História de Todos os Santos


Todos os Santos

Todos os Santos é uma a festa celebrada na igreja Católica no dia primeiro de novembro. Como o próprio nome diz, trata-se de uma festa em honra a todos os Santos e Santas, todos os mártires, de todos os tempos, sejam eles conhecidos ou não. A Igreja tem consciência de que o número de santosno céu é muito maior do que aqueles que foram canonizados e que estão nos altares das Igrejas. A grande maioria é desconhecida, mas são santos e estão no céu. Por isso, nada mais justo do que uma festa para celebrá-los.

História de Todos os Santos

Documentos históricos atestam que já final do Século II os cristãos celebravam e rezavam por todos os santos e santas falecidos. Eles rezavam também por todos os mártires que testemunharam o nome de Jesus e morreram por causa de sua fé. Nesse tempo, os imperadores romanos deixaram sua marca de intolerância e perseguição levando à morte milhares de cristãos. Mas isso não aconteceu só em Roma.
Muitos cristãos foram martirizados em todos os cantos da terra e em todos os tempos, inclusive nos tempos atuais, confirmando aquilo que disse Jesus a seus discípulos: O servo não é maior que seu senhor. Se perseguiram a mim, perseguirão também a vocês. Mas, tende coragem, eu venci o mundo! (João 15, 20) Por isso, é impossível destinar um dia para celebrar cada mártir ou cada santo. Esta é a razão pela qual a igreja resolveu homenageá-los numa data especial. 

Devoção a Todos os Santos

A festa de Todos os Santos começou a ser celebrada oficialmente no ano de 610. E aconteceu numa data muito especial: foi quando o Papa Bonifácio VI fez a dedicação do panteão, que era templo pagão romano, a Nossa Senhora e a todos os Santos e Santas da Igreja. Na época, a festa começou a ser celebrada no dia 13 de maio. Mais tarde, o Papa Gregório III mudou o dia da celebração para 1º de novembro, véspera do Dia de todos os fiéis falecidos, celebrado no dia 2 de novembro. Na ocasião, o Papa Gregório III consagrou uma igreja em Roma. Esta passou a ser a igreja de todos os Santos.  

Catequese da igreja

O desejo maior da igreja ao instituir a festa e a devoção a Todos os Santos é chamar a todos os fiéis para o seguimento de Cristo Jesus, buscando inspiração no exemplo de Todos os Santos e Santas de todos os tempos, sejam eles conhecidos ou não. Esta comemoração leva todos os fiéis a se lembrarem de que são chamados à santidade, mesmo que, e principalmente, levem uma vida oculta e desconhecida. O que importa é viver a santidade, pois assim, o mundo será melhor.

Comunhão de Todos os Santos

A festa de Todos os Santos nos trás também uma outra convicção não menos importante: o fato de que vivemos a Comunhão dos Santos. Isto que dizer que os fiéis que ainda estão neste mundo, recebem a intercessão de Todos os Santos que estão no céu. Tanto nós, que estamos na terra, quanto aqueles que já estão no céu, fazemos parte de um só corpo: o Corpo Místico de Cristo. Todos os Santos, que já estão na glória de Deus, querem que nós também alcancemos a vitória e o bem supremo, que é a vida eterna na presença maravilhosa de Deus.

Oração a Todos os Santos

Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.

Oraçôes pedindo Saúde

1- Oração a Nossa Senhora da Penha

Pedir para obter a cura de doenças e favores particulares

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.



Nossa Senhora Mãe de Deus, Vós que subistes ao céu, levada pelos Anjos, que pelas mãos de Deus Pai Todo Poderoso, de Deus Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, na presença de Deus Espírito Santo, foste coroada Rainha do Céu e da Terra, ouvi a minha prece.




O Vosso poder, a Vossa bondade, a Vossa misericórdia faz com que os cegos vejam, os surdos ouçam, os paralíticos andem, os mudos falem, os maus se transformem em bons, os pecadores se convertam, os orgulhosos sejam abatidos, os malvados castigados.

