-me em vós, em toda a tribulação; confiar em vós, invocar-vos do fundo de minha alma e esperar, pacientemente, vossa consolação.
Oração de Santa Helena - Para afastar maus pensamentos e aflições 
Gloriosa Santa Helena, casta esposa do imperador Constantino, Vós recebestes do céu a valiosa graça de descobrires o local onde tinha sido oculta a Santa Cruz onde Nosso Senhor Jesus Cristo derramou o seu sagrado sangue pela redenção da humanidade. Tiveste um sonho, no qual vistes a Santa Cruz nos Vossos braços. Descobristes a Cruz de Nosso Senhor, a Sagrada Coroa de espinhos, os sagrados cravos com que os seus algozes pregaram as suas mãos e os seus pés no madeiro. Destes um cravo ao Vosso irmão. Ficastes com outro e o terceiro atirastes ao mar, para amainar a tempestade que ameaçava afundar o barco em que conduzíeis a Santa Cruz. Pela Cruz que descobristes, pela Coroa de espinhas e pelos Cravos, eu Vos peço, Santa Helena, sede a minha advogada, junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Defendei-me, Senhora, das tentações, dos perigos, das aflições, dos maus pensamentos dos pecados. Guiai-me nos meus caminhos, dai-me a força de suportar as provas que me forem impostas por Deus, livrai-me do mal. Assim seja. Rezar um Credo, um Pai Nosso, uma Ave Maria, e uma Salve Rainha.
Oração a Nossa Senhora da Cabeça

Eis-me aqui, prostrado aos vossos pés, 
ó mãe do céu e Senhora Nossa! 
Tocai o meu coração 
a fim de que deteste sempre o pecado 
e ame a vida austera e cristã 
que exiges dos vossos devotos. 
Tende piedade das minhas misérias espirituais! 
E, ó Mãe terníssima, 
não vos esqueçais também das misérias 
que afligem o meu corpo 
e enchem de amargura a minha vida terrena. 
Dai-me saúde e forças 
para vencer todas as dificuldades que me opõe o mundo. 
Não permitais que a minha pobre cabeça 
seja atormentada por males 
que me perturbem a tranquilidade da vida. 
Pelos merecimentos do vosso divino Filho, 
Jesus Cristo, 
e pelo amor a que Ele consagrais, 
alcançai-me a graça que agora vos peço 
(pede-se a graça que se deseja obter).
Aí tendes, ó Mãe poderosa, a minha humilde súplica. 
Se quiserdes, ela será atendida. 
Nossa Senhora da Cabeça, rogai por nós.





Novena de Santa Cabeça



Oração Inicial para todos os dias
Ó Senhora de Santa Cabeça, incomparável mãe, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio dos cristãos, consolação dos aflitos e atribulados. Vós que recebestes do céu incomparáveis graças para que fossem derramadas sobre a humanidade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos por Vós, em nossas necessidades mais urgentes.

Alcança-me a graça de manter meu pensamento sempre voltado para o divino Pai eterno, o seu filho Jesus Cristo e o Espírito Santo. Não permita que eu me perca no meio de tantas ideologias pagãs ou doutrinas contrárias à santa Igreja e o Evangelho. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Alcança-me a graça da lucidez; a inteligência para compreender a vontade de Deus; a sabedoria para escolher o bem e evitar o mal, amar a verdade e detestar a mentira.
Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Orientai meus pensamentos para o que é reto e justo, e para que jamais eu me desvie do caminho de Deus. Proteja-me das falsidades, das segundas intenções, da corrupção e dos julgamentos injustos. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Concede-me a saúde dos olhos, para que eu possa sempre enxergar as belezas criadas por Deus. De modo especial concede-me a graça de ter sempre um olhar interior para perceber o sagrado que existe em cada pessoa. Livra-me do olhar da cobiça e da inveja, abre-me os olhos para enxergar as necessidades de meus irmãos, especialmente os mais necessitados e pobres. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Concede-me a saúde dos ouvidos, para que eu possa sempre ouvir a santa Palavra de Deus. Livra-me dos conselhos maldosos, dos comentários indevidos, dos falsos testemunhos e das tantas banalidades que o mundo oferece. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Concede-me a saúde da boca, para que eu possa sempre anunciar a santa Palavra de Deus. Livra-me das oportunidades de falar mal da vida alheia, de proferir falsos testemunhos ou ferir a quem quer que seja com minhas palavras. Que o meu sim seja sim e que o meu não seja não. Dai-me sempre a oportunidade para oferecer um bom conselho aos que de mim precisarem. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Livrai-me das dores de cabeça, enxaquecas, esquecimentos, e doenças mentais, para que eu possa de maneira lúcida e sadia ajudar a todos os que de mim precisarem. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.


Livra-me da depressão, da tristeza sem fim, da falta de ânimo ou da vontade de morrer, para que eu possa ser no meio do mundo como uma luz a iluminar os que vivem nas sombras. Dai-me a alegria de viver para que eu possa contagiar a todos os que me circundam. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja 


Não permitais que minha cabeça seja atormentada por tentações e maus pensamentos, para que eu possa ter meu pensamento voltado para céu e para as coisas da terra abençoadas pela Santíssima Trindade. Dai-me a graça de ser como sal, o fermento e a luz no meio da humanidade. Senhora de Santa Cabeça, humildemente nesta novena vos peço… (apresente a graça que deseja alcançar) Isso vos peço pelos merecimentos do vosso divino filho, Jesus Cristo, Senhor Nosso.

Oração para o final de cada dia da novena

Ó Maria Santíssima, senhora da Santa Cabeça, pelos méritos de Nossos Senhor Jesus Cristo, espalhais inúmeros benefícios sobre todos nós.
Eis-me aqui, para consagrar-me inteiramente a vós:
Consagro a minha cabeça, os meus olhos, ouvidos e boca.
Consagro os meus pensamentos para só pensar o que é justo e reto.
Consagro o meu entendimento para sempre escolher o bem e evitar o mal.
Consagro a minha razão para lucidamente sempre escolher a vontade do Pai.
Consagro a minha vida para que em tudo possa viver a santidade.
Ó Senhora da Santa Cabeça, vós que o Cristo crucificado deu-me por Mãe, recebei-me no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção;  socorrei-me em todas as minhas necessidades,  abençoai-me, com vossa poderosa intercessão,
fortalecei-me em minha fraqueza,  livrai-me do mal, alcançai-me sempre a salvação eterna.
Assim seja. Amém!