É preciso ficar bem claro que o espiritismo (bem como suas derivações) contradiz frontalmente a doutrina católica em muitos pontos, sendo, portanto, impossível a um católico ser também espírita. Em 1953, os Bispos do Brasil disseram que o espiritismo é o desvio doutrinário “mais perigoso” para o país, uma vez que “nega não apenas uma ou outra verdade da nossa fé, mas todas elas, tendo, no entanto, a cautela de dizer-se cristão, de modo a deixar, a católicos menos avisados, a impressão erradíssima de ser possível conciliar catolicismo com espiritismo” (Espiritismo, orientação para os católicos, D.Boaventura Kloppenburg, Ed. Loyola, 5ªed, 1995,pag.11).
Muitas passagens da Bíblia comprovam o que está dito acima. A principal delas é a que está no livro do Deuteronômio: “Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha [magia negra], nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas…” (Deuteronômio 18,9-13). Essas palavras da Bíblia são muito claras e fortes e não deixam dúvida sobre a proibição “radical” de Deus a todas as formas de ocultismo e busca de poder ou de conhecimento fora da vontade de Deus. E isto é um perigo para a vida cristã, porque “contamina” a alma.
Por “adivinhos” devemos entender todas as formas de se buscar o conhecimento de realidades ocultas, conhecer o futuro, etc. Entre essas práticas estão, entre outras, a invocação dos mortos (necromancia), a leitura das mãos (quiromancia), a astrologia, os búzios, cartomancia, consultas aos cristais, tarôs, numerologia, etc. Uma verdade bíblica que todo católico precisa saber, é o que disse São Paulo aos coríntios: “As coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas aos demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. Não podeis participar ao mesmo tempo da
mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Ou quereis provocar a ira do Senhor”? (1 Cor 10,20´22).
O espiritismo nega pelo menos 40 verdades da fé cristã:
1 – Nega o mistério, e ensina que tudo pode ser compreendido e explicado.
2 – Nega a inspiração divina da Bíblia.
3 – Nega o milagre.
4 – Nega a autoridade do Magistério da Igreja.
5 – Nega a infalibilidade do Papa.
6 – Nega a instituição divina da Igreja.
7 – Nega a suficiência da Revelação.
8 – Nega o mistério da Santíssima Trindade.
9 – Nega a existência de um Deus Pessoal e distinto do mundo.
10 – Nega a liberdade de Deus.
11 – Nega a criação a partir do nada.
12 – Nega a criação da alma humana por Deus.
13 – Nega a criação do corpo humano.
14 – Nega a união substancial entre o corpo e a alma.
15 – Nega a espiritualidade da alma.
16 – Nega a unidade do gênero humano.
17 – Nega a existência dos anjos.
18 – Nega a existência dos demônios.
19 – Nega a divindade de Jesus.
20 – Nega os milagres de Cristo.
21 – Nega a humanidade de Cristo.
22 – Nega os dogmas de Nossa Senhora (Imaculada Conceição, Virgindade
perpétua, Assunção, Maternidade divina).
23 – Nega nossa Redenção por Cristo (é o mais grave!).
24 – Nega o pecado original.
25 – Nega a graça divina.
26 – Nega a possibilidade do perdão dos pecados.
27 – Nega o valor da vida contemplativa e ascética.
28 – Nega toda a doutrina cristã do sobrenatural.
29 – Nega o valor dos Sacramentos.
30 – Nega a eficácia redentora do Batismo.
31 – Nega a presença real de Cristo na Eucaristia.
32 – Nega o valor da Confissão.
33 – Nega a indissolubilidade do Matrimônio.
34 – Nega a unicidade da vida terrestre.
35 – Nega o juízo particular depois da morte.
36 – Nega a existência do Purgatório.
37 – Nega a existência do Céu.
38 – Nega a existência do Inferno.
39 – Nega a ressurreição da carne.
40 – Nega o juízo final.
Apesar de tudo isso muitos continuam a proclamar que “o espiritismo e o Cristianismo ensinam a mesma coisa…” Na verdade é o “joio no meio do trigo” (Mt 13,28), que o inimigo semeou na messe do Senhor. Nada como o espiritismo nega tão radicalmente a doutrina católica.