Eu pecador arrependo-me, sinceramente, de meus pecados e peço-Vos auxílio para não mais pecar.

Eu desejo, Senhora, Rainha do céu, Mãe dos homens, conservar-me fiel aos ensinamentos de Vosso Divino Filho, o Amantíssimo Jesus, que por nós sofreu padeceu e morreu na cruz.

Tenho fé em que Vós não faltareis com o Vosso auxilio para a cura de minha alma e de meu corpo.

Sarai esta enfermidade minha (ou de Fulano).

Concedei-me ou concedei-lhe a saúde, restituindo o vigor e a disposição no trabalho ao corpo combalido por esta ruim enfermidade.

Nossa Senhora da Penha, Vossa Imagem do alto rochedo enxerga grande extensão de terra assim como Vós, nó céu, vedes todo o Universo, criado pelo Senhor Deus, todo Poderoso.

Lançai o Vosso olhar sobre esta humilde criatura e favorecei-a com a Vossa graça infalível.

Assim seja.

Saúde dos enfermos, orai por nós.

Refúgio dos pecadores, orai por nós.

Consoladora dos aflitos, orai por nós.

Rezar um Pai Nosso, três Avé Marias e uma Salvé Rainha.


2- Oração a Nossa Senhora dos Remédios para pedir por todos os sofrimentos


Virgem soberana rainha do céu e da terra, estrela resplandecente, Senhora dos Remédios, sede o remédio eficaz aos meus males, as minhas dores, minhas aflições, aos meus martírios, aos meus trabalhos, livrai-me da peste, enxugai o meu pranto, aliviai-me desta dor que sofro, deste perigo em que estou, desta cilada que me armaram, defendei a minha justa causa, lançai os Vossos misericordiosos olhos em torno de mim, o mais indigno e fiel pecador, lançai Virgem Santíssima sobre mim os Vossos olhos de piedade com aquela ternura e amor com que lançastes ao Sacrossanto cadáver de Vosso adorado Filho, Jesus Cristo, quando Vos entregaram tão cruelmente maltratado.

Se Vos compadecestes desses ingratos algozes como não fareis a mim que choro, que clamo contra tanta impiedade para com Deus tão bondoso.

Rogai Senhora dos Remédios ao Vosso amantíssimo Filho por mim pecador, para que possa, sem receio, entrar nessa celestial corte, onde reinais para sempre.

Amem.

Rezar três Pai Nossos e três Avé Marias.


3- Oração ao Arcanjo S. Rafael para pedir a cura de doenças



S. Rafael, cujo nome significa “médico de Deus”, Vós que fostes encarregado de acompanhar o jovem Tobias, em sua viagem ao país dos Medas, e que, ao voltar, curastes a cegueira do pai de Tobias.

S. Rafael, Vós que ajudastes e socorrestes os pais de Tobias, fazendo que se realizassem seus desejos e aspirações, nós Vos imploramos e pedimos a Vossa assistência.

Sede nosso protector, perante Deus, pois Vós sois o caridoso médico que ele envia aos seus fiéis.

S. Rafael, curai-me (ou Fulano) desta doença. Restitui-me (ou a ele) a saúde, pois, não deixaremos de Vos render graças.

Assim seja.
Rezar um Pai Nosso, uma Avé Maria , um Credo.

Dia festivo: 29 de Setembro; cor: rosa.

Padroeiro dos médicos, enfermeiros, farmacêuticos.


4- Oração a S. Lucas para conservar a boa saúde

Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.

Senhor, concedei-nos a graça de Vos amar, como Vos amava S. Lucas, com todo nosso espírito e todas nossas forças.


Concedei-nos também a graça de servir-Vos, todos os dias, durante a minha existência, a fim de merecer que sejam aceites as minhas preces, que Vos dirigimos por intermédio de S. Lucas, na esperança de que pelos méritos desse Vosso Apóstolo, conservemos perfeita saúde do corpo e do espírito.



Por Nosso + Senhor Jesus + Cristo.

Assim seja.

Repetir três vezes:

S. Lucas, que obtendes a saúde do corpo e da alma aos que Vos invocam, rogai por nós.

Rezar um Pai Nosso e uma Avé Maria.

5- Oração da saúde

Senhor, dai-me saúde para meu corpo e que eu coopere com uma vida disciplinada para que seja digna de Vossa ajuda. 

Senhor, por Vos honrar e reportar a Vós agradecimentos e louvores, quanto me enriqueceis, não deixando me faltar nunca o que preciso, coroando de grande êxito todas as jornadas que nem sempre são fáceis. Quanto Vos louvo por tão grande bondade! 

Que eu Vos agradeça Senhor, não só com palavras, mas sobretudo com uma vida em santidade. Vós que castigais os que amais, como o pai que pune o filho rebelde a quem muito estima, agradeço por todos os momentos em que sofri sentindo Vossa Mão descer pesadamente sobre mim, mas sempre tão cheia de misericórdia. 

Quanto aprendi e aprendo Convosco, meu Pai! A nada se pode igualar ao Vosso amor. Obrigada(o), Senhor. Vosso caminhos são semeados de muitas renúncias, mas somente aqueles que os percorre pode sentir suas inigualáveis delícias.

Orações pedindo paciência - 8

Oração pedindo paciência a Nossa Senhora



Nossa Senhora

Mãe da paciencia, teu edificante exemplo
mostra-nos como obter do amor a paciencia
superando as adversidades, as dores e angústias.
Ajuda-me a obter a força do Altíssimo
que me permita viver como Tu,
paciente e com esperança viva.
Amém.



Orando Para Ter Paciência

Senhor!
Fortalece-nos a fé para que a paciência esteja conosco.
Por Tua paciência, vivemos.
Por Tua paciência, caminhamos.
Auxilia-nos, por misericórdia, a aprender a ter tolerância, a fim de que estejamos em Tua paz.
É por Tua paciência que a esperança nos ilumina e a compreensão se levanta no íntimo da nossa alma.
Agradecemos todos os dons de que nos enriqueces a vida, mas Te rogamos nos resguarde a paciência de uns para com os outros, para que estejamos Contigo, tanto quanto estás conosco, hoje e sempre.
Assim seja! Graças a Deus!


Oração a Nossa Senhora das Dores para pedir força e paciência ao carregar nossas cruzes


Ó minha Mãe dolorosa, pelo merecimento da dor que sentistes, vendo vosso amado Jesus conduzido à morte, impetrai-me a graça de também levar com paciência as cruzes que Deus me envia.
Feliz serei, se souber acompanhar-vos com minha cruz até à morte. Vós e Jesus, que éreis inocentes, carregastes uma cruz tão pesada, e eu, pecador, que tenho merecido o inferno, recusarei carregar a minha?
Ah! Virgem imaculada, de vós espero socorro para sofrer com paciência todas as cruzes. Amém.
Santo Afonso de Ligório.



Oração para ser ter paciência por intercessão 
de Nossa Senhora dos Aflitos

Resultado de imagem para Nossa Senhora dos Aflitos
"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus." (Fl 4 4-7)

"Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6, 34) 