Ouçamos, finalmente, a palavra oficial da nossa Mãe Igreja, que tão bem nos ensina através do Catecismo: “Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supoem ´descobrir´ o futuro. A consulta aos horóscopos, a astrologia, a quiromancia (leitura das mãos), a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão (bolas de cristais), o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e finalmente sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Estas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (N° 2116).”O espiritismo implica frequentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo” (N° 2117).
Os católicos que se deram a essas práticas condenadas pela Igreja podem e devem abandoná-las com urgência. Devem procurar um sacerdote, fazer uma confissão clara dos seus pecados e prometer a Deus nunca mais se dar a essas práticas. É preciso também destruir todo material (livros, imagens, gravuras, vestes, etc) usadas e consagradas nesses cultos.
Parece que hoje, grande parte do povo, volta ao paganismo e às suas práticas idolátricas – isto nega o Cristianismo. A Igreja, como Mãe bondosa e cautelosa não quer que os seus filhos se percam.
Realmente quem diz tudo isto acerca do Espiritimo, sequer se deu ao trabalho de analizar o que ele VERDADEIRAMENTE DIZ. Falar sem conhecimento de causa me soa como leviandade.
ResponderExcluirDe fato o espiritismo nega tudo isto que nós Católicos acreditamos, e por isto é incompatível dizer que crê na doutrina Católica e ao mesmo tempo ser espirita, no espiritismo Jesus é apenas um espirito evoluído e existe na opinião deles outros espíritos mais evoluídos e mais perfeito do que ele, mas na realidade na nossa fé Jesus é Deus, é o verbo de Deus que habitou entre nós, de fato eles negam a santa trindade, pesquise em qualquer site espirita. vc deve procurar lê os livros espiritas com mas atenção, pois estar apenas vendo aquilo que eles falam sobre caridade etc, mas esquece de ver a parte sobre sua doutrina como a reincarnação que com isto nega a morte de Cristo na Cruz que a traveis dela pagou o preço pelos nossos pecados, que com isto nos reconduziu a Deus, a qual por isto seremos ressuscitados como no corpo de Cristo na sua ressurreição,já pelo espiritismo pouco isto vale já que pelo contrario eles ensinam que é a reincarnação que irar pugar nossos pecados ou por exemplo o carma a qual é a evolução da alma e não a morte de Cristo por nós que nos levara para perfeição. portanto ou vc é Católico e crê na ressurreição dos mortos pelos méritos de Cristo, ou crê na reincarnação pelos seus méritos, ou uma coisa ou outra pois uma crença é incompatível com a outra.
ExcluirDe fato o espiritismo nega tudo isto que nós Católicos acreditamos, e por isto é incompatível dizer que crê na doutrina Católica e ao mesmo tempo ser espirita, no espiritismo Jesus é apenas um espirito evoluído e existe na opinião deles outros espíritos mais evoluídos e mais perfeito do que ele, mas na realidade na nossa fé Jesus é Deus, é o verbo de Deus que habitou entre nós, de fato eles negam a santa trindade, pesquise em qualquer site espirita. vc deve procurar lê os livros espiritas com mas atenção, pois estar apenas vendo aquilo que eles falam sobre caridade etc, mas esquece de ver a parte sobre sua doutrina como a reincarnação que com isto nega a morte de Cristo na Cruz que a traveis dela pagou o preço pelos nossos pecados, que com isto nos reconduziu a Deus, a qual por isto seremos ressuscitados como no corpo de Cristo na sua ressurreição,já pelo espiritismo pouco isto vale já que pelo contrario eles ensinam que é a reincarnação que irar pugar nossos pecados ou por exemplo o carma a qual é a evolução da alma e não a morte de Cristo por nós que nos levara para perfeição. portanto ou vc é Católico e crê na ressurreição dos mortos pelos méritos de Cristo, ou crê na reincarnação pelos seus méritos, ou uma coisa ou outra pois uma crença é incompatível com a outra.
ResponderExcluir