Oremos...
Senhor Jesus, por intercessão de Nossa Senhora dos Aflitos, em Teu Colo, neste Momento de Fé, quero Te pedir a libertação da impaciência, que não permite sentir a Tua paz no seu coração.
Que a verdade de sua palavra possa dissipar toda falta de paciência para que eu possa ser levado(a) a experiência da vida em abundância em Ti.
Que a alegria brote do meu coração para que possa tocar no renovo que vem do Teu coração.
Vem, Espírito Santo, fluir em mim como um rio de água viva, como bálsamo, me purificando e libertando de toda falta de paciência, me dando a tua paz.
Em nome de Jesus, Amém.
Virgem Mãe de Deus e dos homens, MARIA. Pedimos-vos o dom do equilíbrio cristão, hoje tão necessário à Igreja e ao mundo. Livrai-nos de todo o mal; salvai-nos do egoísmo, do desânimo, do orgulho, da presunção e da dureza de coração. Daí-nos tenacidade no esforço, calma no insucesso, humildade no êxito feliz. Abri nossos corações à santidade. Fazei que pela pureza de coração, pela simplicidade e amor à verdade, possamos conhecer nossas limitações. Alcançai-nos a graça de compreender e viver a palavra de Deus. Concedei-nos que, pela Oração, Amor e Fidelidade à Igreja na pessoa do Sumo Pontífice…, vivamos em comunhão fraterna com todos os membros do Povo de Deus, Hierarquia e fiéis. Despertai-nos profundo sentimento de solidariedade entre irmãos, para que possamos viver, com Equilíbrio, a nossa Fé, na Esperança da eterna salvação. Nossa Senhora do Equilíbrio, a Vós nos consagramos, confiantes na ternura da vossa maternal Proteção.
Divino Espírito Santo, que deste a Maria todo equilíbrio emocional e físico, dai-nos a graça de abandonar em vós nossos sentimentos e emoções, desejos e aspirações, a amar acima de tudo a Deus e não querer nada que me prejudique nem me afaste da Sua Vontade. Daí-nos a graça da paciência nas demoras, do discernimento para procurar as pessoas certas que nos ajudem, da cura de nossas feridas emocionais provocadas pela falta do amor verdadeiro e de escolhas erradas.


Ladainha ao Senhor
para alcançar a paciência nas aflições




Quando julgueis oportuno submeter-me a prova da tribulação,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me ver cercado por todas as partes de apuros e contrariedades,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me falte o que mais necessito,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando tenha que sofrer as inclemências do tempo, o rigor das estações,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando sinta arder em meus membros o fogo da febre,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me veja sumido na enfermidade,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando desejar em vão para meus olhos um sono reparador,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando o mal seque e consuma lentamente minha carne e meus ossos,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando venham a chamar a minha porta as aflições de qualquer classe que sejam,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando interiores desolações tenham obscurecido e nublado meu espírito,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me veja em perigo de ser vencido pela tentação,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me veja precisando reprimir a vivacidade de meu caráter,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando por excessivo abatimento me tenha nos olhos a vida,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me veja feito carga pesada para mim mesmo e para os demais,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando não haja em torno de mim mais que motivos de tristeza,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando me sinta impotente para todo bem,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando a pesar de meus esforços, volte a cair nas mesmas faltas,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando a secura interior pareça extinguir em mim todo fervoroso desejo,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Quando mil pensamentos importunos venham a distrair-me na oração,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que sofra contradições,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que tenha que lutar com gênios difíceis,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que me humilhem,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que me entristeçam,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que me abandonem meus amigos,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que seja vítima da injustiça,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que me persiga a calúnia,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que me volte o mal pelo bem,
dai-me paciência, crucificado Senhor.
Se permitis que me digam com insultantes palavras,
dai-me paciência, crucificado Senhor.

Oração

Oh Deus meu, que haveis disto que se salvem vossos escolhidos por meio dos sofrimentos e da Cruz!
Ajudai-me a suportar os meus com o Espírito de paciência e resignação de que nos tem deixado vosso unigênito Filho Jesus Cristo tão grandes exemplos, e fazei que em todas as nossas aflições, seja do alma, seja do corpo, repitamos com fé e submissão as ternas palavras que Vos dirigiu Ele em meio de sua dolorosa agonia.
Pai meu, não se faça minha vontade, mas sim a vossa!" Amém.


DOM DA FORTALEZA 

“Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte”. (2Cor 12,7-10). 

Vinde espírito de Fortaleza! Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades e daí à minha alma o vigor necessário para resistir ao pecado e ao maligno. 

Oração: Ó Deus concedei-nos o Dom da Fortaleza, para que desprezemos todo o respeito humano, fujamos do pecado, pratiquemos as virtudes da fortaleza com santo fervor e afrontemos com paciência e mesmo com alegria de espírito os desprezos, prejuízos e perseguições. Por Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.